×

Bloqueios golpistas | Agente fardado da Codetran apoia bloqueio bolsonarista em Itajaí: "estamos junto com vocês"

Agente de transito de Itajaí vai até bloqueio bolsonarista e orienta manifestantes a "resistirem por 72 horas com apoio das forças da segurança pra presidente poder agir".

terça-feira 1º de novembro de 2022 | Edição do dia

O vídeo que circula nas redes sociais desde a noite desta segunda-feira mostra um agente da Codetran, do Grupo Apoio Preventivo (GAP) de Itajaí, incentivando os manifestantes que paralisavam a BR-101.

O agente foi até as margens da BR-101, no ponto de bloqueio dos manifestantes no bairro Cordeiros, com o carro oficial do GAP, no horário de serviço e vestido com o uniforme, para “dar apoio aos manifestantes”. Sua fala é expressiva de que lado estão os agentes das instituições repressivas e/ou militares do Estado, em seus distintos níveis: “estamos todos no mesmo barco, estamos junto com vocês. Pessoal, nós temos que resistir 72 horas para o presidente poder tomar uma atitude."

"Nós somos brasileiros, somos cidadãos de bem, vamos trabalhar dentro da lei. Eu peço encarecidamente: paralisação de forma pacífica, sábia, e vocês vão ter o apoio das forças militares”, continua o agente de transito. Mais cedo, agente da PRF também foi filmado em bloqueio golpista dizendo que a ordem é "ficar com eles".

Fica muito claro de que lado estão as forças repressivas do Estado, sendo dirigidas majoritariamente por bolsonaristas hoje, mas que sempre estiveram do lado oposto de qualquer interesse dos trabalhadores, cumprindo seu papel social de proteção da classe dominante e repressão às lutas e greves sempre que solicitados.

Confiar nas instituições desse regime apodrecido, assim como incentiva a grande mídia tratando as determinações do ministro Alexandre de Moraes como o ápice da oposição aos nocautes golpistas dos bolsonaristas, não é o caminho efetivo para enfrentar essa extrema direita que só entende a língua da luta de classes. Já as ações em São Mateus, no Espírito Santo, em que a população desceu ao bloqueio bolsonarista e destrancou a BR, colocando os bolsonaristas para correr, assim como dos trabalhadores do estaleiro da BrasFels, que desceram de seu fretado lotado para desinterditar a rodovia Rio-Santos, são pequenos exemplos de como a força da classe trabalhadora é única capaz de derrotar as frações civis ou militares do bolsonarismo golpista.

Leia também: Rechaçar os bloqueios do lockout patronal golpista, que já tem 300 pontos em 21 estados

As centrais sindicais, CUT e CTB, dirigidas pelo PT e PCdoB, devem organizar a luta em cada local de trabalho, unificando trabalhadores com a juventude e os setores oprimidos para barrar essas ações reacionárias do bolsonarismo com os métodos da luta de classes, greves e manifestações. Assim como nossa luta deve ser pelo fim das operações policiais, dos tribunais militares que garantem impunidade aos policiais e de todas as polícias. É esse o caminho, e não confiando no judiciário ou nas alianças com a direita, como faz Lula-Alckmin, que iremos derrotar a extrema direita.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias