O movimento estudantil da UFF ocupou a praça da Cantareira em Niterói no dia 11/10 e andou até o terminal rodoviário da cidade, contra os cortes de Bolsonaro e por Fora Bolsonaro genocida.Que a UNE organize uma paralisação nacional no dia 18 para fortalecer a luta contra (...)
Redação
Calvin de Oliveira
Nas últimas semanas, ocorreu a destruição de duas faixas da Faísca Revolucionária e de cartazes na UFF. CA's e DA’s, a Rede Transvestis UFFianas, mais de 300 estudantes de diversos cursos, professores dos departamentos de Letras, História e Geografia e a Atlética do curso de História assinaram um (...)
Faísca - UFF
Nos últimos dias, faixas colocadas pela Faísca Revolucionária e intervenções do Coletivo Rebeldia foram vandalizadas, ambas organizações de juventude que constroem o Polo Socialista e Revolucionário.
Estudantes da graduação e pós de 7 cursos diferentes na UFF estiveram presentes para debater o lançamento do livro que debate a história de luta das mulheres trabalhadoras no Brasil e no Mundo.
Nesta semana estão ocorrendo as eleições para o Centro Acadêmico de História da UFF, um curso que, historicamente, foi vanguarda da mobilização na universidade. Aqui nós da Juventude Faísca buscaremos dialogar, a partir de um debate com o programa da Chapa “A Todo Vapor”, sobre qual papel o Centro (...)
Depois de mais de 5 meses de atrasos e grosserias por parte de pró-reitores, a PROAES finalmente anunciou o pagamento das bolsas de assistência estudantil.Entretanto, os bolsistas denunciam que nem todos receberam e só foram pagas as parcelas do mês de julho. Pelo pagamento integral das bolsas, (...)
Apresentamos este artigo para dialogar sobre as eleições que acontecem agora na Geografia da UFF, com todos aqueles que querem derrotar o projeto autoritário e de precarização que impõe Bolsonaro, Castro, os Militares mas também as variantes de direita e qual papel um Diretório Acadêmico e um (...)
Calvin de OliveiraFaísca - UFF
Nesta segunda(16), diversas etnias indígenas, estudantes, trabalhadores e apoiadores da causa indígena se mobilizaram no Rio de Janeiro contra a realocação da aldeia Maracanã. Essa pauta tem importância onde setores da direita bolsonarista e do MPF vem avançando para que os indígenas percam sua (...)
A pauta pelo Passe Livre é muito importante e de interesse do conjunto dos estudantes. Todos ao ato dia 26/05!
Que lições podemos tirar para o movimento estudantil desse processo para lutar pelas nossas demandas?
A greve dos garis do Rio chegou ao seu 9º dia com um ato de uma vanguarda realizado em Copacabana.Dezenas de estudantes da UFF, da UERJ e de todo o país se solidarizaram com a greve e o reclamo por um salário digno e liberdade sindical, por iniciativa da Faísca Revolucionária separamos aqui as fotos (...)
Empresas de ônibus se aproveitam da pandemia e somem com mais de 150 linhas
Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, a juventude Faísca realizou um encontro nacional no Rio de Janeiro, debatendo como entre reforma e revolução, o o trotskismo precisa ser uma arma para a juventude anticapitalista e revolucionária no Brasil de (...)
Marie CastañedaMariana Duarte
Em declaração dos bolsistas do PET do Serviço Social da UERJ, denunciam não estarem recebendo bolsa referente ao programa, passando absurdamente mais de um mês sem o valor. Em meio a pandemia, crise, os estudantes denunciam o MEC, FNDE que segue sem dar uma (...)
Após a absurda decisão judicial que impôs o retorno forçado das atividades presenciais nas instituições federais de ensino no Rio, fica ainda mais escancarado o absurdo que é a prefeitura de Eduardo Paes seguir negando o Bilhete Único Universitário aos estudantes. É preciso organizar de imediato a luta (...)
Faísca - UFRJVitória BarrosAlexandre Azar
Os trabalhadores da Comlurb do Rio de Janeiro estão em luta por reajuste salarial e contra o ataque da patronal e da prefeitura aos planos de saúde, além de se enfrentar com a covarde perseguição antissindical da chefia da Comlurb e da prefeitura de Eduardo Paes. Na próxima quinta-feira (04/11) (...)
Dezenas de estudantes independentes, da Faísca, Afronte, Rebeldia participaram de uma campanha de fotos em apoio à luta dos garis que estão com salário congelado desde 2019 e tiveram o plano de saúde trocado por um pior pelo Eduardo (...)
Levantamento feito pelo UOL indica que das 69 universidades federais do país, 10 delas anunciam que preveem a volta de aulas presenciais em 2022 e 25 delas não têm previsão para a volta presencial. As outras 34 ou não responderam ao levantamento ou não foram consultadas. Veja lista ao (...)
Júlio Dandão
Duas trabalhadoras terceirizadas acusam ter sofrido assédio na moradia estudantil. O caso se arrasta desde abril deste ano sem resolução, com agravante da reitoria que não tomou qualquer medida de proteção às vítimas.
Pedro CheuicheMiguel Gonçalves
Chamada por D.A's e C.A’s que ocupam a oposição ao DCE da UF, assembleia reuniu estudantes para discutir o ato do dia 2 de outubro, além da situação da UFF para volta das aulas presenciais e também denúncias de estudantes sobre a Moradia Estudantil e precarização da (...)
O Esquerda Diário se consolida como uma imprensa militante contra os poderosos responsáveis pela continuidade das mazelas sociais profundas do Rio de Janeiro que oprimem e exploram os negros, mulheres, lgbts e trabalhadores.
Os jovens trabalhadores e a classe trabalhadora de conjunto sofrem amargamente com as condições precárias dos transportes públicos, após seis meses de gestão da prefeitura de Eduardo Paes, os estudantes trabalhadores seguem com direito a passe livre universitário negado, enquanto isso tiram do (...)
Faísca Revolucionária
Discrição- O deputado Estadual do Rio de Janeiro, Anderson Moraes do PSL, no dia 20 quinta-feira, invadiu a Universidade do Estado do Rio de Janeiro do Campus Maracanã e de forma autoritária e anti- democrático arrancou uma faixa pendurada na UERJ pelo direito a vacina e (...)
Redação Rio de Janeiro