Aos 72 anos, faleceu o reconhecido militante do Partido dos Trabalhadores Socialistas da Argentina. Ex preso desaparecido da ditadura, lutou até seus últimos dias junto à classe trabalhadora e ao povo pobre, pela revolução e pelo socialismo. Seus restos foram velados hoje na cidade de La (...)
Redação Esquerda Diário Argentina
Nos inspiremos na linha de frente LGBTQIPA+ e de mulheres no Peru e na França, pela garantia de todos os direitos das trans e travestis, para nos enfrentarmos com todo o reacionarismo dos anos de governo Bolsonaro, desde o golpe institucional de (...)
Pão e Rosas
15:53 |
Redação
Como lutar contra a extrema-direita sem fortalecer o autoritarismo do judiciário
Jean Barroso
No apagar das luzes do governo Bolsonaro, os representantes bolsonaristas da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) aprovaram a extinção do órgão nessa quinta-feira (15). Tentam dar aquele último coice antes de sair do governo, desrespeitando a luta por memória e (...)
Júlio Dandão
Há cerca de duas semanas, falecia na Argentina uma figura emblemática na luta pelos direitos humanos no país, Hebe de Bonafini, fundadora e dirigente das Madres de Plaza de Mayo [Mães da Praça de Maio]. Seu falecimento se dá quando o filme Argentina 1985, dirigido por Santiago Mitre e protagonizado (...)
Gonzalo Adrian Rojas
Gonzalo Rojas é professor de Ciência Política na Universidade Federal de Campina Grande. Nascido em Rosário e tendo vivido desde criança em Buenos Aires viveu o politizado momento histórico que marca o julgamento registrado no recente filme de Santiago Mitre: Argentina 1985. Na edição de hoje, (...)
Lina Hamdan
Segunda parte da análise sobre o filme Argentina, 1985, dirigido por Santiago Mitre, contando com atuação de Ricardo Darín – sucesso na Argentina e no Brasil, foca no julgamento das juntas militares que governaram o país entre 1976 e 1983 e tem como protagonistas o procurador Julio Cesar Strassera, (...)
O filme Argentina, 1985, dirigido por Santiago Mitre, contando com atuação de Ricardo Darín - sucesso na Argentina e no Brasil, foca no julgamento das juntas militares que governaram o país entre 1976 e 1983 e tem como protagonistas o procurador Julio Cesar, seu secretário Luis Moreno Ocampo e sua (...)
Desde o fim do ano passado, o TSE chamou as Forças Armadas para participar da apuração eleitoral e operar uma verdadeira tutela militar nas eleições.
O vídeo documentário Eu conta-dor de mim - Depoimento de Nair Benedicto, dividido em quatro Episódios, é um relato pungente de uma mulher que viveu os horrores da ditadura civil militar, e que ao sair da prisão lutou contra a opressão do regime e pela construção de organizações populares de (...)
Neste último sábado, a entrevistada pelo programa Esquerda em Debate foi Bia Abramides, professora da pós-graduação em Serviço Social da PUC-SP, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Aprofundamento Marxista (NEAM) e diretora da APROPUC-SP. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e (...)
Diana Assunção
Seu nome na cena política nacional expressa mais uma vez um projeto de “paz social” burguês que quer evitar que a classe operária se torne protagonista dos eventos políticos nacionais
João De Regina
"Nunca houve um monumento da cultura que não fosse também, um monumento da barbárie. E, assim como a cultura não é isenta de barbárie, não o é, tampouco, o processo de transmissão da cultura. Por isso, na medida do possível, o materialista histórico se desvia dela. Considera sua tarefa escovar a história (...)
Danilo Paris
Lula não poupou elogio aos militares: "eles são mais responsáveis que Bolsonaro"
Frente às ameaças golpistas de Bolsonaro, esse bloco agora quer se apresentar como defensores da "democracia", mas em função de manter todos os ataques e reformas que destruíram os direitos de amplos setores de massas.
Bolsonaro, Mourão, militares e extrema-direita são defensores desse período deplorável da história brasileira
As instituições militares e policiais se tornaram pilar do novo regime que se formou após o golpe de 2016. Para enfrentar a extrema direita é preciso também enfrentar os aparatos repressivos, os militares e as heranças intactas da (...)
Gabriel "Biro"
Os povos originários estão sob ataque. Nas últimas semanas, as notícias de violência contra indígenas do povo Yanomami nos encheram de revolta. Em junho do ano passado, a notícia de que uma criança Yanomami de apenas 1 ano de idade havia morrido por inanição, ou seja, morreu por não possuir o mínimo de (...)
Cristina SantosLuiza Dovicus
O governo dos saudosistas da ditadura militar, Bolsonaro e Mourão, é marcado profundamente com a fome, para além de toda a miséria que promoveu aos brasileiros descarregando a crise nas costas da população. Segundo os dados do Tesouro Nacional já de acordo com a inflação medida pelo IPCA, os gastos (...)
Luiza Dovicus
Em 1988, os homens e mulheres de aço da CSN de Volta Redonda (RJ) protagonizaram uma forte greve, que escancarou os limites do pacto conciliador que estabeleceu a Constituinte de 88 e, assim, ameaçou desestruturar a consolidação da “redemocratização” pactuada com os militares. Hoje, 34 anos depois, os (...)
Bianca Rozalia Junius
Pesquisa do PoderData sobre o que a população pensa da participação dos militares no governo e na política mostra o rechaço de mais da metade da parcela jovem da população e da maioria dos que recebem até 2 salários mínimos.
Gabriel Rodrigues
Mourão na verdade defende a volta de uma época marcada pela falta de liberdade de expressão, torturas e repressão.