×

VIOLÊNCIA POLICIAL | Policia do Rio já matou mais de 1.000 pessoas só em 2017

Entre Janeiro e Novembro de 2017, a policia racista do Rio assassinou 1.035 pessoas, sendo em sua grande maioria negros e pobres moradores de favela.

terça-feira 19 de dezembro de 2017 | Edição do dia

O número de mortos pelas polícias no Estado do Rio de Janeiro chegou a 1.035 entre janeiro e novembro de 2017, segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) divulgados na sexta-feira (15), Em todo ano passado, foram registradas 920 mortes.

Ao ultrapassar os mil mortos, o Rio se aproxima dos números do período pré-UPP (unidade de Polícia Pacificadora) e chega ao maior índice desde 2009, quando 1.048 pessoas foram assassinadas em decorrência da suposta intervenção policial.

No mesmo período entre janeiro e novembro e 2017, o ISP informa que 27 policiais militares morreram em serviço no Estado. Considerando também os PMs assassinados em horário de folga, o Rio registra 129 agentes mortos no ano, ou seja, a cada um PM morto, 38 pessoas foram assassinadas durante as intervenções policias.

“O numero de mortos por ação policial é muito maior do que o número de baixas na polícia, fazendo com que seja difícil acreditar que todas estas mortes ocorreram em situações em que a polícia estava sendo atacada”, diz o relatório lançado pela organização Human Rights Watch: “O Bom Policial Tem Medo: Os Custos da Violência Policial no Rio de Janeiro”, o números endossam “o entendimento das autoridades de que execuções extrajudiciais são bastante comuns no Estado”.

As mortes provocadas pela polícia fluminense entre o período de janeiro e novembro deste ano representam cerca de 17% do total das 6.173 mortes violentas registradas no Estado no mesmo período.

A polícia do Rio de Janeiro continua sendo uma das mais violentas do mundo, tendo o numero de pessoas assassinadas pelas suas intervenções, é maior do que pessoas mortas em guerras declaradas. Fora as mortes outros abusos também são cometidos, como agressão física e verbal, invasão de domicílios, tira o direito de “ir e vir” dos moradores, que não tem nenhuma segurança nos bairros que moram ou que estudam, como na fatalidade que ocorreu em abril desse ano, onde a jovem Maria Eduarda de 13 anos morreu dentro da sua escola com um tiro de fuzil durante uma das intervenções da polícia militar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias