Após Lula anunciar que o BNDES irá financiar a expansão dos gasodutos para aumentar a produção da jazida ecocida de fracking de Vaca Muerta, que avança sobre territórios do povo indígena Mapuche na Argentina, o empresariado industrial gaúcho reunido na FIERGS debateu com o embaixador argentino, o (...)
Caio Reis
Aos 72 anos, faleceu o reconhecido militante do Partido dos Trabalhadores Socialistas da Argentina. Ex preso desaparecido da ditadura, lutou até seus últimos dias junto à classe trabalhadora e ao povo pobre, pela revolução e pelo socialismo. Seus restos foram velados hoje na cidade de La (...)
Redação Esquerda Diário Argentina
Numa cúpula que esteve marcada pelo vergonhoso apoio de Lula e Fernandez ao governo golpista e assassino de Dina Boluarte e pelos acordos para ampliar a extração de gás de vaca muerta na Argentina, atividade que ataca territórios de povos indígenas, o acordo envolvendo o blindado Guarani, projeto (...)
Thiago Flamé
A vice-presidenta argentina foi condenada a 6 anos de prisão por administração fraudulenta em prejuízo da administração pública, e inabilitação especial perpétua para o exercício de cargos públicos.
Larisa Pérez
Há cerca de duas semanas, falecia na Argentina uma figura emblemática na luta pelos direitos humanos no país, Hebe de Bonafini, fundadora e dirigente das Madres de Plaza de Mayo [Mães da Praça de Maio]. Seu falecimento se dá quando o filme Argentina 1985, dirigido por Santiago Mitre e protagonizado (...)
Gonzalo Adrian Rojas
Gonzalo Rojas é professor de Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande. Nascido em Rosário e tendo vivido desde criança em Buenos Aires viveu o politizado momento histórico que marca o julgamento registrado no recente filme de Santiago Mitre: Argentina 1985. Na edição de hoje, (...)
Lina Hamdan
Por iniciativa do PTS - Frente de Esquerda, organização irmã do MRT na Argentina, 100 assembleias foram organizadas por todo o país, realizando uma experiência inédita que durou da tarde de sexta-feira até domingo.
Miguel Gonçalves
La Izquierda Diario - Argentina
Reproduzimos aqui o manifesto de apoio aos trabalhadores borracheiros da SUTNA (Sindicato Único de Trabajadores del Neumático Argentino) da Argentina, que estão parando o país e construindo fortes mobilizações. Entre outras organizações argentinas assinam o PTS, partido irmão do MRT, Partido Obrero, (...)
Em poucos dias, o Nuevo MAS (vale o "novo" neste caso porque eles estão à direita do "velho" MAS, o que já é dizer muito) não para de cair no frente populismo que fortaleceu o stalinismo, tanto em suas posições políticas quanto em seus (...)
Gabriel Piro
Redação
Nesta quarta-feira, o sindicalismo combativo, as organizações de desempregados e a esquerda argentina sairão às ruas em todo o país de maneira independente da burocracia dirigente das grandes centrais sindicais. Na região metropolitana, eles começarão apoiando as ações do sindicato do setor pneumático (...)
André Barbieri, editor internacional do Esquerda Diário, Elizabeth Yang e Carlos Titín Moreira, dirigentes nacionais do PTS na Argentina conversam sobre a crise política que resulta dos grandes problemas econômicos vividos pela classe trabalhadora que vem sendo respondido, pela coalizão (...)
A deputada nacional argentina do PTS/Frente de Esquerda foi entrevistada no programa "El Mañana", onde falou das principais questões da política nacional. Também falou sobre sua juventude e a vida em sua cidade natal.
La Izquierda Diario
Argentina tem novos protestos em escala nacional, diante da crise social que se agrava a cada dia. A inflação diminui o poder de compra dos salários. A massa da população sofre o ajuste fiscal e a pobreza cresce. Por isso, a oposição de esquerda levanta a necessidade da luta contra o ajuste e por uma (...)
12:24 |
À medida que a crise se aprofunda na Argentina e no mundo, os grandes capitalistas querem ganhar ainda mais. O governo de Fernández e Kirchner não toma quaisquer medidas para enfrentar a especulação e a inflação. A classe trabalhadora tem que discutir como responder à crise com seu próprio (...)
"Não vamos gastar mais do que temos", afirmou a nova ministra da economia argentina, Silvina Batakis. Suas medidas para cumprir o acordo com o FMI - cortes acentuados nos gastos públicos, elevação dos juros, congelamento dos salários de trabalhadores do setor público - revelam o cunho neoliberla do (...)
Guadalupe BravoMatías Hof