×

Greve | Enfermagem em greve no Rio impõe à justiça que reveja seu ataque ao direito de greve

Trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem em greve protagonizaram forte ato nesta tarde no Rio de Janeiro, em frente ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em repúdio ao absurdo ataque à greve aprovado pela justiça em favor dos convênios privados de saúde!

segunda-feira 13 de março de 2023 | Edição do dia

Na manhã desta segunda-feira (13/03) as trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem em greve organizaram uma importante manifestação no centro do Rio de Janeiro conseguindo impor ao judiciário uma revisão parcial de seu ataque ao direito de greve.

Veja algumas imagens e vídeo da forte manifestação:

Enquanto lutam pela conquista essencial do piso nacional da enfermagem, barrado pelo STF à serviço dos tubarões da saúde privada, trabalhadores da enfermagem sofreram um golpe a seu direito de greve no Rio de Janeiro, na forma de uma liminar, concedida pelo TRT aos convênios privados de saúde, cortando o percentual de profissionais com direito a fazer greve para apenas 20% da categoria.

Trata-se de um massacre a um direito básico - no município, por exemplo, servidores têm direito a até 70% em greve. E mesmo este pequeno percentual - 20%- que a justiça permite fazer greve na rede privada, conforme denunciam trabalhadores, sofre constante perseguição das chefias, na forma de ameaças, suspensão dos Adicionais de Plantão Hospitalar, lançamento de código de greve, etc.

Ao fim da audiência de hoje, em meio ao forte ato, os trabalhadores conseguiram conquistar o aumento para 40% do percentual permitido de grevistas. Enquanto isso é, sem dúvida, um recuo parcial do judiciário, e é fruto da forte mobilização e disposição de luta dos trabalhadores, é importante não manter nenhuma confiança nesse judiciário. O mesmo judiciário impede o piso de se efetivar, além de ter sido o próprio que concedeu essa ultrajante liminar a serviço da saúde privada para início de conversa. São inimigos históricos dos trabalhadores, que agora buscam fazer retroceder um direito tão essencial quando o de greve!

Nós, do Esquerda Diário, nos colocamos no mais completo apoio à luta da enfermagem! E defendemos que, para derrotar todos os ataques dessa justiça dos ricos e impor o piso, é preciso fortalecer ainda mais a greve e expandir a luta por todo o país! E para isso é preciso que os sindicatos e centrais sindicais construam um plano de lutas real, apoiando e fortalecendo as greves que já estão em curso, como no Rio e em Pernambuco, sem nenhuma confiança na justiça, e sim organizando pela base, com assembleias de trabalhadores em luta e coordenando os trabalhadores em greve de diferentes setores (público e privado) para que possam tomar em suas mãos os rumos da luta e pensar novas e mais fortes maneiras de conquistar apoio de outra categorias e da população para assim derrotar os empresários milionários, os governos e o judiciário.

Contra os tubarões da saúde, defendemos a estatização de todas as redes privadas, sob controle de seus próprios trabalhadores, bem como a efetivação de todos os terceirizados, contra a precarização do trabalho e da saúde. Como dizem os grevistas nas ruas: "enfermagem não é mercadoria! Saúde não é mercadoria! Em defesa do piso!"

Nesta quarta-feira, 15/03, outro ato ocorrerá, às 9h, no hospital Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, e chamamos a todas e todos a se somarem em apoio a essa luta.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias