Na última terça-feira (14/03) aconteceu a live de lançamento do livro das Edições Iskra “Esquerda em Debate”. O programa Esquerda em Debate foi um programa com 24 episódios durante o ano de 2022, justamente no período de transição do fim do governo Bolsonaro e especulações de um novo governo Lula-Alckmin, (...)
Redação
Neste breve artigo faremos uma análise inicial sobre a formação da estrutura educacional no Brasil, o que significa o NEM e quais os objetivos do PT com o novo MEC de Camilo Santana.
Willian Garcia
Neste breve artigo analisaremos as implicações judiciárias e políticas que o episódio das joias podem acarretar à família Bolsonaro, mas também trazemos uma reflexão sobre o porquê da substituição brusca de temas em toda a mídia mesmo após as pavorosas cenas em Bento Gonçalves, que posteriormente foi (...)
Publicamos aqui a entrevista com a professora da UFRJ e militante pelos direitos das pessoas com deficiência Marinalva Oliveira, concedida à Rita Frau Cardia do MRT e do Esquerda Diário, debatendo sua perspectiva sobre a luta anticapacitista e sua vinculação com uma perspectiva (...)
Entrevista com Marinalva Oliveira
O texto que publicamos abaixo foi apresentado como contribuição de Emilio Albamonte e Matías Maiello para os debates da próxima conferência da Fração Trotskista para a Quarta Internacional – que promove a Rede Internacional de La Izquierda Diario – que será realizada nos próximos (...)
Matías MaielloEmilio Albamonte
“Somos Aimaras, não somos terroristas” gritam milhares de mulheres indígenas contra a repressão no Peru e contra o governo de Dina Boluarte. O governo de Lula-Alckmin não só reconheceu e legitimou o golpe parlamentar ocorrido no Peru, como autorizou o envio de materiais repressivos que estão sendo (...)
Miguel Gonçalves
Lula está no comando do país há um pouco mais de um mês, e durante esse período se mostraram novas configurações da situação política e na correlação de forças no país.
Danilo Paris
Conheça a Condor Tecnologias (supostamente) Não-Letais, indústria de armamentos brasileira que é uma das maiores do ramo e fatura milhões exportando para forças armadas de mais de 50 países, lucrando há décadas com a repressão de revoltas sociais sob um discurso cinicamente humanista, enquanto deixa um (...)
Não é segredo que nos últimos anos a inflação subiu, o desemprego cresceu e a fome aumentou, mas olhar os dados chocam qualquer um. Enquanto 33 milhões de brasileiros passam fome diariamente; 125 milhões convivem com insegurança alimentar, destes, 15% não sabem o que vão comer no dia seguinte; ao mesmo (...)
Antônio
12:43 |
Bolsonaro sai, Lula entra, mas no Congresso Nacional a presidência continua a mesma - ao menos é o que indicam as tendências. As votações estão marcadas para a tarde, mas a aliança entre o lulismo e o bolsonarismo já está selada na Câmara dos Deputados enquanto no senado haverá disputa com favoritismo (...)
Júlio Dandão
Na última sexta (27), a estudante de Jornalismo Janaína da Silva Bezerra, de 22 anos, foi brutalmente estuprada e assassinada na Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Pão e Rosas
Nos inspiremos na linha de frente LGBTQIPA+ e de mulheres no Peru e na França, pela garantia de todos os direitos das trans e travestis, para nos enfrentarmos com todo o reacionarismo dos anos de governo Bolsonaro, desde o golpe institucional de (...)
Só no ano de 2022 a alta do desmatamento foi de 25%. A situação se descortina e mostra um cenário destruidor.
Relatórios da Funai apontam o envolvimento de militares do Exército com garimpeiros nas Terras Indígenas Yanomami desde o início do governo Bolsonaro. O Estado é responsável pela exploração nas TIY e pelo avanço do garimpo e do agronegócio.
O aumento, cerca de R$ 0,23, é continuidade de política de Bolsonaro de vincular ao preço internacional e ao Dólar, que até agora é mantida por Lula.
Atual ministro da agricultura, Carlos Fávaro (PSD), foi linha de frente na defesa do PL da Grilagem, continuação da política genocida de Bolsonaro.
Fabricio Pena
Em um dos primeiros atos do governo Lula-Alckmin a privatização total da Petrobras foi cancelada por decreto. Porém as privatizações individuais planejadas por Bolsonaro e Guedes seguem acontecendo à toque de caixa. É necessário que sindicatos organizem um plano de lutas para impedir as privatizações e (...)
Leandro Lanfredi
Como lutar contra a extrema-direita sem fortalecer o autoritarismo do judiciário
Jean Barroso
É necessário unificar a luta dos metroviários com a mobilização de entregadores de aplicativos marcada para o próximo dia 25 junto a um chamado às demais categorias, em exigência as centrais sindicais que organizem um plano de lutas contra os ataques privatizadores de Tarcísio de Freitas e o legado (...)
A palavra de ordem “sem anistia” tem sido utilizada para expressar o desejo, mesmo que difuso, de que a extrema direita pague por tudo que fez nos últimos anos. Do assassinato de Marielle às mortes na pandemia, todas as suas medidas e ações reacionárias motorizam esse sentimento por justiça. Esse (...)
Vitória Camargo
Neste momento, após as ações golpistas reacionárias do bolsonarismo, a palavra de ordem "sem anistia" se fortaleceu. Para garantir a não anistia, é preciso também responder: quem mandou matar Marielle? Vivemos mais um dia 14 sem saber quem são os responsáveis pelo brutal assassinato de Marielle Franco e (...)