Juan Dal Maso

OPINIÃO

A volta de um debate clássico: sindicatos e esquerda na Argentina

20 de julho | A luta da fábrica de alimentação PepsiCo Snacks irrompeu na cena política e reatualiza uma polêmica essencial: o conjunto dos sindicatos, suas ambivalências, fortalezas e (...)

Fernando Rosso
Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: Isaak Illich Rubin e o fetichismo da mercadoria

21 de março | Continuaremos com a série de marxismo e dialética com alguns aspectos da leitura de Isaak Illich Rubin sobre a importância teórica e metodológica do fetichismo da mercadoria no pensamento de (...)

Juan Dal Maso

Perry Anderson, Gramsci e a Hegemonia

2 de março | Juan Dal Malso, neste artigo, faz uma leitura critica sobre as utilizações e análises do conceito gramsciano de hegemonia através de uma dialogo com Perry Anderson e autores considerados "Herdeiros (...)

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: Karl Korsch, filosofia e revolução

21 de fevereiro | Continuamos com a série de Marxismo e Dialética com uma passagem pelas elaborações de Karl Korsch e suas polêmicas com os comunistas alemães e a III Internacional.

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: O “debate Lukács”

6 de fevereiro | Continuamos com a série de marxismo e dialética com um passagem elementar por alguns trechos de História e Consciência de Classe e as polêmicas entre Lukács e os marxistas (...)

Juan Dal Maso

DEBATE

Fidel, Che e o socialismo em Cuba

27 de novembro de 2016 | Notas sobre o texto “O Socialismo e o Homem em Cuba” de Ernesto “Che” Guevara. Reflexões a propósito da morte de Fidel Castro.

Fernando Rosso
Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: Lenin

20 de outubro de 2016 | Continuamos a série de marxismo e dialético com algumas breves considerações sobre os Cadernos Filosóficos do dirigente da Revolução Russa.

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: Plekhanov, entre Hegel e Spinoza

12 de setembro de 2016 | Continuamos com a série sobre marxismo e dialética, com uma passagem sobre algumas considerações filosóficas do fundador do marxismo russo.

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: Engels e o Anti-Dühring

30 de agosto de 2016 | Continuamos a série de marxismo e dialética passando sobre a abordagem da questão no clássico livro de Friedrich Engels.

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: Marx e a crítica da economia política

8 de agosto de 2016 | Continuamos a série de marxismo e dialética com uma revisão sobre algumas elaborações do Marx maduro em sua célebre Contribuição à Crítica da Economia Política

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: o jovem Marx e Hegel

1º de agosto de 2016 | Continuamos a série de marxismo e dialética com alguns dos argumentos abordados nos escritos juvenis de Marx.

Juan Dal Maso

MARXISMO

O marxismo e o estado, ontem e hoje

26 de julho de 2016

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: Hegel e a Fenomenologia do Espirito.

25 de julho de 2016 | Continuamos com a série de marxismo e dialética com algumas linhas sobre o célebre livro de Hegel, que seria ponto de referência para algumas das reflexões filosóficas de (...)

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: o jovem Hegel

17 de julho de 2016 | Continuamos a série de marxismo e dialética com um discorrimento resumido pelas origens do pensamento de Hegel (1770/1831), figura central do idealismo alemão.

Juan Dal Maso

TEORIA

Dialética e marxismo: Antonio Labriola e o método genético

8 de julho de 2016 | O marxista italiano Antonio Labriola realizou aportes teóricos muito importantes para a compreensão da dialética e do marxismo. Nestas linhas traremos alguns apontamentos sobre suas (...)

Juan Dal Maso

TEORIA

Marxismo e Dialética

5 de julho de 2016 | Uma passagem por alguns debates sobre o marxismo e seus fundamentos filosóficos. Na imagem: Hegel, Marx e Feuerbach.

Juan Dal Maso

ANIVERSÁRIO

Maquiavel: a paixão realista

21 de junho de 2016 | Em 21 de junho de 1527 morria Nicolau Maquiavel, protagonista de uma vida intensa, dura e apaixonante, autor de destacadas obras que o transformaram no pai da teoria política (...)

Juan Dal Maso

UMA VISÃO DA ARGENTINA

Brasil: crise orgânica?

9 de março de 2016 01:51 | Uma aproximação à crise que afeta o gigante. Decadência do lulismo e instabilidade do regime. A “crise orgânica” e as contribuições de Gramsci para pensar o complexo presente do (...)

Fernando Rosso
Juan Dal Maso

MARXISMO

O marxismo, a política e o Estado (sobre um livro de Carlos Nelson Coutinho)

8 de fevereiro de 2016 21:25

Juan Dal Maso

ENTREVISTA (SEGUNDA PARTE)

Pietro Basso: "Marx faria uma crítica impiedosa do atual movimento sindical europeu"

9 de outubro de 2015 00:00 | Entrevistamos Pietro Basso. destacado sociólogo italiano que investiga o fenômeno das migrações internacionais. Nessa segunda e última parte da entrevista, apresentamos os blocos referentes as bases (...)

Juan Dal Maso

ENTREVISTA (PRIMEIRA PARTE)

Pietro Basso: ’As emigrações são sempre forçadas’

30 de setembro de 2015 01:54 | Entrevistamos Pietro Basso, destacado sociólogo italiano que investiga o fenômeno das migrações internacionais.

Juan Dal Maso

TEORIA

Hegel ou Spinoza (sobre o clássico de Pierre Macherey)

3 de setembro de 2015 02:03 | Hegel ou Spinoza (Bs. As. 2006, ed. Tinta Limón, 262 págs.) de Pierre Macherey, publicado originalmente em francês em 1979 é um livro de uma grande fortaleza (...)

Juan Dal Maso

GRAMSCI E O MARXISMO

O Príncipe moderno, Gramsci e o marxismo (a propósito de uma comunicação de Peter D. Thomas)

23 de julho de 2015 01:44 | A recente comunicação de Peter D. Thomas no Colóquio Marx-Engels realizado semana passada em Campinas, “The Idea of Communism and the Party-Form” [A ideia do comunismo e a forma-partido], retoma a (...)

Juan Dal Maso

ESPECIAL COLÓQUIO MARXENGELS

Sobre Peter D. Thomas e o marxismo de Gramsci

13 de julho de 2015 15:28 | O livro de Peter D. Thomas, The Gramscian Moment, tem gerado um novo interesse pelo pensamento de Gramsci nos âmbitos da esquerda acadêmica e política na Inglaterra e França, e se converteu em certa (...)

Juan Dal Maso

Más publicaciones