×

Cortes na Educação | Com cortes de Bolsonaro, UFRPE pode parar sem dinheiro para água, energia e terceirizadas

A UFRPE, assim como tantas outras universidades federais, anunciou recentemente que os cortes do Ministério da Educação do governo Bolsonaro também irão afetar o funcionamento da universidade a partir de novembro.

quinta-feira 8 de setembro de 2022 | Edição do dia

Enquanto a farra rolava solta com os pastores do MEC regado a propinas, inclusive pagas em ouro, Bolsonaro seguia sua política de ataque e intervenção nas universidades federais.

O fato é que são inúmeras universidades funcionando de forma bastante precária, com um orçamento encantadíssimo correndo o risco de fechar. Sem contar as centenas de milhares de estudantes que tiveram seus auxílios e bolsas cortados, seja de permanência estudantil ou de pesquisa.

O reitor da UFRPE anunciou que irá ao MEC solicitar uma recomposição orçamentária, porque não irão ter recursos para pagar água, energia e os trabalhadores terceirizados.

É necessário barrar esses ataques feitos pelo governo Bolsonaro através da mais ampla mobilização pela base dos estudantes, através de assembleias estudantis e que a UNE se coloque em defesa desses interesses, também convocando assembleias em diretórios e centros acadêmicos que dirigem. É preciso também que a reitoria abra imediatamente os livros de conta da universidade para que o conjunto dos estudantes e trabalhadores reconheçam a real situação que a UFRPE se encontra, para garantir que nenhum corte recaia sobre os estudantes e trabalhadores da universidade. Além disso, deve-se batalhar pela efetivação das trabalhadoras terceirizadas sem a necessidade de concurso público.

Leia mais: “Eu vou de ambulância para o interior comprar comida e não ter que pagar passagem”

Leia mais: Orçamento da UFPE acaba em setembro, sem nenhuma reação das entidades estudantis e sindicatos

Leia também: As condições da volta presencial da UFPE: sem bolsas nem RU




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias