Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

[Dossiê] Uma nova organização revolucionária na França

Redação

[Dossiê] Uma nova organização revolucionária na França

Redação

Nos dias 16, 17 e 18 de Dezembro, está ocorrendo em Paris o congresso fundacional de uma nova organização revolucionária na França. A iniciativa está sendo impulsionada pelo Révolution Permanente (parte da Rede Internacional Esquerda Diário), em comum com lutadores e ativistas da classe trabalhadora, o movimento antirracista, a juventude, o movimento de mulheres, LGBTs e ambientalista. Nas últimas semanas, houve em toda França assembleias preparatórias do Congresso, que reuniram mais de 400 pessoas (em cidades como Toulouse, Burdeos, Paris, Lille, Marsella, Montpellier, Nantes, Rennes, Metz ou Estrasburgo). No Ideias de Esquerda, viemos expressando essa importante experiência.

Esse Congresso é o ponto de chegada de um longo processo, cujos antecedentes imediatos são a discussão interna dentro do Novo Partido Anticapitalista (NPA) - que terminou na exclusão do partido do grupo que hoje conforma a Révolution Permanente e na aproximação da maioria do NPA ao espaço político neorreformista de Mélenchon, com a divisão ao meio desse partido no último fim de semana - e a campanha pela candidatura do operário ferroviário e filho de imigrantes Anasse Kazib, que pôs em discussão a necessidade de unificar a luta do movimento operário com as lutas antirracistas, a classe trabalhadora dos lugares estratégicos com a juventude dos bairros populares. Esse debate tem raízes mais profundas e faz referência à questão de fundo de como reconstituir uma esquerda trotskista com inserção na classe trabalhadora e nos setores populares.

Assembleias pela criação de uma nova organização revolucionária reúnem 400 pessoas na França

França: um passo importante na fundação de uma nova organização revolucionária

França: bases políticas para uma nova organização revolucionária

Crise política e luta de classes na França

Abertura do Congresso da Révolution Permanente: presentes diversas personalidades da luta anti-racista, dirigentes operários, artistas e representantes internacionais

Explosão do NPA francês, um primeiro balanço

Lutte Ouvrière e NPA no último ciclo da luta de classes


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Révolution Permanente]   /   [Anasse Kazib]   /   [Internacionalismo]   /   [França]

Redação

Comentários