×

Arte e Cultura | Carcará: confira a edição dessa semana da revista de Arte e Cultura do Ideias de Esquerda

Carcará é uma seção de arte e cultura do Semanário Ideias de Esquerda, com análises, críticas, resenhas, vídeos, fotografias, entrevistas, recomendações culturais e produções artísticas. Convidamos todes a conhecerem, mandarem suas produções, divulgarem e se apropriarem todas as semanas de uma arte inconformada com a realidade de hoje e o capitalismo.

sábado 3 de dezembro de 2022 | Edição do dia

📲 Nesta edição, 03/12:

Apontamentos sobre Estética e Marxismo
Por Afonso Machado

É lugar comum para um materialista histórico o fato das fantasmagorias que os homens depositam nas miragens da ideologia ocultarem os mecanismos brutais que as classes dominantes recorrem na organização da base econômica. Entretanto, a dialética das imagens exige não apenas o diagnóstico que explica a distorção da realidade, mas também uma meditação sobre as estratégias de linguagem que realizam o seu desmascaramento.

O olhar do proprietário: um estudo sobre ‘São Bernardo’ e ‘Grande Sertão: Veredas’
Por Pedro Pequini

Partindo da posição dos narradores de “São Bernardo” (Graciliano Ramos) e “Grande Sertão: Veredas” (Guimarães Rosa), os quais iniciam suas vidas na condição de homens brancos, livres e não proprietários e depois ascendem socialmente, tornando-se capitalistas rurais, este artigo buscará dissecar e comparar as formas utilizadas por ambos os autores para representar os “de baixo”, aqueles de cujo grupo social outrora Paulo Honório e Riobaldo fizeram parte: a mão de obra barata e a jagunçagem.

A atualidade da HQ Persépolis e a luta das mulheres iranianas
Por Grazieli Rodrigues

Nos últimos meses, o mundo parou pra ver a explosão de revoltas massivas que tomaram as ruas do Irã em repúdio ao assassinato da jovem curda Mahsa Amini, espancada até a morte pela polícia moral do estado teocrático de Ibrahim Raisi, que impõe o controle dos corpos e das vidas das mulheres e LGBTS.
A obra Persépolis, de Marjane Satrapi, nos conta muito sobre a história de luta do povo iraniano, intimamente ligado com as revoltas que presenciamos nos últimos dois meses pelas mulheres iranianas, deixando marcas até na Copa do Mundo com manifestações de jogadores de futebol em apoio à luta.

Interrogatório (1982): A perversa tirania stalinista sob as lentes do cinema polonês
Por João Paulo de Lima

Com atuação marcante da atriz Krystyna Janda, filme polonês de 1982 destrincha de forma nua e crua a odiosa lógica do aparato stalinista, que perseguia revolucionários e civis por meio de falsas acusações, buscando garantir os interesses da burocracia stalinista. Um grande relato histórico do que foi a caricatura sinistra do socialismo feita pelo stalinismo, e ao contrário de cair na crítica anticomunista vazia da direita e da burguesia, devemos limpar a bandeira do comunismo dessa mancha chamada stalinismo, vendo que esta tradição contrarrevolucionária vai na contramão de construir o caminho para uma sociedade verdadeiramente emancipadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias