Erro de execução squelettes/b5_mod_head_article.html
×

FIT | Jujuy: o emocionante juramento de Alejandro Vilca e os deputados de Frente de Esquerda

Natalia Morales, Eduardo Hernández, Alejandro Vilca do PTS-FIT e Iñaki Aldasoro do PO, juraram como deputados provinciais da Frente de Esquerda. As palavras e videos de um dia histórico.

sexta-feira 8 de dezembro de 2017 | Edição do dia

Warning: Undefined array key "v" in /var/www/html/squelettes/youtube.class.php on line 21
Jura Diputados Provinciales PTS/FIT - JUJUY - YouTube
Jura Diputados Provinciales PTS/FIT - JUJUY - YouTube

Pela primeira vez na história da província de Jujuy, haverá na legislatura provincial quatro cadeiras ocupadas por militantes operários e socialistas. Eles são: Alejandro Vilca, gari, Natalia Morales e Eduardo Hernandéz, trabalhadores estatais; Estes que conformam o bloco de deputados pelo PTS, enquanto pelo PO assumiu o professor Iñaki Aldasoro.

Com uma importante torcida, armada de bandeiras vermelhas e muita vontade de torcer pelos novos deputados, foi feito o juramento, enquanto ao fundo se escutava: “Nuestros diputados son obreros y socialistas” (Nossos deputados são operários e socialistas) e ““Unidad de los trabajadores y al que no le gusta se jode” (Unidade dos trabalhadores e que se dane aquele que não gostar).

Além disso, outro grito baixo desde a tribuna: “La Esperanza (en relación al Ingenio) es de los trabajadores” (A Esperança é dos trabalhadores). Nos lembremos que no dia de hoje foi realizada uma marcha massiva que reflete o apoio popular que tem a luta contra mais de 300 demissões dos operários açucareiros. A luta vem sendo apoiada pelos deputados da Frente de Esquerda. Por isso Alejandro Vilca tinha sobre seu terno uma camiseta pertencente aos operários de Ingenio La Esperanza, em luta contra as demissões.

Juramento

O primeiro dos deputados da FIT que prestou juramento foi Iñaki Aldasoro, que o fez por “derrotar os ajustes, por derrotar a reforma antioperária, pelos 30 mil, pelo perdido na democracia, por Mariano Ferreyra, pela clase operária e pelo socialismo.”
Logo o seguiu Eduardo Hernandéz, que jurou pelos “perdidos na luta contra o capitalismo, pelos 30 mil companheiros desaparecidos, pelos que se foram pela triple A. Pela classe operária de conjunto.”

Logo chegou a vez de Natalia Morales, que realizou o juramento em nome dos “30 mil desaparecidos e que se foram pela triple A. Por Mariano Ferreira e Julio López. Por meus irmãos dos povos originários e a defesa de seus direitos. Por Santiago Maldonado e Rafael Nahuel. Pela luta das mulheres contra toda a opressão. Pela classe operária internacional e para acabar com a barbarie capitalista.”

Morales tinha em sua vestimenta as fotos de Santiago Maldonado e Rafael Nahuel.

Por último veio Alejandro Vilca com um forte aplauso de fundo. Vilca estava vestido com seu uniforme de trabalho e jurou pela “defesa dos povos originários que sofrem com o saque e a exploração colonial e capitalista. Pela memória de Santiago Maldonado e Rafael Nahuel. Pela classe operária jujeña que luta com a de Ingenio La Esperanza e em todo o país. Pela classe trabalhadora e todos os oprimidos do mundo para terminar com esse sistema de opressão e exploração.”

Acompañando os deputados do PTS-FIT estiveram Cristian Castillo e Laura Lif, da direção nacional do PTS, Noelia Barbeito, senadora de Mendoza, Alejandra Arreguez, Guillermo Alemán (San Salvador de Jujuy), Miguel López, Luis Guerra (Libertador San Martín e Julio Mamaní (Palpalá) e muitos trabalhadores que militaram na campanha. Entre eles, operários açucareiros, metalúrgicos, mineiros, professores, funcionários públicos. Ao final se reuniram nas portas da Legislatura com cantos e bandeiras.

Cadeiras operárias e socialistas

A conquista destas quatro cadeiras foi produto dos resultados históricos obtidos pela FIT nas eleições passadas que conquistaram mais de 18% dos votos para deputado nacional no conjunto da província, 25% na Capital, superando ao PJ por 10 pontos, e em Libertador General San Martín competindo pelo primeiro posto a Vereador.

Isto despertou um enorme entusiasmo e expectativas em amplos setores de trabalhadores, mulheres e jovens cansados dos políticos de UCR e do PJ que garantem os negocios milionários dos donos da província, como os latinfundiários ou os monopólios açucareiros e mineiros.

De agora em diante, os interesses dos trabalhaores, dos jovens e da juventude terão uma voz em defesa de sues interesses na câmara de Jujuy.

Jura Diputados Provinciales PTS/FIT - JUJUY - YouTube



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias