Essa crítica contém inúmeros spoilers.
Adriano Favarin
As greves de trabalhadoras e trabalhadores de categorias não sindicalizadas ou sem direitos trabalhistas marcaram as últimas décadas. Porém, as greves da classe trabalhadora precária não são uma novidade.
Celeste Murillo
Em processos revolucionários e de intensa luta de classes, é comum vermos uma subversividade e uma reviravolta em diversos aspectos culturais e de costumes, desde os relacionamentos amorosos até a arte. O presente artigo busca fazer um retrato da Guerra Civil espanhola sob a voz do artista chileno (...)
Noah Brandsch
Favela Vive traz o grito entalado contra Bolsonaro e sua política reacionária e racista, mas também faz reviver um espírito contestador e antirracista que rap underground carrega há muito e muitos anos.
Renato Shakur
Da repressão policial e espacial à cooptação capitalista, mesmo depois de dois anos sem festa pela pandemia, neste ano de 2023 avança a represália aos elementos mais transgressores do carnaval e da cultura de rua. Por isso, vamos buscar analisar histórica e atualmente, quais são esses elementos (...)
Laura Sandoval
Em diversos momentos da história do samba-enredo, as armas do samba estiveram miradas contra os capitalistas e contra esse sistema que se estrutura no racismo, machismo e todo tipo de exploração e opressão. Trazemos aqui quatro destes (...)
Felipe Colares
Janaína da Silva Bezerra também era poeta. No final de janeiro, a jovem de 22 anos foi brutalmente estuprada e assassinada dentro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na qual ela cursava jornalismo. Ela escrevia poesia e "ansiava o futuro". Lutemos para impor justiça a ela e tantas outras (...)
Esse reencontro e restauro de um registro no calor do momento do processo revolucionário mais importante da história suscita consigo uma questão central: como o cinema soviético viu Outubro?
Quando o filme King Kong estreou em 1933, os espectadores americanos sabiam que aquela monstruosa alegoria da depressão econômica não cessaria de rugir tão cedo sobre a cidade de Nova York.
Afonso Machado
Brenda Brossi
Até que este mundo esteja finalmente feito, não descansaremos. Por isso, neste final de ano, desejamos que todos nossos desejos de felicidade sejam atingidos, celebremos então com um brinde: PAZ ENTRE NÓS, GUERRA AOS SENHORES!
Antônio
Às vezes, encontram-se caixas que contêm tesouros: memória e tesouros políticos, neste caso. Isso foi revelado pelas "Cajas de Amsterdã", onde estavam armazenados mais de 5.000 negativos da Revolução Espanhola por 80 anos, que se acreditava terem desaparecido para sempre, e que foram exibidos pela (...)
Dominique Valda
Neste especial de Ano Novo, reproduzimos aqui o texto "No albergue" de Rosa Luxemburgo, extraído de Die Gleichheit (Stuttgart) e publicado no livro Rosa Luxemburgo ou o preço da liberdade, organizado pelo historiador alemão Jörn (...)
Rosa Luxemburgo
Redação
Com atuação marcante da atriz Krystyna Janda, filme polonês de 1982 destrincha de forma nua e crua a odiosa lógica do aparato stalinista, que perseguia revolucionários e civis por meio de falsas acusações, buscando garantir os interesses da burocracia (...)
João Paulo de Lima
A obra Persepolis, de Marjane Satrapi, nos conta muito sobre a história de luta do povo iraniano, intimamente ligado com as revoltas que presenciamos nos últimos dois meses pelas mulheres iranianas, deixando marcas até na Copa do Mundo com manifestações de jogadores de futebol em apoio à (...)
Grazieli Rodrigues
Partindo da posição dos narradores de “São Bernardo” (Graciliano Ramos) e “Grande Sertão: Veredas” (Guimarães Rosa), os quais iniciam suas vidas na condição de homens brancos, livres e não proprietários e depois ascendem socialmente, tornando-se capitalistas rurais, este artigo buscará dissecar e comparar (...)
Pedro Pequini
Cinema negro de terror ou cinema de terror com negros? Eis a questão que o movimento Blaxpoitation buscou responder. Mais de 50 anos depois, fortemente influenciados pela maré negra do Black Lives Matter, a representação do negro em cena nos filmes de terror/horror ganha novos contornos com uma (...)
Luno P.
Gonzalo Rojas é professor de Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande. Nascido em Rosário e tendo vivido desde criança em Buenos Aires viveu o politizado momento histórico que marca o julgamento registrado no recente filme de Santiago Mitre: Argentina 1985. Na edição de hoje, (...)
Lina Hamdan
Inspirados pelo artigo “Machado de Assis e o cenário político do Brasil”, escrito pelo prof. da UFPE, Iuri Tonelo, a juventude Faísca Revolucionária na USP organizou uma atividade com ele sobre o tema na última segunda-feira (7/11) na (...)
Faísca USP
Um movimento nascido nos subúrbios do Rio de Janeiro abalou a estrutura social do Brasil em meio à ditadura militar. Um movimento que iniciou o que seriam os bailes funks cariocas do século XXI: o movimento Black Rio, teve grande influência, tanto na música nacional como internacional, sendo a sua (...)
Samuel Rosa
Nei Lopes quando viu pela primeira vez uma radiola maranhense não teve como não compará-las aos bailes soul, um fenômeno de massas, operário e negro (1). As radiolas são as caixas de som que formam um “paredão” de caixas, semelhantes aos sound system jamaicanos. Era com elas que os trabalhadores e (...)
Gal, grande ícone da MPB e uma de nossas maiores intérpretes, faleceu aos 77 anos na manhã desta quarta-feira.