×

CENTRO ACADÊMICO CONTRA O CORTE DE BOLSAS DA CAPES | Contra os cortes da CAPES e os ataques à educação (nota do CASS-UERJ)

Replicamos nota do Centro Acadêmico de Serviço Social da UERJ, em defesa da educação pública, contra os ataques de Temer e pelos direitos dos bolsistas atendidos pela CAPES, que está ameaçada de um corte milionário pelo governo golpista.

domingo 5 de agosto de 2018 | Edição do dia

Na última quarta-feira, primeiro de agosto, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior - CAPES - emitiu um ofício comunicando ter recebido do MEC a informação de que seria imposto à CAPES um teto orçamentário na aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) referente a 2019, após a sanção de Michel Temer.

Esse teto, resultado direto da vontade do governo Temer de cortar despesas para garantir o “superávit primário”, para garantir o pagamento da Dívida Pública, resultará em um corte de, pelo menos, R$ 580.000.000, em valores ainda não ajustados à inflação.

Segundo o ofício, esse ataque brutal à pesquisa e desenvolvimento científico no país levará ao corte de TODAS as bolsas de mestrado, doutorado e pós doutorado, afetando, sozinho, mais de 93 mil pessoas. Além disso, em 2019, também serão completamente encerrados os programas de Bolsa de Iniciação à Docência; de Residência Pedagógica; e de Formação de Professores da Educação Básica. Serão 105 mil bolsistas afetados. A isso se soma, ainda, o sistema Universidade Aberta do Brasil e o Programa de Mestrados Profissionais para Qualificação de Professores da Rede Pública de Ensino Básico. Com o encerramento desses programas, o ofício prevê que até 245 mil beneficiários, entre alunos, professores, tutores, assistentes e coordenadores serão afetados.

Um ataque desse calibre contra a educação do país não pode passar impune!
Essa política do governo golpista de Temer de cortar mais e mais “gastos” para levar esse dinheiro ao pagamento da dívida leva, e está levando à liquidação dos direitos de centenas de milhares somente para enriquecer os banqueiros donos da dívida, e aumentar a exploração capitalista contra os trabalhadores.

Nós do Centro Acadêmico de Serviço Social da UERJ estamos em defesa da educação pública, contra os ataques de Temer e pelos direitos dos bolsistas! Essa luta deve ser construída em todos os CA’s, todos os DCE’s, nos lugares de trabalho e estudo para barrar a PEC do Teto de Gastos, impedir o corte de bolsas e garantir a qualidade da pesquisa científica e formação profissional no país!

Contra os cortes da CAPES! Contra os ataques à educação! Contra todo corte de gastos pelo governo golpista!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias