×

Justiça por Tyre Nichols | Assassinato covarde de Tyre pela polícia em Memphis explode indignação nos EUA

Tyre Nichols foi assassinado de forma brutal e covarde por cinco policiais em Memphis. Após a polícia divulgar o vídeo da câmera de um dos policiais e outra de uma das ruas da cidade, aumentou ainda mais a indignação da população e ocorrem atos em algumas cidades.

Renato ShakurEstudante de ciências sociais da UFPE e doutorando em história da UFF

sábado 28 de janeiro de 2023 | Edição do dia
Foto: Alyssa Pointer/Reuters

No dia 7 de janeiro Tyre foi abordado por policiais por suspeita de direção imprudente, algo que não ficou provado. As imagens que estão correndo o mundo são justamente da abordagem desses policiais arrancando a força Tyre do carro e o agredindo. Em seguida, as imagens captadas de uma câmera próxima a casa de Tyre mostra ele algemado sendo espancado gritando por sua mãe. Ele ainda chegou a ser socorrido e levado ao hospital onde morreu 3 dias depois.

RowVaughn Wells, mãe de Tyre que morava apenas a 80 metros enquanto seu filho era espancado até a morte e gritava por ela, disse em entrevista: "nenhuma mãe deveria passar pelo que estou passando agora, nenhuma mãe (deveria) perder seu filho da maneira violenta como perdi meu filho".

As imagens são chocantes, tamanha violência e barbaridade onde um trabalhador dos correios, jovem e negro é espancado sem chance de se defender com socos e chutes no rosto. Uma covardia que só poderia vir daqueles porcos nojentos e racistas e que nos fazem relembrar o assassinato de George Floyd onde explodiu o Black Lives Matter.

Um assassinato como esse faz reacender a necessidade de aumentar os protestos por justiça por Tyre Nichols, mas também a urgência em abolir a polícia, essa instituição racista e reacionária que serve aos interesses da burguesia. Além disso, também é importante levantar o fim imediato do financiamento da polícia que só serve para derramar mais sangue negro e latino nos Estados Unidos.

Leia também: Homem negro é brutalmente assassinado pela polícia dos Estados Unidos e protestos estouram

O partido democrata tenta de todas as formas evitar que se inicie novamente um Black Lives Matter, não à toa as imagens foram divulgadas apenas ontem. Biden e a chefe de polícia do estado de Memphis, Cerelyn Davis, se pronunciaram contra o assassinato. Os policiais envolvidos foram presos e afastados e quatro deles pagaram finanças e já estão soltos.

Com a liberação do vídeo, a indignação da população, sobretudo dos setores mais oprimidos dos Estado Unidos, tende a aumentar. Nas ruas, pessoas protestam pedindo o fim do “terrorismo da polícia” e “gritando sem justiça sem paz”. É necessária uma respostas nas ruas, de forma independente tanto do partido republicano quanto do partido democrata, para que de fato possa conquistar justiça por Tyre Nichols, mas também o fim da polícia, transformando todo ódio e tristeza em luta contra o racismo e o capitalismo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias