×

ELEIÇÕES EUA | Biden v. Trump: uma eleição em meio à incerteza imperialista

A eleição presidencial dos Estados Unidos está ocorrendo no contexto do declínio do imperialismo estadunidense e de uma crise sanitária e econômica mundial. Quem quer que se torne presidente precisará administrar uma situação sem precedentes em meio ao crescente descontentamento com o regime.

segunda-feira 2 de novembro de 2020 | Edição do dia

A pandemia do coronavírus e o negacionismo de Trump, a retração da economia norte-americana e mundial, e o reaparecimento da luta de classes — com as enormes mobilizações contra o racismo e a brutalidade policial, a maior da história dos EUA — configuram esta eleição. Tradicionalmente, o regime dos EUA foi caracterizado por forte divisões partidárias em assuntos nacionais, tanto no Congresso como entre o governo federal e os estados. Isso continua. Mas além de assuntos domésticos, há um alarme para a classe dominante. Na arena internacional houve historicamente um maior consenso, mas isto está sendo desafiado pelo aprofundamento do declínio global da hegemonia norte-americana e pela ascensão da China como uma potência econômica e tecnológica.

O fortalecimento do supremacismo branco e protestos de direita, assim como a emergência da China como uma potência capitalista que desafia a hegemonia imperialista dos EUA, são fatores que não serão resolvidos simplesmente por uma mudança de dirigente.

Uma Hegemonia em Declínio em um Mundo em Declínio

Os Estados Unidos está perdendo cada vez mais espaço no comércio e na tecnologia, e isto, com a própria pandemia, acelerou o conflito com a China.
A retórica do “Vírus Chinês” expressa não apenas xenofobia, mas também um alerta sobre a contenção de exportações de insumos de saúde chineses, o desejo de vencer a China na corrida pela vacina, e a ansiedade sobre ganhar na recuperação econômica. A China, tendo contido a pandemia em seu território, relatou um crescimento anual de quase 5% de junho a setembro de 2020. Esse crescimento, no entanto, carrega o peso da severa contração econômica e fechamentos de empresas que a China sofreu após a explosão global da Covid-19. Por 30 anos, a China sustentou o crescimento econômico, impulsionado principalmente pelos baixos custos laborais de trabalhadores superexplorados, com os quais a China se reinseriu no capitalismo global - tornando-se um pólo de atração para o capital internacional. No início de 2020, isso se interrompeu.

O comércio exterior domina a atual recuperação econômica chinesa. As exportações e importações aumentaram 10% e 13%, respectivamente, desde o início da pandemia. É improvável que a guerra comercial com os Estados Unidos seja resolvida; em vez disso, irá se aprofundar. Altos níveis de estímulo fiscal também contribuíram para o crescimento, mas isso pode resultar em déficits. Auxílio fiscal, turismo e a reabertura de serviços e comércio ambulante são parte de uma tentativa de reviver o mercado interno da China enquanto as autoridades tentam recuperar o terreno econômico perdido, mesmo com o coronavírus surgindo novamente em muitas partes do mundo.

Os confrontos comerciais, tecnológicos e geopolíticos dos EUA com a China irão se aprofundar independentemente de quem vença as eleições. Enquanto a guerra comercial de Trump com a China intensificava a batalha estratégica, o imperialismo já estava preocupado com a ameaça de crescente influência chinesa durante o governo Obama. É por isso que Obama promoveu o chamado pivô para a Ásia para reforçar a presença militar dos EUA e fortalecer os laços diplomáticos na região. Agora, em debates e discursos, Trump e Biden se acusam mutuamente de não serem duros o suficiente em suas políticas para a China.

Os próprios assessores de Biden dizem que seu governo continuaria com políticas agressivas, como aumentos de tarifas, e amplificaria a corrida por inovação tecnológica, embora busque maior colaboração na produção e no comércio do que Trump. Mas a questão fundamental - a dominação imperialista do mundo - não pode ser resolvida apenas por um governo mais tradicional. Essa batalha estratégica vai além de quem é o presidente; não há perspectiva de disputa pacífica pela hegemonia mundial.

A influência dos EUA em outras regiões também está diminuindo. A América Latina, o "quintal" histórico do imperialismo dos EUA, é um caso importante. Além de acordos comerciais como o firmado com o México, o governo Trump não recuperou sua hegemonia regional, mas perdeu terreno econômico para a China, que se tornou um importante parceiro comercial de vários países latino-americanos. Além disso, foi derrotado na tentativa fracassada de golpe de Juan Guaidó na Venezuela e sofreu um fracasso retumbante na Bolívia - após o golpe orquestrado pela CIA que colocou a autoproclamada Jeanine Añez no governo - quando esses líderes golpistas foram derrotados nas eleições pelo MAS. Trump começou a destacar acordos no Oriente Médio para mostrar algum sucesso de política externa.

Vencedores e Perdedores em um governo de palhaços capitalistas

A economia, principal argumento de reeleição de Trump, entrou em colapso não só por causa do coronavírus, mas também por causa das contradições no modelo e da fraqueza da economia internacional, agora em declínio acentuado.

Exceto na China, o PIB não deve crescer em nenhuma das principais economias do mundo. Trump afirma ter levado a economia dos EUA ao seu nível mais alto de todos os tempos, mas o crescimento anual pré-2020 era realmente semelhante ao da maioria dos anos Obama - 2,5 por cento, em média - e muito inferior ao da China. Os números não estão nem perto dos pontos altos do crescimento dos EUA após a Segunda Guerra Mundial e nem mesmo ultrapassam os das décadas de 1990 e 2000.

Apontando para o crescimento, Trump destaca aumentos no mercado de ações, que se beneficiou enormemente sob sua administração graças a desregulamentação, taxas de juros, cortes de impostos para os setores mais ricos e os enormes pacotes de estímulo aprovados pelo Congresso antes e depois da pandemia. O presidente vangloria-se de que o índice Dow Jones atingiu níveis históricos sob sua administração, o que é verdade, mas também sofreu sua queda mais acentuada neste ano, tendo sido submetido à incerteza econômica mundial e à desconfiança em sua gestão da pandemia. A priorização de ganhos nos mercados financeiros afetou os setores industriais, comerciais e agrícolas. A promessa de Trump era de que os americanos "esquecidos" não mais seriam “esquecidos”. Esta retórica agradou (e continua a apelar) aos trabalhadores do Rust Belt ("cinturão da ferrugem", antigo centro industrial dos EUA no meio-Oeste), fazendeiros e proprietários de pequenos negócios. Aumentando das tarifas sobre produtos importados para favorecer a indústria ajudou a recuperação apenas de setores industriais muito específicos, como o aço, enquanto prejudicava os consumidores bem como outros setores industriais, por causa das tarifas retaliatórias de outros países.

Estes incluem as indústrias automotiva, de eletrodomésticos, informática e madeireira, bem como a produção de fertilizantes e agrotóxicos, pesticidas e couro, com o consequente impacto na agricultura e na pecuária. Enquanto isso, a pandemia acelerou o declínio industrial dos EUA, e os eleitores operários de Trump em 2016 viram o desemprego aumentar e fábricas fecharem. O desemprego em agosto ultrapassou 10% nas áreas industriais de Ohio e da Pensilvânia.

As famílias da classe trabalhadora nessas áreas perderam entes queridos para o vírus. A forma como o Rust Belt pode votar depende da área específica: algumas áreas continuam apoiando Trump, enquanto em outras haverá um retorno ao voto Democrata, que historicamente caracterizou esta região.

No "Slate Belt" da Pensilvânia, por exemplo, Trump lidera nas pesquisas, enquanto Biden lidera em centros siderúrgicos urbanos, como Easton e Bethlehem. Hillary Clinton perdeu esses setores por 15 pontos, e Biden fechou significativamente essa lacuna. Por causa de sua importância no Colégio Eleitoral, se Biden vencer estados importantes como Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, ele provavelmente será o vencedor.

Trump venceu essas áreas em 2016 por causa da economia; desta vez, ele pode perdê-los pelo mesmo motivo - combinado com o descontentamento com o racismo sistêmico. Nos últimos anos, houve grandes mudanças demográficas que explicam as tensões raciais e os debates sobre imigração que Trump exacerbou com sua agenda de direita. De 2000 a 2015, a população do meio-Oeste não nascida nos EUA cresceu mais de 35%, mudando a demografia historicamente branca da região. Tem ocorrido um maior afluxo de estudantes universitários que tradicionalmente migram para outros estados. Tudo isso mudou a demografia e impulsionou a economia da região dos Grandes Lagos.

Áreas com as economias mais arruinadas também são, em alguns casos, a base de apoio de Trump. Ele é visto como aquele que pode enfrentar os efeitos econômicos da pandemia. É nessas áreas industriais que a presença de grupos de supremacistas brancos é maior, precisamente porque é onde a segregação racial é maior e a polarização política e racial mais profunda.

Trump diz que é “o presidente que mais fez pelos afro-americanos, com a possível exceção de Abraham Lincoln.” Essa afirmação é baseada na taxa de desemprego dos negros durante seu governo: era de 3,5% em 2019, a mais baixa em 50 anos. Mas os empregos em comunidades negras são mal pagos e precários, como ficou evidente na pandemia. Demorou apenas alguns meses para esta baixa taxa de desemprego crescer mais de 10% entre os trabalhadores negros e latinos, principalmente empregados em hotéis, restaurantes, turismo, entrega, supermercados, outros serviços e como trabalho doméstico.

Esses trabalhos também os expunham mais ao vírus. Tudo indica que as pessoas não brancas são os grandes perdedores da pandemia e que a recuperação - longe do "formato em V" que Trump prevê - aprofundará a desigualdade. Alguns economistas falam de uma recuperação “em forma de K”, com os setores mais ricos aumentando seus lucros (como durante a pandemia) e os escalões mais baixos tendo uma renda ainda pior. Os trabalhadores de baixa renda já viram uma queda de 47%, enquanto a diminuição para os trabalhadores de alta renda foi de apenas 13% em média.

Pacotes de estímulo, seguro-desemprego e pagamentos federais ajudaram a mitigar os impactos econômicos, mas grande parte da classe trabalhadora tem pouco a perder. As empresas capitalistas não estarão dispostas a abrir mão dos benefícios dos baixos salários e da flexibilidade que impuseram durante a pandemia, e mesmo em um governo Biden que afirma priorizar os trabalhadores e principalmente as pessoas não brancas, a classe trabalhadora terá que lutar para não pagar para as consequências da crise. Uma precária classe trabalhadora não branca que também fazia parte dos protestos do Black Lives Matter (BLM) liderou muitas das lutas trabalhistas de 2020 (que diminuíram com as políticas de estímulo fiscal).

Entre os agricultores, o apoio a Trump persiste, embora tenham sido os mais atingidos pela guerra comercial com a China, principal comprador dos produtos agrícolas dos EUA. Os agricultores até fizeram protestos, jogando comida em seus campos para destacar os preços baixos devido à pandemia. Mas eles também se beneficiaram de US$28 bilhões em estímulos, que recompraram seu apoio a Trump. Os agricultores veem a China como um concorrente injusto e especulativo; a maioria apoia as tarifas, apesar de seu impacto negativo de curto prazo.

As áreas rurais também contam com uma grande parcela do voto evangélico: nas pesquisas, essas comunidades continuam a apoiar Trump por esmagadores 80% - é por isso que Trump fez da luta contra os direitos reprodutivos uma de suas principais bandeiras, assinando declarações internacionais e, acima de tudo, nomeando Amy Coney Barret para a Suprema Corte. O alinhamento com Israel também colhe forte apoio entre os evangélicos.

A rota cega do Partido Republicano

As mudanças de apoio ao Partido Republicano expressam a tensão histórica entre o tradicional apoio do partido a um comércio mais aberto e aqueles setores da burguesia mais voltados para o mercado interno e que defendem o protecionismo e a agressividade no cenário internacional. O governo Trump falhou em alcançar o prometido retorno das empresas americanas, do crescimento do emprego e da proteção comercial, revelando os limites do protecionismo quando o capital dos EUA prefere mão de obra barata ao nacionalismo e especulação financeira à produção, e quando não pode escapar da internacionalização de um mundo economia em que é o principal devedor.

Mas a crise do Partido Republicano vai muito além. Os “Never-Trumpers” (movimento anti-Trump entre os próprios republicanos, NdT) estão trabalhando arduamente para uma vitória de Biden. Alguns já receberam acenos do candidato Democrata para fazer parte de seu gabinete. Muitos questionaram a falta de uma nova plataforma partidária e o culto à personalidade do presidente, que explora seu perfil como “fora” do establishment político. Eles vêem Trump como subvertendo os valores republicanos tradicionais e temem que ele destrua o partido para sempre. Enquanto isso, à medida que os Democratas exploram demagogicamente as discussões sobre igualdade racial e de gênero ou liberdade de expressão, dentro do próprio Partido Republicano a “alt-right” (extrema direita) cresceu e estabeleceu vínculos internacionais - criando grande instabilidade para o regime do partido. Trump acenou fortemente para os “alt-rights”, apostando em polarizar o eleitorado e mobilizar direitistas em defesa de seus interesses. O regime partidário mostra seu esgotamento com isso, bem como com as crescentes tensões sociais.

Partido Democrata: desafiado por compromissos com o capital e pela pressão de sua base

O Partido Democrata teve turbulentas primárias presidenciais. No início de fevereiro de 2020, parecia que o senador de Vermont, Bernie Sanders, ainda tinha uma chance de derrotar o establishment Democrata. Mas ele não pôde. Os líderes Democratas tomaram uma decisão arriscada: o partido permaneceria fiel ao capital hegemônico disciplinando sua ala insurgente, traindo assim as expectativas de centenas de milhares de apoiadores de Sanders.

Em 2016, Barack Obama e Hillary Clinton investiram grandes recursos para impedir que Sanders se tornasse o candidato democrata. Em retrospectiva, eles fizeram isso sem muito custo político. Desta vez, Sanders fez sua parte, endossando Biden com entusiasmo - sinalizando para seus apoiadores jovens, de baixa renda e multiétnicos que a unidade do partido está em primeiro lugar. Ele nem mesmo exigiu que a plataforma Biden incluísse qualquer uma de suas reformas prometidas. O apoio de Sanders deu ao establishment o espaço necessário para virar a agenda do partido para a direita, com Biden como o candidato pela estabilidade capitalista.

Muitos consideram a eleição presidencial, a poucos dias de distância, um referendo sobre o governo Trump, e Biden lidera significativamente nas pesquisas. O impacto violento da pandemia tornou isso possível. A má gestão de Trump e a crise econômica que promete se tornar uma longa recessão deram uma nova vida ao Partido Democrata. Em maio, após três meses de quarentena e do grande aumento do desemprego, as massas entraram em cena. Os assassinatos racistas de George Floyd e Breonna Taylor chocaram o país e despertaram um segundo capítulo do massivo movimento Black Lives Matter. Para os Democratas, a revolta expõe uma contradição.

Por um lado, o ódio a Trump - um déspota bilionário - se ampliou e se aprofundou. Como as pesquisas parecem indicar, novos setores de eleitores se mobilizaram para se livrar do palhaço autoritário após quatro anos. Mas, por outro lado, o movimento BLM confrontou o Partido Democrata com um problema: virou a situação para a esquerda, colocou o racismo sistêmico na agenda nacional e desferiu um duro golpe na legitimidade de um dos pilares do Estado: os departamentos de polícia.

O movimento deixou uma base eleitoral jovem e farta dos dois grandes partidos do capital e do racismo estrutural. Uma vanguarda de jovens e trabalhadores está rompendo com as ilusões de que as agendas Democrata e Republicana são significativamente diferentes e que as reformas podem ser ganhas votando em candidatos progressistas - ilusões que a esquerda do Partido Democrata continua a empurrar. Esta radicalização em expansão não afetará necessariamente esta eleição - muitos estão tapando o nariz para votar em Biden como o “mal menor” - e o surgimento dessa vanguarda poderia ser o prólogo de um profundo processo de ruptura com os Democratas no contexto do que já é uma crise histórica da relação do partido com o movimento de massa.

Os Democratas enfrentam profundas contradições. Eles conseguiram desviar o movimento BLM para as urnas por enquanto - ajudados pela falta de unidade dos trabalhadores em usar sua força em solidariedade com o BLM, a recusa da burocracia sindical em expulsar os sindicatos da polícia do movimento trabalhista e a falta de uma estratégia clara para o BLM se desenvolver de uma forma revolucionária - mas o BLM não foi derrotado. Seja qual for a força que os democratas ganharam, não pode ser explicada fora da ala esquerda do partido, que promoveu candidatos "progressistas" - especialmente pessoas não brancas como o candidato ao congresso Cori Bush no Missouri - no auge da luta nas ruas contra a violência racista.

Quando esses candidatos ganham, isso indica uma mudança para a esquerda na base do Partido Democrata, ao mesmo tempo que fortalece um partido capitalista. Mas foi o movimento nas ruas - mesmo cooptado - que mudou a arena eleitoral em favor dos Democratas.

Uma presidencia Biden terá que navegar entre a crise econômica, deslegitimação política, compromissos com o capital e a necessidade de manter o movimento de massas sob controle - tudo com uma crise de saúde em curso e uma longa recessão por vir.

Por sua vez, a burguesia está dividida. O medo de que os resultados deslegitimam as instituições eleitorais e produzam um governo fraco levou o capital hegemônico a cerrar fileiras atrás de Biden. Por mais perturbador que tenha sido o governo Trump, os incumbentes geralmente vencem, e é por isso que Wall Street continuou a apoiar Trump até recentemente. À medida que Biden se preparava para obter a indicação Democrata, os executivos de Wall Street temiam que uma derrota de Trump significasse o aumento dos impostos. Não era segredo que Wall Street estava feliz com Trump. De acordo com o analista Steven Pearlstein, em julho, o lobby financeiro se sentiu protegido.

Os investidores também foram levados à complacência nas últimas três décadas, os americanos passaram a abraçar a ideia de que a única maneira de manter a economia competitiva e em crescimento era colocar os interesses dos investidores acima dos de todos. Não é por acaso que, à medida que as normas empresariais e as políticas públicas se adaptaram à ideia de que as empresas existem para maximizar valor para os acionistas, a parcela da renda nacional destinada aos detentores de investimentos de capital aumentou mais de cinco pontos percentuais. Essa redistribuição de um trilhão de dólares por ano dos trabalhadores para os investidores tornou-se tão normal que poucos no mundo dos negócios sequer a questionam.

Mas agora, as contribuições para a campanha de Biden são quase quatro vezes maiores que as de Trump. "Os investidores podem ter temido inicialmente uma onda azul, mas um resultado eleitoral atrasado ou contestado é ainda mais perturbador", disseram analistas do UBS em nota recente. A pesquisa do Bank of America com gestores de fundos mostra que 61% dos investidores entrevistados acreditam que os resultados serão contestados - e, portanto, desestabilizam os mercados. As indústrias de petróleo e construção permanecem amplamente contra Trump.

Pearlstein deixa de fora que, durante essas décadas de neoliberalismo selvagem, os governos democrata e republicano usaram todas as alavancas possíveis para garantir essa “redistribuição de um trilhão de dólares por ano dos trabalhadores para os investidores”. Tanto democratas quanto republicanos são os arquitetos de uma economia baseada no capital financeiro, que em cada crise esmaga os pequenos poupadores. Durante a presidência de Obama, foi Wall Street que recebeu um grande resgate após o colapso do mercado de 2008. Mas isso não significa que tudo está bem entre o Partido Democrata e Wall Street. Existem divisões genuínas entre os democratas sobre como lidar com a crise econômica. O que Wall Street mais teme é uma regulamentação financeira mais rígida, seguida pela agenda trabalhista de Biden - preocupações compartilhadas por outros setores da burguesia.

Líderes sindicais ao resgate, de novo

Biden está promovendo a Lei de Proteção ao Direito de Organização (Lei PRO), a reforma trabalhista mais importante na história recente dos EUA. Ela fortalece a legislação trabalhista federal para dar aos trabalhadores do setor privado mais proteção e uma maior capacidade de organização. Aumenta as penalidades quando os patrões violam os direitos dos trabalhadores, proíbe a interferência do empregador nas eleições sindicais e exige novos mecanismos de resolução de disputas para resolver as negociações contratuais. Biden também apoia a adoção em todo o país do teste “ABC”, que evita que os trabalhadores sejam classificados como contratados independentes e, portanto, com proteção e benefícios ao emprego negados. Ele prometeu aos sindicatos que aumentará o salário vigente para contratados federais, o que exigiria que pagassem aos trabalhadores salários muito mais altos. O direito anti-trabalhista já está contra-atacando, mesmo com mentiras descaradas de que a Lei PRO dá aos sindicatos do setor público o direito de se organizar em estados que agora barram isso (o que não é verdade).

É mais que falso considerar Joe Biden "moderado" na política trabalhista. Sua plataforma de campanha se parece mais com a lista de desejos de um sindicato do que com qualquer coisa que seria seriamente considerada "meio-termo". Os eleitores deveriam ver seus planos como realmente são: uma transformação radical da economia americana. Isso é realmente o que os eleitores quer?

Os líderes trabalhistas estão fazendo campanha para Biden como o candidato do movimento trabalhista, pró-sindicato e pró-classe trabalhadora. Sua retórica pró-sindicato é uma das razões pelas quais Obama o escolheu como seu companheiro de chapa. Mas os Democratas fazem promessas como essas o tempo todo como um estratagema eleitoral. Eles não se tornarão uma realidade a menos que haja luta de classes e a obtenção de lucro capitalista seja desafiada. Os Democratas não aprovaram a Lei PRO durante a administração de Obama, apesar de terem maioria nas duas casas do Congresso. Eles governam para os patrões. Até mesmo advogados de escritórios que combatem sindicatos, como Jackson Lewis, são doadores entusiastas da campanha de Biden.

O histórico real de Biden não é pró-trabalhador. Em 1977-78, durante uma grande pressão sindical pela reforma da legislação trabalhista, ele hesitou por meses e sabotou a proposta com críticas públicas. Ele redigiu o projeto de lei de falência de 2005 que protegia os credores e punia os devedores. Pior ainda, ele foi um dos principais arquitetos legislativos do encarceramento em massa que devastou a classe trabalhadora americana fortemente policiada e punida.

Biden propõe limitar o avanço da ofensiva neoliberal contra o trabalho para “voltar para onde estávamos”. Mas um governo democrata terá que administrar a crise e a recessão há muito esperada se o capitalismo quiser ser resgatado, e o capital espera que seu candidato imponha os planos de austeridade requisitados. Em tempos de crescimento, os democratas fazem pouco ou nada pela classe trabalhadora; em tempos de crise, eles se preparam para que os trabalhadores suportem o fardo. Os gestos de Biden visam restaurar a relação entre o Partido Democrata e os trabalhadores sindicalizados depois que o movimento sindical organizado foi dividido em 2016 com o surgimento de Trump.

Há também um enorme setor de trabalhadores desorganizados porque a burocracia sindical foi cúmplice dos esforços do capitalismo para liquidar os sindicatos e se recusou a sindicalizar os trabalhadores mais oprimidos. A traição mais recente da burocracia é sua recusa em mobilizar os sindicatos em solidariedade com o movimento BLM, juntamente com sua oposição a desfiliação de sindicatos policiais e à falha em organizar os desempregados, trabalhadores sem documentos ou imigrantes em um momento em que a pandemia devastou esses setores. Na verdade, a burocracia sindical desempenhou um papel fundamental em evitar que o movimento BLM desafiasse não apenas a administração Trump, mas o regime bipartidário como um todo.

Polarização, Luta de Classes e a Correlação de Forças

Um dos aspectos mais dinâmicos do desenvolvimento da crise orgânica nos Estados Unidos pode ser visto nos dois partidos tradicionais do capital imperialista e em suas próprias crises. Como o ex-redator de discursos de Hillary Clinton, Stephen Metcalf, escreveu no New Yorker, dirigindo-se ao livro do fundador da Vox, Ezra Klein, “Why We’re Polarized”:

Os partidos Democrata e Republicano uma vez realizaram, internamente, o trabalho do liberalismo. Eles moderaram paixões, forçaram pessoas diferentes a coexistirem e resolveram diferenças com concessões. Como explica Ezra Klein, eles também formaram um duopólio comprometido com a complacência moral, especialmente na questão racial. Então, na década de 1960, os democratas aprovaram uma importante legislação de direitos civis e o eleitorado americano começou uma grande reorganização. Enquanto os eleitores negros gravitavam em torno dos democratas, os eleitores brancos fugiam em direção aos republicanos. Com o tempo, os efeitos foram registrados de forma mais ampla. Os padrões de votação agora estão altamente correlacionados com religião, raça, etnia, gênero e vizinhança. Na era Trump, cada partido tem uma visão de mundo que é internamente coerente, e essas visões de mundo são mutuamente exclusivas e hostis entre si. Nossos egos sociais e partidários praticamente se fundiram.

A crise do Partido Republicano é existencial. Sua "visão de mundo", de acordo com Klein, é incompatível com as mudanças demográficas e ideológicas das últimas duas décadas. Novas gerações racialmente diversas foram moldadas pelas duas grandes crises capitalistas do século 21, em 2008 e agora em 2020. Jovens da classe trabalhadora e jovens da classe média educada não têm mais qualquer expectativa de que o sistema possa criar uma vida boa para eles. Esses jovens são informados pelas redes sociais. Em suas famílias, estão fazendo a ponte entre várias gerações: trabalhando ou na escola, podem desempenhar um papel ajudando economicamente e modificando a cultura. Nós vemos as mudanças ideológicas na comunidade latina:

Pode ser fácil presumir que os latinos são eleitores com uma única questão focados na imigração, mas o grupo de Kumar encontrou outra coisa. “Tudo gira em torno dos cuidados de saúde na comunidade latina”, disse ela. Os latinos costumam fazer parte da “geração sanduíche” em uma idade muito mais jovem do que o americano médio, responsável por cuidar dos pais mais velhos e dos filhos mais novos. E com a Covid atingindo fortemente os latinos, os cuidados de saúde são especialmente importantes em 2020.

Os jovens latino-americanos estão pressionando sua comunidade a adotar uma agenda que vai de encontro ao conservadorismo do Partido Republicano. O mesmo pode ser dito da juventude branca de classe média que, com muitos sacrifícios familiares, consegue sobreviver à faculdade ao custo de uma dívida vitalícia. Às condições materiais dos chamados Millennials e Geração Z, deve-se acrescentar que eles são anti-racistas, anti-opressão e totalmente cientes da ameaça das mudanças climáticas. Não é por acaso que dessa juventude emergiu um setor que está cada vez mais consciente de que o capitalismo não tem nada a oferecer.

Mas como acontece com qualquer polarização, a radicalização não é apenas para a esquerda. Muitos dos empobrecidos e desfavorecidos pelo neoliberalismo nos subúrbios dos EUA e nas pequenas cidades, e aqueles da classe trabalhadora que viram suas condições de vida declinar na era Obama, pararam de acreditar no establishment e abraçaram a variante de Trump do populismo de direita.

Hoje, o partido tradicional do conservadorismo americano carece de liderança e visão estratégica. Está numa encruzilhada: submeter-se à sua ala intensamente reacionária ou “reinventar-se”. É um problema notado por analistas burgueses dentro e fora do partido:

O Partido Republicano vem empregando uma estratégia de retaguarda, usando questões divisivas para resistir ao tique-taque do relógio de um Estados Unidos em mudança. A estratégia ajudou o Partido Republicano a vencer as eleições, mas foi extremamente míope. O tempo está alcançando os Republicanos. Seus eleitores leais estão diminuindo em número e ainda assim conseguiram manter o partido no lugar. Não pode se reinventar sem arriscar seu apoio e, em qualquer caso, não poderia se reinventar de forma convincente o suficiente para uma rápida reviravolta. Os republicanos trocaram o futuro do partido pelos EUA de ontem.

Na terra do Occupy Wall Street, da Marcha das Mulheres, #MeToo e BLM, há pouco espaço para a agenda republicana reacionária. Ao mesmo tempo, desistir da agenda racista, anti-escolha e anti-imigrante pode alienar os eleitores republicanos de linha dura. A agenda conservadora tem algum peso significativo no país, como evidenciado pelas manifestações anti-quarentena em todo o país que deram a Trump o apoio social para reabrir a economia prematuramente. O que é preocupante não é o tamanho dessas mobilizações, que geralmente representam uma pequena minoria, mas o apoio entusiástico que Wall Street ofereceu.

Que os principais setores hegemônicos agora abandonaram Trump por Biden é apenas porque o veem como necessário para pacificar o movimento de massa e avançar a agenda imperialista.

O curso que o Partido Republicano tomará após as eleições dependerá da profundidade da crise econômica e de quão longe a crise da saúde e a luta de classes se espalharam. O fato é que Trump não é um louco isolado na Casa Branca, mas representa uma verdadeira ala da burguesia americana e uma seção das massas insatisfeitas que pode ser usada como base para uma agenda ultra-reacionária. Aconteça o que acontecer em novembro, o trumpismo como fenômeno político criado pela crise orgânica veio para ficar.

Por sua vez, o Partido Democrata espera reconquistar a Casa Branca e talvez o Senado. Terá que lidar com as aspirações de sua base social (fortemente enraizada no movimento operário tradicional, as classes médias das grandes e médias cidades, assim como as comunidades negras) e as necessidades de capital hegemônico criadas pela crise atual . Aqueles que apostaram que o governo Biden cumprirá suas promessas de campanha e implementará reformas radicais (como grande parte da esquerda, incluindo a DSA) estão enterrando a cabeça na areia. O imperialismo dos EUA não está em posição de dar concessões ao movimento de massas, tanto por causa da crise interna quanto por causa de sua fraca hegemonia global, e os democratas terão que implementar a agenda imperialista que ditam os financiadores de Biden.

A estratégia de Biden é criar um novo centro político, um novo consenso burguês que permitirá aos Estados Unidos superar sua crise externa e interna. Mas parece muito improvável que ele tenha sucesso dadas as condições atuais.

Por mais que tudo pareça favorecer Biden dia 3 de novembro, não está fora de questão que Trump possa vencer. Flórida e Pensilvânia, que podem determinar o resultado, parecem ainda disponíveis. Uma margem estreita em qualquer estado permite que Trump conteste a eleição. Se isso acabar no tribunal, os elementos da crise orgânica tenderão a se expressar em toda a sua magnitude. A esquerda socialista deve se preparar para o período que se abriria.

Perspectivas para os Socialistas

A maior organização socialista do país, o DSA, está em um curso à direita com resultados imprevisíveis. Após o fracasso retumbante de Sanders em ganhar a indicação Democrata, e com seu endosso de Biden, a maioria da liderança do DSA próxima à revista Jacobin começou a apoiar Biden sob o argumento de que Trump representa o fascismo nos EUA (mesmo argumento utilizado por correntes do PSOL no Brasil, como o MES, que chama a votar em Biden). A partir da convocação para votar no “mal menor”, a Jacobin foi direto para chamar Biden a cumprir suas promessas de campanha. Se a frente única burguesa funcionar e Biden vencer as eleições, o DSA terá dado mais um passo em sua integração ao regime capitalista por meio do Partido Democrata.

Veja aqui: O voto em Biden e o naufrágio do anti-imperialismo

A tarefa agora é preparar-nos no caso de um governo Democrata que, em meio à pandemia, inevitavelmente atacará os trabalhadores e as massas porque também terá recebido a tarefa estratégica de recuperar o terreno perdido na ordem mundial com uma agenda imperialista agressiva. Para os socialistas, isso significa que devemos nos separar completamente dos Democratas. Temos que deixar claro que Biden vai trair toda e qualquer expectativa da classe trabalhadora e dos oprimidos, em particular da comunidade negra. Embora ainda não tenhamos visto uma ruptura significativa com o Partido Democrata, uma presidência de Biden pode acelerar a experiência da vanguarda. Abre a possibilidade de que uma nova organização socialista revolucionária possa surgir nos Estados Unidos, construída a partir da vanguarda anti-racista, da vanguarda dos trabalhadores que enfrentaram diretamente a pandemia, e de novos setores se radicalizando no calor da crise. Se houver luta de classes na forma de resistência aos planos de austeridade ou um novo despertar do movimento anti-racista, nós socialistas temos a responsabilidade de implantar um programa revolucionário e propor uma alternativa política para quem busca uma moradia política.

Conheça o programa do Left Voice: Combater o racismo, o imperialismo e a crise atual: um programa para unificar os explorados e oprimidos

Se Trump contestar o resultado da eleição, isso colocará em questão todos os direitos democráticos básicos. Não podemos deixar a defesa do voto e dos direitos democráticos aos democratas, o mesmo povo que utilizou todo o tipo de manobras contra a sua dissidência interna. Este cenário nos obriga como socialistas a nos prepararmos para intervir de forma independente para defender incondicionalmente os direitos democráticos da classe trabalhadora e dos oprimidos nos Estados Unidos. Nossa perspectiva deve ser por uma frente unida de trabalhadores em sindicatos, trabalhadores não organizados e BLM (ou pessoas não brancas) para unificar a luta pela defesa dos direitos democráticos, contra o racismo e contra os planos de austeridade que os capitalistas querem aplicar.

Isso também tem um componente internacional. Ambas as partes se preparam para maiores tensões com a China e para tentar restaurar a hegemonia dos EUA no mundo. Seja Biden ou Trump o presidente, as sanções continuarão contra países como Venezuela, Irã e Cuba, que se recusam a se submeter aos desígnios do imperialismo dos EUA. A aliança estratégica com Israel continuará. As tropas dos EUA permanecerão no Oriente Médio. O México e o resto da América Latina sofrerão a mesma opressão extrema. Seja através de um retorno ao multilateralismo neoliberal ou da abordagem de Trump do "America First", a decadência do império fará as massas dos países oprimidos sofrerem. A esquerda socialista dos EUA tem outra tarefa urgente: construir aqui uma forte oposição aos planos imperiais do regime bipartidário.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias