×

Fakenews | Bolsonaro chega à Rússia quando Putin retira tropas da fronteira da Ucrânia e vira meme

Em meio a uma semana tensa do conflito Rússia/Otan, com 130 mil soldados russos que estavam próximos à fronteira ucraniana em resposta à escalada ofensiva da União Européia e dos Estados Unidos na Ucrânia, Bolsonaro decide manter sua agenda e vai à Rússia com a justificativa de tratar da questão dos fertilizantes russos usados no agronegócio brasileiro. No entanto, o general e ministro da defesa Braga Neto compõe a comitiva e haverão tratativas militares e de relações exteriores com a presença dos chanceleres dos dois países. Trata-se de uma clara tentativa da extrema-direita brasileira em se relocalizar internacionalmente num momento de decadência política de Bolsonaro.

terça-feira 15 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Foto: Valdenio Vieira/Agência Brasil

Vladmir Putin decidiu recuar com parte das suas tropas que estavam em exercícios militares próximos à fronteira com a Ucrânia nesta terça-feira (15), evidentemente não foi porque Bolsonaro chegou ao país, pois o Brasil não tem peso algum no conflito. O ex-ministro Ricardo Sales publicou uma montagem que atribuía notícia à CNN dizendo “Bolsonaro evita a 3ª guerra mundial”. A CNN desmentiu e a notícia foi da fake news de Sales. Diversos memes pela internet circulam nesse sentido.

Bolsonaro é ridicularizado e Putin usa do encontro com o presidente do principal país da América Latina para provocar Biden que não quer uma aproximação de Putin ao pátio traseiro dos Estados Unidos. O movimento de Bolsonaro em buscar apoio reacionário no leste europeu passará pela Hungria também com o primeiro-ministro reacionário Viktor Orbán. Joe Biden aumentou no início de fevereiro a presença militar dos Estados Unidos no leste europeu e pediu para os cidadãos americanos deixarem a Ucrânia sinalizando a possibilidade de um conflito armado.

Nesta terça-feira houve a retirada de partes das tropas russas, mas um possível conflito entre essas potências na Ucrânia pode gerar milhares de mortes e nessa possível guerra quem perderá será a população trabalhadora ucraniana que não tem nenhum interesse nesse conflito. Contra os que buscam aprofundar a penetração imperialista na Ucrânia, a única perspectiva realista é expropriar os oligarcas e romper com a submissão deste país tanto ao Ocidente quanto a Putin. É necessário romper todos os acordos com o FMI e impedir a entrega dos recursos naturais às multinacionais. É preciso lutar contra os capitalistas, na perspectiva de uma Ucrânia independente, operária e socialista.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias