×

Peru | Em novo ato em SP, comunidade peruana protesta contra o golpismo e a repressão no Peru

Neste domingo (15) a comunidade peruana realizou um novo ato em frente ao Consulado peruano contra o governo golpista de Dina Boluarte e a violenta repressão contra o povo peruano.

terça-feira 17 de janeiro de 2023 | Edição do dia

Este é o segundo ato realizado pela comunidade peruana em São Paulo, que já havia organizado uma manifestação em conjunto com organizações de esquerda, conforme noticiamos no Esquerda Diário. Com os dizeres "Renuncia Ya!" e "Asamblea Constituyente ya!", aconteceu a concentração em frente ao Consulado peruano. A manifestação contou com falas de repúdio a repressão violenta do governo golpista, que no último período tem se intensificado, chegando a, com pouco mais de 1 mês após o golpe contra Pedro Castillo, um número de mais de 50 peruanos mortos.No entanto, apesar da repressão, a mobilização dos trabalhadores, indígenas e da população peruana segue, tendo nas últimas semanas chegado à Cusco e à capital, Lima.

Veja mais: Comunidade peruana denuncia: empresa brasileira fornece bombas de gás para repressão no Peru

Dentre as falas ao longo do ato, uma questão presente também foi o caráter profundamente racista dos assassinatos cometidos pelo governo, já que se trata de sangue indígena novamente derramado. Para além disso, foi manifestado o completo repúdio ao envio de bombas de gás realizado por uma empresa brasileira para seguir reprimindo as intensas mobilizações que estão se desenvolvendo no Peru.

Ao final, foi lida uma carta do companheiro Afonso que faz parte do MTST dirigida ao atual presidente Lula pedindo que o governo brasileiro tome as medidas necessárias para impedir o envio. O Esquerda Diário compareceu ao ato para manifestar seu total apoio a manifestação e se coloca a serviço de fortalecer todas as demais iniciativas da comunidade no Brasil para lutar contra a repressão do governo golpista de Dina Boluarte.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias