×

Eleições Pernambuco | 8 Motivos para repudiar e não votar e em Miguel Coelho

Miguel Coelho do União Brasil anda de mãos dadas com o projeto ultra neoliberal bolsonarista, privatizador e tem como principal patrocinador um latifundiário escravocrata de Pernambuco.

sábado 1º de outubro de 2022 | 18:04

Foto: Arthur Mota

Miguel Coelho (UNIÃO BRASIL) está na disputa eleitoral para governador em Pernambuco, com cerca de 13% de intenção de votos segundo últimas pesquisas. Está tecnicamente empatado na segunda posição com Raquel Lyra (PSDB), Danilo Cabral (PSB) e Anderson Ferreira (PL). Enquanto Marília Arraes lidera o primeiro turno em primeiro lugar com 34%.

Nesta matéria veremos 8 motivos do porque Miguel Coelho não é alternativa para os trabalhadores, setores oprimidos e população pobre de Pernambuco.

1. Pragmatismo de direita: Miguel Coelho faz parte do União Brasil, um partido diretamente de direita, que originou da fusão entre o DEM, antigo PFL formado por setores que compuseram o ARENA, partido oficial da ditadura militar, e o PSL partido que elegeu Bolsonaro em 2018. Entretanto Miguel Coelho tenta se fazer parecer um pragmático contra a polarização nacional, dizendo que irá governar junto com qualquer um que vença as eleições presidenciais. Entretanto tem como candidata à presidência de seu partido Soraya Thronicke, candidata declaradamente de direita e conservadora, que foi aliada de Bolsonaro e participou de seu governo. Além disso, nem Soraya nem Miguel escondem que sua verdadeira fidelidade está para com os grandes empresários, sendo a privatização de serviços públicos o principal projeto de suas candidaturas.

2. Miguel Coelho de mãos dadas com Bolsonaro: Embora Miguel Coelho agora tente se afastar da imagem de Bolsonaro durante sua candidatura eleitoral para o governo de Pernambuco, durante toda sua gestão como prefeito de Petrolina, foi base do governo de Bolsonaro. Miguel não só admite como se recusa a criticar publicamente a presidência de Bolsonaro, deixando claro suas intenções de não se afastar do genocida. Isso acontece, pois para além dos interesses políticos, o projeto econômico de Miguel Coelho em Petrolina, de governar para o grande agronegócio latifundiário é coincidente com o projeto bolsonarista, assim como as privatizações de Guedes.

3. Miguel Coelho está entre os “abençoados” pelo orçamento secreto: Talvez seja Miguel Coelho (União Brasil) o que tenha mais se beneficiado com o governo federal quando esteve à frente da prefeitura de Petrolina. Enquanto seu pai, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) era líder do governo no Senado, foi uma verdadeira farra em emendas que chegaram ao valor de R$ 350 milhões apenas para Codevasf, repassados por seu pai e seu irmão, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE) . Mas para além das emendas, Bolsonaro que sempre teve como aliado o agronegócio, via em Petrolina a possibilidade de construir novos aliados do mesmo ramo. Não à toa Petrolina em 2021 foi considerada pela Consultoria Urban System a melhor cidade do agronegócio para se lucrar

4. Entregar tudo para a iniciativa privada: Miguel Coelho, seguindo a linha do projeto político e econômico de seu partido, tem se mostrado um dos maiores privatizadores dessa campanha eleitoral a governador de Pernambuco. Em suas entrevistas e sabatinas, Miguel Coelho deixa claro seu projeto de governo, concessões público privadas, entende-se, entregar estrutura pública para a mão das empresas privadas para que lucrem com direitos e serviços básicos à população. Para Miguel, todos os problemas de Pernambuco “se resolvem” enchendo o bolso dos capitalistas de dinheiro, às custas da população.

5. Miguel quer privatizar Metrô do Recife e a Compesa: Em entrevistas e sabatinas Miguel Coelho defendeu a privatização do Metrô do Recife e da Compesa. Ambos os serviços são extremamente precários. Recife é uma das capitais campeãs de falta de saneamento básico e a falta de água é uma realidade constante por toda a cidade. Por outro lado o Metrô do Recife como já se sabe está caindo aos pedaços, sempre lotado, em condições desumanas funcionando a base de gambiarras, sob o esforço e dedicação de seus trabalhadores. Mas esta é a fórmula mágica da privatização, precarizar até ficar insustentável e assim poder justificar a venda para a iniciativa privada para a população que terá de pagar o lucro dos patrões com os altos preços que virão. Miguel Coelho está apenas se comprometendo a seguir o caminho já trilhado pelas gestões anteriores do PSB. A CELPE é o grande exemplo desta tragédia, deixando milhares em Recife sem eletricidade por não terem condições de pagar os preços absurdos das contas de energia.

6. Miguel é patrocinado por escravocratas aliados de invasores de terras quilombolas: Emival Ramos Caiado Filho é o principal patrocinador de Miguel Coelho, com uma quantia de R$250 mil para sua campanha. Este latifundiário está na “lista suja” por denúncia de trabalho escravo. Este sujeito também é fundador do grupo Rialma, que foi vencedor de leilões da Aneel na época em que o ministro das Minas e Energia, do governo Temer, era Fernando Bezerra Coelho Filho, pai de Miguel Coelho. Os escândalos de suspeitas das origens do dinheiro investido nas campanhas dos filhos de Bezerra são inúmeros. Além disso, Emival Caiado é irmão de Breno Boss Cachapuz Caiado que está envolvido em denúncias de invasão de terras quilombolas em Goiás.

7. Repressão e extermínio da população negra: Pernambuco tem hoje uma das políticas mais racistas e assassinas do povo negro de todo o Brasil. Segundo o relatório feito pela Rede de Observatório da Segurança, em 2021 Pernambuco teve um aumento de 53% de mortes provocadas por ação de agentes do estado, passando de 93% para 97% de pessoas negras entre as vítimas de um ano para o outro. No Recife 100%, ou seja, todas as pessoas assassinadas pela polícia eram negras. Neste cenário, a política de Miguel Coelho é premiar a polícia, com maiores gratificações, investimento e com mais “empoderamento” desta polícia assassina.

8. Miguel Coelho é parte da oligarquia política a serviço da latifúndio Pernambucano: Miguel Coelho faz parte do clã Bezerra, filho de Fernando Bezerra (MDB), que já está há décadas na política, com todos os tipos de relações com a burguesia pernambucana, junto também de seus irmãos, Fernando Filho (UB) e Antônio Coelho (UB). Todos os três filhos de Bezerra recebem o patrocínio do latifundiário escravocrata Emival Ramos Caiado Filho.

Miguel Coelho é um inimigo da classe trabalhadora, está a serviço da patronal, da iniciativa privada e do agronegócio em Pernambuco. Além disso, Miguel Coelho conflui com projeto ultra neoliberal bolsonarista e de Paulo Guedes. É um daqueles que teremos que enfrentar na luta de classes, com organização dos trabalhadores. Entretanto, Marília Arraes (Solidariedade) que lidera as pesquisas eleitorais, tão pouco é alternativa a tragédia da oligarquia do PSB que governa há 16 anos o estado, que tem como candidato Danilo Cabral apoiado pelo PT e pela chapa de conciliação Lula-Alckmin, que já se comprometeu a não tocar nas contrarreformas trabalhista e da previdência e os ataques do golpe de institucional de 2016.

Frente a necessidade fundamental de combater a extrema direita bolsonarista, o MRT vem construindo e apoiando o Pólo Socialista e Revolucionário, assim como suas candidaturas, levando suas ideias e políticas para construir uma alternativa de independência de classes e denunciando os projetos de conciliação. É neste sentido que o MRT também apresenta suas candidaturas pelo Pólo Socialista e Revolucionário por todo o país.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias