×

ESTUDANTES UFRGS | Carta aos estudantes da UFRGS: O 7º Coneufrgs é uma farsa!

Republicamos abaixo carta redigida por alguns estudantes eleitos em cursos da UFRGS para o 7º Congresso dos Estudantes da UFRGS e estudantes da UFRGS.

sexta-feira 8 de dezembro de 2017 | Edição do dia

CARTA AOS ESTUDANTES DA UFRGS

O congresso é uma farsa. Por um congresso de verdade ano que vem e uma plenária de mobilização dos estudantes esse ano!

O 7º Congresso dos Estudantes da UFRGS é uma farsa. Há menos de uma semana do Congresso, que está marcado para os dias 9 e 10 de dezembro na faculdade de economia, inúmeros cursos da universidade sequer tiraram delegados para o congresso. Outros, a tiragem de delegados ocorreu de maneira despolitizada e pouco representativa, sem debate real no curso e nem participação real dos estudantes. Nas ciências sociais, por exemplo, apenas 5% do curso elegeu seus representantes, sendo que não houve nenhum debate em sala de aula ou fora sobre a importância e objetivos do congresso.

O mais grave é ele ocorrer dessa maneira antidemocrática ao final do semestre, quando entra em refluxo algumas das principais lutas em curso na cidade e no estado. Duas históricas greves estavam em seu auge quando o Congresso foi adiado - a dos municipários de Porto Alegre e dos professores do estado, sendo essa última resistente até o momento. Ao invés de organizar o congresso para armar os estudantes para se enfrentarem contra Sartori e Marchezan, ombro a ombro com os educadores e servidores, o congresso foi adiado. E pior, a atual gestão do DCE não simplesmente impediu que o Congresso pudesse armar os estudantes a saírem em luta junto com os trabalhadores, como afundou qualquer iniciativa que pudesse erguer o movimento estudantil contra Sartori e Marchezan. Em um CEB com mais de 100 estudantes e 30 cursos representados, a atual gestão do DCE, controlado pelo PT e UJS, fez de tudo para se debater tudo menos as lutas em curso, esvaziando o plenário até a meia-noite para garantir que não se debatessem as lutas. E agora querem demagogicamente falar em “plano de lutas” para um congresso falido, sendo que o real plano de lutas deveria ter sido armado quando as lutas estavam em seu auge.

Denunciamos a fraude desse congresso pois ele vai servir única e exclusivamente para a UJS e o PT se fortalecerem na entidade e não para avançar o movimento estudantil de conjunto. Com baixíssima representação e objetivos obscuros por parte da atual gestão de DCE com as mudanças no estatuto, nós que assinamos esta carta não acreditamos na viabilidade desse Congresso, que ele deve ser cancelado e substituído por uma plenária de mobilização dos estudantes. Caso contrário estaremos atestando uma fraude inaceitável dentro do movimento estudantil da UFRGS. Não é possível que a instância máxima de deliberação dos estudantes seja organizada dessa forma antidemocrática e pouco representativa, de maneira tão despolitizada e pouco participativa. Nessa plenária de estudantes que propomos para os dias 9 e 10 de dezembro, temos a tarefa de organizar os estudantes para lutar contra os planos de ajuste que Sartori ainda quer implementar esse ano, envolvendo as privatizações de estatais e adesão ao acordo com Temer, bem como nos armar contra todos os ataques que a reitoria vem aplicando contra os estudantes e a universidade, no sentido dos cortes do Temer.

Assinam esta carta:

Delegados eleitos nos cursos de ciências sociais e filosofia: Fabrício Gonzalez, Cassiano Vilella, Marlon Fidelix, Caio Reis, Guilherme K. Alunos de Letras, Física, Biologia, Ciências Sociais, Serviço Social: Maythe Rocha, Valéria Muller, Tiago Xavier, Erick Felino, Marcio Santos, Ana Paula Carvalho, Camila Galvão, Guilherme Garcia, Marcio Santos, Isabel Nunes, Paula Fritz




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias