×

França: Independência de classe por nenhum voto para os capitalistas no 2º turno

Nossos camaradas na França se pronunciam no segundo turno das eleições regionais do país, chamando para abstenção da classe trabalhadora e para intensificar a força da luta de classes.

segunda-feira 28 de junho de 2021 | Edição do dia

Para o segundo turno das eleições regionais e departamentais da França em 27 de junho, a Révolution Permanente chama a anular o voto. Não há em quem para votar, e não tem possibilidade de voto crítico, quando a chamada esquerda "reformista" de La France Insoumise – sem se preocupar – se alinha atrás de dois partidos burgueses: o Partido Socialista (PS), responsável por mais privatizações na França do que a direita, e o "Capitalistas Verdes" da Europa Écologie - LesVerts (EELV, Europa Ecologia - Os Verdes). Ambos defendem o capitalismo e os grandes negócios com unhas e dentes.

Em vez disso, vamos nos preparar para as próximas batalhas - no terreno decisivo da luta de classes.

Primeiro turno: Abstenção e um tapa na cara de alguns partidos

A taxa de 66% de abstenção no primeiro turno em 20 de junho revelou uma rejeição maciça do quadro eleitoral de meio-termo e de toda a classe política por uma parte significativa da população francesa. Isso abalou a classe dominante, cujos editorialistas chegaram ao ponto de evocar a necessidade de tornar o voto obrigatório e punir os abstencionistas. É um novo aprofundamento do descrédito das instituições políticas da Fifth Republic. E acima de tudo, atesta a ausência de uma alternativa independente para representar a classe trabalhadora e a mais marginalizada.

O Presidente Emmanuel Macron levou uma verdadeira bofetada na cara. Um número significativo de candidatos ao LREM3 nem sequer conseguiu passar a marca dos 10% necessários para chegar ao segundo turno. Em todas as frentes, foi um fracasso da estratégia dupla de Macron de nacionalizar as eleições e criar o apoio indispensável para assegurar que os republicanos vencessem o Rassemblement national (RN). Por sua vez, o RN contava com o clima de segurança que o governo e os meios de comunicação social criaram para fazer uma grande pontuação e possivelmente conquistar várias regiões pela primeira vez na sua história. Mas apesar das apostas para o partido de extrema-direita, os seus eleitores habituais não se mobilizaram, o que significa que os votos do RN despencaram em seus bastiões habituais. Tudo isto aponta para um possível desmoronamento da base do partido, contra um pano de fundo de promessas crescentes à classe dominante que esgotaram o próprio marketing como "anti-sistema".

A única força política que correu sob a bandeira de segurança e que parece ter emergido do primeiro turno reforçada são os tradicionais, que não são menos reacionários que os republicanos de direita. Sem um significativo aumento de votos, o LR5 resistiu - tal como o PS - nas regiões que já liderava, enquanto acumulava várias vitórias contra os candidatos do RN que permitiram ao partido tomar de Macron o manto de "Força defensiva" contra a extrema-direita. Foi apenas uma pequena vitória para os partidos do velho mundo, pilares da burguesia francesa e da Quinta República, que provavelmente se manterão a frente de várias regiões. Isto é suficiente para questionar se as eleições presidenciais de 2022 serão o duelo entre o RN e o LREM que vem sendo vista como inevitável.

LFI Adere a "Frente para a República" e a "União de Esquerda"

Falando do La France Insoumise, a sua abordagem nas eleições regionais tem estado em todo o mapa: candidaturas unidas com os Verdes no Pays de la Loire; com o Partido Comunista Francês (PCF) na Île-de-France (região de Paris); participação em sindicatos da "Esquerda" que gerem a gama desde os Verdes ao PS até ao PCF, como em Hauts-de-France; e, muitas vezes por despeito, candidaturas aliadas com o Novo Partido Anticapitalista (NPA) na Occitanie e Nouvelle-Aquitaine. O LFI tem sido largamente oportunista, não hesitando em aliar-se com o Partido Socialista ou mesmo alinhar com um ex-Macronista em Pays-de-la-Loire.

Mantendo esta abordagem, o LFI não hesitou em se deitar com todos os tipos de políticos para o segundo turno, com fusões e alianças destinadas a captar alguns lugares. Na Île-de-France, La France Insoumise fundiu-se com o Partido Socialista neoliberal e os apoiadores do capitalismo verde da EELV. Isto tem uma lógica institucional: ganhar posições a qualquer custo, mesmo que isso signifique comprometer-se com uma esquerda social-liberal que tem sido protagonista em arquitetar ataques antissociais e antidemocráticos em troca de alguns lugares em alguns conselhos regionais. Esta é a política que o próprio líder da LFI Jean-Luc Mélenchon foi o primeiro a repudiar. Em Maio passado, no Le Monde, criticou o absurdo do "capitalismo ecológico" defendido pelo líder verde YannickJadot e EELV, bem como o "PS social-liberal, ao qual é prometida uma extinção mais ou menos rápida".

Na mesma linha, na região da Provença-Alpes-Côte d’Azur (PACA), a PCF apela a um voto para os republicanos vencerem a extrema direita, enquanto a sua própria candidatura de unidade de esquerda com EELV se retirou do segundo turno em nome de uma "frente para a república". Tal política só pode reforçar os próprios responsáveis pelos ataques profundos relacionados com a segurança e as reformas racistas e neoliberais, e alimentar a dinâmica da extrema-direita. Torna impossível qualquer apoio crítico a estas frentes.

Abster-se e se preparar para os confrontos que estão por vir

O Primeiro turno dessas eleições regionais se revelou, um ano antes das eleições presidenciais, quão profundamente desacreditadas se tornaram as instituições da Quinta República - ao ponto de suscitar preocupações da classe dirigente e o espectro de um regresso dos Coletes Amarelos. O antigo primeiro-ministro Édouard Philippe, evocando a abstenção em La Dépêche, continuou insistindo que "as causas profundas da crise dos Coletes Amarelos não desapareceram". Esta não é uma declaração trivial. Têm sido proferida várias vezes nos últimos dias, revelando um medo de que a raiva expressa na abstenção se transforme em explosões de luta social. Na mesma linha, Geoffroy Roux de Bézieux, o chefe da MEDEF (a maior federação patronal do país) manifestou a preocupação de que a revolta contra a reforma das pensões voltaria a erguer a cabeça. Ele observou: "Os movimentos sociais surgem frequentemente quando são esperados, quando há uma acumulação de sofrimento e frustração individual".

Os votos ganhos pela Lutte Ouvrière (LO), particularmente a que foi liderada por Nathalie Arthaud na Île-de-France, mostram que mesmo com os ataques de segurança e racista dos últimos meses, a classe trabalhadora baseada numa verdadeira independência de classe podem mobilizar uma parte do eleitorado para assegurar que "o lado dos trabalhadores seja ouvido". De fato, os 320.000 votos da LO - cerca de 2,3% dos votos expressos a nível nacional, e incluindo 3,6% em Hauts-de-France - mostram o quanto a nossa classe precisa de representatividade, completamente independente da burguesia e das suas instituições, e longe dos compromissos e traições da esquerda institucional. Estes números sugerem também o potencial de uma frente anti-capitalista ainda mais ampla de LO e do NAP, mantendo ao mesmo tempo a independência da classe. Isso teria sido possível se o NPA não tivesse capitulado com as suas alianças com a LFI, que alcançou um total de votos bastante diminuto. Na verdade, LO aproximou-se da aliança LFI-NPA em Nouvelle-Aquitaine.

Enquanto os totais do RN mostrarem uma certa degradação dos votos da extrema-direita, não é momento para manobras políticas e alianças oportunistas que jogam a favor do regresso dos velhos partidos do regime, quer se trate do PS ou dos republicanos. Não há caminho para a classe trabalhadora e oprimida ao lado do PS, o partido das traições. Hoje, o PS alinha-se com os ataques racistas e antidemocráticos do governo. Nem há nada a esperar dos capitalistas verdes do EELV, cujo líder Yannick Jadot participa na escola de Verão do MEDEF, e que com o PS e o PCF demonstra ao lado do Ministro do Interior Gérald Darmanin e dos sindicatos policiais racistas e reacionários.

Rejeitamos qualquer "frente para a república" ou "sindicato de esquerda" com aqueles que se comprometem com a exploração e opressão dos trabalhadores. Estas alianças e falsas alternativas prometem apenas mais anos de gestão capitalista e nenhuma saída para a crise dos trabalhadores. Chamamos uma votação no primeiro turno para Lutte Ouvrière, a única candidatura independente da classe a apresentar um programa para a nossa classe, mas não chamamos uma votação no segundo turno, porque nenhuma opção apresenta uma alternativa para a classe trabalhadora. Não queremos semear ilusões nas eleições. A resposta à crise econômica, à crise ambiental, à ofensiva relacionada com a segurança e racismo, e à ascensão da extrema-direita virá apenas do nosso lado empenhando-se nos métodos da luta de classes: mobilização nas ruas, auto-organização e greves. É por isso que chamamos para a construção de um partido revolucionário dos trabalhadores com um verdadeiro programa anticapitalista da classe trabalhadora, um partido que seja completamente independente do Estado e das suas instituições.

Publicado pela primeira vez em francês a 24 de Junho no Révolution Permanente.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias