×

Urgente! | Após o bolsonarista Bibo Nunes incentivar queimar estudantes vivos, colocam fogo em banheiro da UFPel

Nos últimos dias repercutiu um vídeo do Dep. Bibo Nunes onde ele incentiva a extrema direita a queimar os estudantes universitários vivos em pneus, agora recebemos denúncias de ataques aos alunos da Universidade Federal de Pelotas.

quinta-feira 27 de outubro de 2022 | Edição do dia

Os relatos são absurdos, literalmente atearam fogo em um banheiro do Campus 2 (Alm. Barroso) da UFPel, ainda durante o período de aulas, ou seja, colocaram fogo em um prédio cheio de estudantes Facilmente poderia ter ceifado a vida de centenas de jovens que ali estavam se não tivesse sido apagado a tempo.

Além dessa agressão direta à segurança dos estudantes da universidade, há relatos de intimidações por parte de bolsonaristas fardados que ficam rondando o campus e fazendo lives expondo o rosto dos estudantes que se manifestam contra a nojenta extrema direita.

Relembre a fala do nojento Bibo na semana passada:

"Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos. É o filme ’Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. É isso que estes estudantes alienados filhos de papai que tem grana merecem."

Esses ataques aos estudantes vêm após o dia 18/10. Esse que foi marcado por mobilizações contra mais um ataque à educação, cortando bilhões de reais das verbas das universidades e institutos, o que levaria ao fechamento de diversos cursos, cortes na permanência e marcaria um maior escalonamento dos ataques à educação pública e aos estudantes mais pobres que necessitam da permanência para continuar os estudos. O governo teve que recuar - ainda que parcialmente e numa tentativa de confundir os estudantes e desintegrar os atos - após uma forte e imediata mobilização dos estudantes da Universidade federal da Bahia (UFBA) e da Universidade federal do Alagoas (UFAL), demonstrando que esse governo asqueroso do Bolsonaro, Bibo Nunes, e toda a extrema direita têm medo dos estudantes mobilizados. Nesse sentido, é urgente ampliar as mobilizações, realizando assembleias construídas pela base em cada local de estudo e em cada curso nas universidades pelo país, construindo a unidade entre juventude e trabalhadores para revogar todas as privatizações e reformas anti operárias, isso só pode ser feito sem aliança com a direita. Afinal a direita está neste momento trabalhando para aprovar mais um ataque, a Reforma Administrativa. Como esse seria nosso aliado para revogar os cortes na educação? É preciso que a UNE e as centrais sindicais construam de fato um plano de lutas.

Nós do Esquerda Diário e da Juventude Faísca estivemos lado a lado dos estudantes na linha de frente dos atos contra os cortes na educação em todo país. É pela via da mobilização, confiando na força dos estudantes em aliança com os trabalhadores de dentro e de fora das universidades, que poderemos derrubar os cortes e jogar na lata do lixo da história Bibo Nunes e a extrema-direita bolsonarista que ele faz parte.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias