×

Racista | Dino anuncia coronel responsável pelo Massacre do Carandiru no Ministério da Justiça

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou ontem (21) que o coronel da PM de SP, Nivaldo César Restivo será o novo secretário de Políticas Penais. Esse militar reacionário já comandou a Rota e foi um dos responsáveis pelo Massacre do Carandiru em 1992.

Renato ShakurEstudante de ciências sociais da UFPE e doutorando em história da UFF

quinta-feira 22 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Coronel Restivo já esteve à frente de uma das tropas especiais da polícia militar mais reacionárias, racistas e assassinas. A Rota é conhecida nos bairros de periferia e nas comunidades paulistas por seu alto nível de terror, covardia e brutalidade. Mas o currículo manchado de sangue do povo negro de Nivaldo César Restivo, infelizmente não para por aí.

Durante o Massacre do Carandiru, ele esteve à frente de outro grupo especial da PM de SP não menos assassino, como tenente coronel do batalhão de choque. Ele cumpria um papel chave de organizar logisticamente a polícia no momento da chacina, preparando os soldados do batalhão de choque para assassinar covardemente os detentos do Carandiru.

Além da participação direta de Restivo nesse massacre que marcou a história do país, em 2017 em seu primeiro depoimento enquanto comandante geral da PM afirmou que o Massacre do Carandiru foi “legítimo e necessário”.

Nem começou o novo governo de Lula, mas ele já vem ganhando em vários sentidos a cara da frente ampla que é composta pelos representantes da burguesia brasileira, uma burguesia herdeira da escravidão. É um grande absurdo que a equipe seja composta por um coronel reacionário que reivindica o Massacre do Carandiru e teve uma participação ativa nesse episódio que foi um marco de como o neoliberalismo nos anos, indicando que a burguesia brasileira não iria abrir da violência contra os negros e o povo pobre para seguir governando.

Os últimos 4 anos vimos um aumento dos casos de violência policial e do aprofundamento do racismo, sobretudo, com Bolsonaro que representou um choque à direita nas realações raciais aprofundando ataques e a violência contra o povo negro e indígena. Não será colocando um racista e reacionário como o coronel Restivo no Ministério da Justiça que podemos combater o racismo e a violência racista. Por isso, devemos confiar nas nossas próprias forças para derrotar os ataques, se enfrentar contra a extrema direita e o racismo, sem nenhuma confiança no novo governo eleito que já vem dando mostrar que colocará inclusive inimigos históricos do povo negro em seu governo de frente ampla.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias