×

Denúncia | Depois de meses com atrasos de salários agora a empresa HB deixa merendeiras sem 13º

Em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, merendeiras de escolas estaduais denunciam que a empresa HB atrasou o pagamento do 13º. O descaso com o direito das trabalhadoras é uma continuidade dos atrasos salariais, demissões e outros abuso cometido por essa e outras empresas que empregam merendeiras terceirizadas no Estado e municípios do Rio de Janeiro.

quinta-feira 9 de dezembro de 2021 | Edição do dia

O Esquerda Diário recebeu denúncias anônimas de trabalhadoras merendeiras no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense que estão sofrendo um calote da empresa HB com conivência da Secretaria Estadual de Educação do governo Claudio Castro.

A situação relatada pelas merendeiras não é novidade. A HB e outras empresas aproveitaram-se da pandemia para promover uma selvagem corta de direitos e salários de muitas trabalhadoras alegando falta de caixa e falta de pagamento pelo Estado e municípios contratantes. As trabalhadores de diversas empresas já realizaram protestos por atraso de salários e outros direitos. Agora as trabalhadores da HB de Caxias denunciam que estão sofrendo calote em seu 13º.

Ao arrepio da lei nem mesmo a primeira parcela deste salário anual, tão necessário para as famílias pagarem suas dívidas, adquirirem roupas e outras necessidades para os trabalhadores e para os filhos foi depositada. O descaso com essas trabalhadoras terceirizadas da educação além de afetar a qualidade alimentar e vida delas e de suas famílias é um ataque ao direito à educação de milhares de crianças que precisam de adequada alimentação escolar. As trabalhadoras que preparam essa comida estão trabalhando sem direitos!

Essa situação absurda acontece com a conivência da secretaria de educação que permite recorrentemente o calote que essa e outras empresas promovem enquanto continua efetuando os pagamentos e enriquecendo esses patrões caloteiros. A empresa chega ao cúmulo de mesmo com a confirmação de pagamento pelo Estado informar que não tem nenhuma previsão de pagar o 13º das trabalhadoras.
O Esquerda Diário se coloca integralmente ao lado das trabalhadoras em sua denúncia e no apoio a sua mobilização pelos seus direitos.

Também de pode te interessar conhecer denúncias de trabalhadoras contra a mesma empresa lendo as matérias nesse e nesse link

Todos os dias, ouça a realidade contada a partir dos trabalhadores em 5 minutos!

💬 Quer denunciar? Mande seu relato para +55 11 97750-9596
E siga o Esquerda Diário nas redes e plataformas de streaming!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias