×

Mobilização | Campinas: monitoras e agentes de educação infantil fazem novo ato em último dia de férias

Nesta terça-feira, 1, monitoras e agentes de educação infantil da rede municipal de Campinas fizeram mais um ato em defesa do reconhecimento enquanto carreira de magistério, pelo pagamento do bônus do Fundeb e contra o retorno presencial das aulas sem a garantia das medidas sanitárias no próximo dia 7.

quarta-feira 2 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Estiveram presentes cerca de cem educadoras no ato que ocorreu em frente a Prefeitura de Campinas. Participaram também alguns mandatos de vereadores da esquerda e coletivos de oposição ao sindicato dos servidores municipais.

Embora cumpram papel de educadoras, as monitoras e agentes de educação infantil não são reconhecidas como tal e isso acarreta em condições de trabalho piores, salários menores e não ter direito garantido aos recessos de julho e dezembro, por exemplo. Além disso, caso a “sobra” do Fundeb seja convertida em bônus aos professores, elas também não teriam direito.

É evidente que essas trabalhadores cumprem o papel de educadoras e deveriam ser tratadas como tal, recebendo os mesmo direitos que os professores. Para que suas demandas sejam atendidas, a luta e unidade de toda a categoria é imprescindível. Nosso sindicato, que não esteve presente em nenhum dos atos até agora, deveria urgentemente divulgar e mobilizar toda a categoria da educação em apoio à luta das monitoras e agentes de educação infantil.

Campinas iniciou o ano com aumento de passagem, caos na saúde, casos bárbaros de feminicídios, surtos de covid nas fábricas, escancarando os enormes desafios que os trabalhadores, as mulheres e a juventude tem pela frente também na cidade. A luta dessas educadoras pelas suas pautas, deve ser um exemplo para outras categorias e ponto de apoio para que a mobilização cresça e se unifique, criando uma força nos locais de trabalho e estudo, que se organize para enfrentar todos os ataques.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias