Yorgos Lanthimos é um cineasta conhecido por filmar o absurdo. Um absurdo tão óbvio quanto inquietante. Em seu mais recente filme Poor Things, vemos o patriarcado e o capitalismo pulsando na vida de uma mulher com cérebro de bebê, como experimento de um cientista, que precisa trilhar seu próprio (...)
Yolanda Dourado
É preciso lutarmos contra a falsa ideia de que não é possível outro modo de sociabilidade para além do capitalista. É mais que urgente a compreensão de que, além de possível, o socialismo é necessário para a sobrevivência e desenvolvimento das potencialidades (...)
Kleiton Nogueira
Em meio a uma operação da mídia burguesa para encobrir o conflito e retratar os palestinos como terroristas não-civilizados, durante um dos maiores massacres, que já deixa centenas palestinos mortos e feridos, é importante resgatar a história de luta e resistência desse povo historicamente oprimido, e (...)
Gabriela Mueller
“As ideias dominantes de uma época são as ideias da classe dominante”, disse Karl Marx no célebre Manifesto Comunista. Uma das ideias colocadas em cheque pela superprodução de Christopher Nolan “Oppenheimer”, baseado na biografia de Kai Bird e Martin J. Sherwin “O Prometeu Americano” (2005), é a (...)
Rosa Linh
Publicamos um ensaio sobre a relação entre pais e filhos nos filmes da Pixar.
Maria Singla
Cinema negro de terror ou cinema de terror com negros? Eis a questão que o movimento Blaxpoitation buscou responder. Mais de 50 anos depois, fortemente influenciados pela maré negra do Black Lives Matter, a representação do negro em cena nos filmes de terror/horror ganha novos contornos com uma (...)
Luno P.
Gonzalo Rojas é professor de Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande. Nascido em Rosário e tendo vivido desde criança em Buenos Aires viveu o politizado momento histórico que marca o julgamento registrado no recente filme de Santiago Mitre: Argentina 1985. Na edição de hoje, (...)
Lina Hamdan
As mulheres têm sido importantes contribuintes para o desenvolvimento do cinema desde o início, mas os filmes de mulheres diretoras têm sido muitas vezes subestimados e ignorados. Aqui apresentamos alguns dos maiores filmes feitos por mulheres de todo o mundo para (...)
Shalon Van Tine
Matrix Resurrection veio para desfigurar o núcleo criativo construído na primeira obra de 1999, responsável por torná-la um ícone inquestionável do cinema. Seja pela sua irreverência estética, técnicas inovadoras ou temática subversiva, o primeiro filme da franquia Matrix mudou a história da arte (...)
Gabriel Fardin