Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Abertura do Congresso da Révolution Permanente: presentes diversas personalidades da luta anti-racista, dirigentes operários, artistas e representantes internacionais

Redação

Imagem: O Phil des Contrastes com Isadora de Lima Romera | @garatujas.isa Tradução: Caio Silva Melo

Abertura do Congresso da Révolution Permanente: presentes diversas personalidades da luta anti-racista, dirigentes operários, artistas e representantes internacionais

Redação

Nessa sexta-feira, realizou-se a sessão de abertura do Congresso de Fundação do grupo Révolution Permanente na França. Estiveram presentes muitas delegações internacionais, da Argentina, do Brasil e da Europa, e personalidades militantes e intelectuais, como Assa Traoré, Jean-Marc Rouillan, Frédéric Lordon, Youcef Brakni, Alexis Antonioli (Total) ou Sandra Lucbert.

Cinco meses depois da Conferência Nacional que referendou a criação de uma nova organização revolucionária na França, o congresso fundador da Révolution Permanente foi aberto nesta sexta-feira (16) em Paris. Cerca de 200 pessoas estiveram reunidas, entre congressistas, várias delegações internacionais e muitas personalidades, foram Jean-Marc Rouillan (histórico militante da esquerda), Assa Traoré e Youcef Brakni (referência na luta anti-racista), também Alexis Antonioli e Hassan Letaief da recente greve de petroleiros, o professor Frédéric Lordon e a artista Sandra Lucbert.

O dia começou com uma saudação das delegações internacionais da Argentina, Brasil, Espanha, Alemanha e Itália que foram ao congresso. Ativistas do Left Voice (Estados Unidos), da Marcha ao Socialismo (Coréia do Sul) e do Partido Revolucionário dos Trabalhadores (Chile) enviaram uma mensagem de solidariedade e engajamento internacionalista.

Raúl Godoy, militante operário, figura da fábrica controlada pelos operários Zanon e membro da direção do Partido Socialista dos Trabalhadores (PTS) da Argentina, abriu os discursos: "Como revolucionários, sabemos que a revolta não basta para vencer . Devemos construir as ferramentas para chegar ao limite do potencial da classe trabalhadora. Uma organização de trabalhadores internacionalista não é apenas a coordenação e acumulação de organizações que compartilham certos pontos de acordo, mas a tentativa de construir uma organização mundial para a revolução socialista. A construção de uma nova organização revolucionária na França é um importante ponto de apoio nessa direção”.

Raúl Godoy

Youcef Brakni e Assa Traoré, membros do coletivo Justiça e Verdade de Adama e figuras da luta contra o racismo na França, também vieram para mostrar seu apoio. "É incrível ver o quão longe chegamos. Estamos juntos desde o início da luta de Adama e diante de todos os ataques de Macron. No clima atual de ascensão da extrema direita, a fundação de uma organização revolucionária, radical e antirracista para lutar ao nosso lado é mais crucial do que nunca”, explicou o primeiro. Por sua vez, Assa Traoré lembrou: “Estamos juntos há seis anos, seis anos de lealdade, resistência, solidariedade, seis anos que vocês lutam ao nosso lado. A Révolution Permanente é o futuro, para uma mudança para todos. Sinto-me honrada em fazer parte do lançamento deste Congresso, vocês carregam essa luta dentro de vocês desde o início”.

Assa Traoré et Youcef Brakni

Hassan Letaief e Alexis Antonioli, figuras das recentes greves petroleiras da Géodis e Total, tomaram a palavra. "Sou sindicalista e inicialmente tivemos algumas divergências. Estou aqui porque o Révolution Permanente foi uma enorme força militante e de apoio político durante a greve. Révolution Permanente é a única organização que pensa seriamente na questão da estratégia revolucionária. Eu considero que vocês são uma chance real para nossa classe, envio a vocês todo o meu incentivo e incentivo na construção de sua organização política, para oferecer outro futuro aos nossos filhos, um futuro revolucionário”, explicou Alexis Antonioli.

No palco, a escritora Sandra Lucbert declamou um texto que evocava a necessidade dos artistas que recusam a ordem dominante se vincularem ao projeto revolucionário. “Os artistas são livres para pensar dentro da estrutura do capitalismo. Forçados a adotar esse sistema e o transpor. A arte, hoje, sequer mantém uma ideia de revolução, uma organização revolucionária a põe diante de seus olhos.” Por sua vez, Frédéric Lordon, filósofo e economista, explicou: “Há um slogan que me agrada bastante: é fundamental destruir tudo. Sim, é fundamental destruir tudo, mas com método. Um partido revolucionário serve para estragar tudo com método."

Anasse Kazib e Daniela Cobet, membros da direção do Révolution Permanente, encerraram a sessão: “Há uma grande crise na extrema esquerda, a recente explosão do NPA é mais um testemunho disso. Este congresso é apenas um ponto de partida que, esperamos, lançará as bases de uma nova organização revolucionária que busca ativamente intervir na luta de classes, unir a classe trabalhadora com os setores oprimidos e dar perspectivas programáticas para derrubar a burguesia”, apresenta Daniela, antes de deixar a conclusão para Anasse Kazib.

"Não queremos construir nossa pequena seita, mas sim tentamos contribuir com nossa pedra ao edifício de construção de um grande partido revolucionário dos trabalhadores e da futura direção revolucionária que assumirá a tarefa de acabar com o capitalismo”, explicou o ferroviário sob aplausos da plateia.

Traduzido de: Overture du Congres de RP: Assa Traore, Frederic Lordon, J M Rouillan et de nombreuses personnalites


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Révolution Permanente]   /   [Anasse Kazib]   /   [NPA]   /   [França]

Redação

Comentários