×

Eleições 2022 | Em Porto Alegre, Bolsonaro fez menos de 40% dos votos e Mourão perdeu para o senado

Se no sul o bolsonarismo ganhou com folga, o mesmo não pode se dizer sobre Porto Alegre. Na contramão do estado e da região, Lula venceu na capital gaúcha com 49,61% contra 39,25% para Bolsonaro, Mourão ficou com 36,35% contra 49,08% dos votos para o senado e Onyx Lorenzoni ficou em terceiro lugar na cidade, com 32,14%.

segunda-feira 3 de outubro de 2022 | Edição do dia

No Paraná Bolsonaro teve mais de 55%, em Santa Catarina Bolsonaro fez mais de 62% e no Rio Grande do Sul Bolsonaro venceu com quase 49%. Mas Porto Alegre foi uma exceção em meio a um mar com forte peso da extrema-direita. Foi também a única capital dos três estados do sul onde Bolsonaro não venceu. Andando pelas ruas da cidade, o apoio a Lula e o rechaço a Bolsonaro era visível. O capitão vencia nos carros e nos bairros mais nobres.

Dessa forma, a capital gaúcha expressou ponto de apoio importante contra o bolsonarismo e a extrema-direita. Mourão vencer no estado, por exemplo, representa aumento do peso militar no estado e no regime de conjunto. Onyx ter batido Leite no primeiro turno expressa a força do bolsonarismo no estado. Mas na capital ambos saíram derrotados, mostrando importante ponto de apoio para o necessário combate à exprema direita e aos ataques.

Além disso, os dois deputados estaduais mais votados na cidade de Porto Alegre foram do PSOL, Luciana Genro e Matheus Gomes. Dos cinco mais votados da cidade, 3 são do PSOL e 1 do PCdoB. No estado, os mais votados para deputado estadual e federal foram da extrema-direia e direita. Apesar de todos eles estarem junto com Lula e Alckmin numa chapa de conciliação de classes com a direita neoliberal, esses números expressam como Porto Alegre está na contramão do conjunto do estado e representam ponto de apoio importante para pensar as próximas batalhas. Essa política de conciliação de classes, que PT leva há anos, é que pavimentou o caminho para o crescimento do bolsonarismo – e os resultados mostraram como as alianças com a direita não serviram para derrotar Bolsonaro, pelo contrário, serviram para fortalecerem a extrema-direita.

Leia mais: Programa do PT e PSOL no RS conserva obra neoliberal de Sartori, Leite, Temer e Bolsonaro




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias