×

Catar 2022 | Chegou ao fim a histórica e emocionante quartas de final da Copa do Mundo

As quartas-de-final da Copa do Mundo chegaram ao fim, com a Croácia eliminando o Brasil e uma vitória incível de Marrocos se tornando a primeira seleção africana a chegar às semis de um Mundial.

domingo 11 de dezembro de 2022 | Edição do dia

As quartas-de-final da Copa do Mundo chegaram ao fim, e com duas grandes surpresas, com a Croácia novamente nas semifinais após tirar o Brasil em uma partida dura, e especialmente com Marrocos se tornando a primeira seleção africana a chegar às semis de um Mundial, fazendo história e eliminando Portugal. Argentina e França completam as duas chaves, ambas saindo de partidas parelhas contra Holanda e Inglaterra.

Croácia e Brasil abriu a fase, com um jogo muito mais duro dos croatas do que se imaginava antes da partida, e a briga pelo Hexa terminou outra vez nas temidas quartas de final - a quarta eliminação nessa fase desde o título em 2002. O Brasil criou chances para marcar ainda nos 90 minutos, mas parou no goleiro Dominik Livakovic. Na prorrogação, Neymar criou a grande chance do Brasil e abriu o placar. Bruno Petkovic empatou o jogo num contra-ataque no fim da segunda etapa da prorrogação. Ao mesmo tempo em que criou muito mais chances que os Croatas, o Brasil caiu no jogo dos europeus, que souberam controlar o ritmo de jogo no meio campo com o trio Modric, Kovasic e Brozovic, sem gerar perigos ao Brasil e esperando os pênaltis, onde mostraram que estavam também muito bem treinados. Para alguns, ficou o questionamento de porque Neymar, que é dono do melhor aproveitamento em batidas de pênalti do mundo, não cobrou a primeira bola. O Brasil encerra a Copa com a melhor de suas atuações na competição desde 2002, mostrando solidez na equipe, que ainda é muito jovem, e terá um novo ciclo de Copa para um conjunto de jogadores de grande nível, agora com um novo treinador, já que Tite deixa a seleção. E os Croatas vão para as semifinais pela segunda Copa consecutiva, de novo jogando duas prorrogações.

Argentina e Holanda fizeram a partida que completou a chave, e a Argentina chega a sua quinta semifinal de Mundiais após uma partida cansativa e emocionante com os holandeses. Molina (com passe de Messi) e depois Messi, de pênalti fizeram 2x0 pra a Argentina. Mas em Copa do Mundo, os jogos nunca acabam cedo, e a Holanda achou um gol de cabeça com o centroavante De Jong, que saiu do banco, e abriu o jogo. Na última bola da partida, em uma falta para os Laranjas, ele de novo, De Jong, apareceu na área recebendo um passe de jogada ensaiada, para empatar o jogo no apagar das luzes. Nos pênaltis, prevaleceu o goleiro argentino "Dibu" Martínez e a Argentina venceu por 4x3, ganhando a vaga para enfrentar os Croatas e deixando viva o sonho dos argentinos em ganhar a terceira Copa do Mundo.

Marrocos e Portugal protagonizaram o jogo histórico das quartas, e Marrocos venceu os portugueses, jogando o favoritismo europeu novamente para longe e se tornando a primeira seleção africana a chegar às semifinais da Copa. E detalhe, na primeira Copa em que todas as seleções africanas tem treinadores africanos. O time comandado pelo também marroquino Walid Regragui é ainda a melhor defesa do Mundial até aqui, e fez prevalecer a força defensiva contra o time de Cristiano Ronaldo e vencendo sem sofrer gols novamente. A solidez defensiva marroquina surpreende pela qualidade técnica do time sem a bola, marcando intensamente porém sem distribuir pancadas, e com um poder de contra-ataque muito forte. Agora o país que tem uma das torcidas mais apaixonadas pra futebol do mundo vai poder sonhar um pouco mais, mas já é competidor do pódio da Copa. Yassini Bobo, goleiro de Marrocos ganhou o prêmio de melhor da partida, depois de grandes defesas em chegadas de João Félix e Ronaldo. Ele no entanto, deu o prêmio ao autor do gol, En-Nesyri, que subiu no terceiro andar para guardar o gol histórico.

No clássico europeu, uma partida mais apagada de Mbappé, e mais uma grande partida de Griezmann, meio campista francês. Muito provavelmente o jogo mais intenso da Copa até aqui, França x Inglaterra terminou dando o esperado, com a França em mais uma semifinal, defendendo com força seu título. A atual campeã abriu o placar com um golaço de Tchouaméni. Kane empatou de pênalti para os ingleses e Giroud marcou o segundo gol francês de cabeça. Na parte final da partida, Kane teve outra chance em pênalti contra o goleiro Lloris, mas mandou por cima da meta e perdeu a chance de empatar a partida. A França agora chega às semifinais como favorita, mas com o próprio goleiro francês, Lloris, reconhecendo que devem ter atenção à forma de jogar de Marrocos porque não chegaram por nada nesta fase da Copa.

O sonho de uma seleção africana na final é difícil, já que a França é a grande favorita da Copa, mas existe. Existe também a chance de uma inédita repetição de uma final em dois Mundiais seguidos, com Croácia e França. E também o sonho Argentino da terceira taça, que tem um adversário que fez o Brasil suar nas quartas. Podemos esperar uma das melhores semifinais da história das Copas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias