×

Movimento Estudantil | Estudantes da UFF se mobilizam contra os cortes e fazem ato em Niterói/RJ

O movimento estudantil da UFF ocupou a praça da Cantareira em Niterói no dia 11/10 e andou até o terminal rodoviário da cidade, contra os cortes de Bolsonaro e por Fora Bolsonaro genocida. Que a UNE organize uma paralisação nacional no dia 18 para fortalecer a luta contra Bolsonaro!

sexta-feira 14 de outubro de 2022 | Edição do dia

Com a concentração marcada para às 17h do dia 11/10, ato fez parte das mobilizações contra os cortes de Bolsonaro à educação. A UFF já estava ameaçada de fechar no início de setembro com os cortes feitos em julho, de acordo com a Reitoria. Em declaração no twitter, a Universidade pontuou que mesmo com o recuo parcial não há verbas para pesquisa.

A política bolsonarista, logo em clima de 2º turno, que já analisamos aqui, serve para atacar o setor que o presidente elegeu desde o início de seu governo como inimigo. Bolsonaro quer as universidades privatizadas e o acesso à educação ainda mais elitizado. Os cortes vêm de uma série de ataques que servem para o orçamento secreto e o pagamento da dívida pública.

Na UFF esses cortes já expressam nos cortes e atrasos de bolsas, nas demissões e perda direitos de terceirizados e nas longas filas do Bandejão que afetam diretamente os setores mais precários.

Para defender esses setores e a universidade pública, assim como lutar contra o teto de gastos e as reformas trabalhistas e do ensino médio. É um absurdo confiar mais em Alckmin, na direita e nos empresários do que na mobilização dos estudantes, como faz a UNE. É preciso uma paralisação nacional no dia 18, com grandes atos pelo país para fortalecer a luta contra o bolsonarismo, como expressou Miguel militante da Faísca no ato:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias