×

A burguesia fede | Elon Musk dá ultimato aos trabalhadores do Twitter: trabalhar mais horas ou serem demitidos

Musk é exemplo da irracionalidade de um sistema que acumula a riqueza socialmente produzida nas mãos de poucos parasitas capitalistas, enquanto empurra milhões para a miséria.

quinta-feira 17 de novembro de 2022 | 15:24

Imagem: Theo Wargo/WireImage/Getty Images

O bilionário de extrema direita, Elon Musk, que recentemente comprou o Twitter pela bagatela de 44 bilhões de dólares (valor surreal se convertemos em reais, passando da casa dos trilhões), enviou um e-mail assediando os funcionários da empresa a aceitarem trabalhar em ritmo de "alta intensidade" e por mais horas, e que caso não aceitem serão demitidos. Esta notícia vem ao público há apenas algumas semanas de Musk ter oficializado a compra da rede social Twitter e ter anunciado que iria demitir aproximadamente 3.700 funcionários da empresa; no final das contas, demitiu 7500 pessoas. Em junho deste ano, em outro corte, Musk já havia colocado na rua 10% dos trabalhadores de outra de suas empresas, a gigante da automobilística elétrica, Tesla.

A própria existência e modus operandi de Elon Musk, a pessoa individual que reúne a maior fortuna pessoal do planeta, é um nítido exemplo da irracionalidade do sistema capitalista. Quando falamos desde a Esquerda que vivemos em um sistema que acumula a riqueza socialmente produzida nas mãos de poucos parasitas enquanto deixam milhões na miséria, estamos falando de parasitas como Elon Musk. Segundo estimativas da revista Forbes, ele possui uma fortuna pessoal de mais de 247 mil milhões de dólares, isso é praticamente o mesmo valor do PIB (Produto Interno Bruto) total de países europeus como Portugal; é maior que a metade do total do PIB da Argentina, isso para citar apenas dois exemplos.

O mesmo Musk que agora deixa milhares de famílias na rua, há alguns meses elogiava a atuação dos trabalhadores da fábrica da Tesla na China, que em suas próprias palavras, estavam "dispostos a trabalhar longas horas, às vezes até às 3 da manhã e nem mesmo sair da fábrica"; um exemplo dos sonhos para os exploradores capitalistas, que não hesitam em fazer a classe operária deixar a vida nas fábricas para engordar as suas fortunas.

Musk nos recorda outro dos grandes bilionários parasitas do mundo, o dono da Amazon, Jeff Bezos que faz com que nas suas fábricas na Amazon, os trabalhadores sejam obrigados a urinar em garrafas para não andar longas distâncias até os banheiros e, consequentemente, "perder tempo".

Mas a classe trabalhadora dá suas respostas e também por conta desta tamanha desumanidade, jovens trabalhadores dos Estados Unidos começaram um processo de sindicalização, buscando se auto organizar para enfrentar a brutalidade da exploração imposta nas fábricas da Amazon a mando de Bezos. Os trabalhadores das empresas de Musk também podem seguir este exemplo.

É preciso que os trabalhadores se aliem ao conjunto dos setores populares e se coloquem com seus métodos de luta e organização, o processo de sindicalização que vem ocorrendo nos Estados Unidos é um passo importante neste caminho.

A pandemia mostrou o quanto a classe trabalhadora em seus mais diversos locais de trabalho é a verdadeira força capaz de mover ou paralisar o mundo inteiro. Contra a responsabilização individual e as ilusões de solução pelo consumo que os capitalistas tentam nos empurrar, é a unidade consciente e revolucionária dos trabalhadores do mundo todo a alternativa capaz de tomar o futuro das mãos de parasitas como Jeff Bezos e Elon Musk.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias