×

Minas Gerais | Com sede de lucro, Zema e mineradoras aprovam na madrugada exploração da Serra do Curral

Durante a madrugada, Zema e as mineradoras aprovaram de forma irregular liberação para a Tamisa explorar a Serra do Curral. É urgente unificar a força dos trabalhadores, da juventude e dos setores oprimidos para lutar contra a mineração predatória.

sábado 30 de abril de 2022 | Edição do dia

Foto: Serra do Curral - Lucas Franco/TV Globo

Às 3h14 deste sábado (30), na calada da madrugada, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) de Minas Gerais, junto ao governador Zema (Novo) e as mineradoras, aprovou o licenciamento total para o Complexo Minerário Serra do Taquaril, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. É um profundo ataque que permite que a mineradora Tamisa explore a Serra do Curral, classificada como Área Prioritária para Conservação da Biodiversidade Especial".

Isso demonstra como os empresários e seus governos, a serviço do lucro, destroem o meio ambiente e nossos recursos. Em fevereiro deste ano, Zema assinou um acordo que prorroga o prazo para as mineradoras eliminarem as 41 barragens existentes no estado - do mesmo tipo de Mariana e Brumadinho.

Enquanto isso, muitos atingidos pelos estouros das barragens não tiveram as indenizações prometidas pela Vale cumprida, e a população e os trabalhadores sentiram o impacto da destruição ambiental, como no início deste ano com o aumento das chuvas e cenas de tragédia capitalista em centenas de cidades de Minas Gerais.

Para enfrentar essas grandes empresas e Zema, é necessário reverter os lucros das mineradoras para um grande plano de obras públicas e atendimento imediato às famílias atingidas, como parte da luta pela estatização das mineradoras sob gestão de trabalhadores e controle popular, como parte de um plano para acabar com a extração predatória e fazer os capitalistas pagarem por todos os danos que causaram.

Assim como é urgente a força organizada da classe trabalhadora, das juventudes, dos movimentos sociais e ambientais para lutar contra a mineração predatória, enfrentando a sede de lucro capitalistas e suas tragédias anunciadas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias