×

Greve de petroleiros na França: "Nenhuma gota de gasolina sairá daqui"

Após o anúncio da imposição obrigatória de quadro de funcionamento mínimo aos grevistas da refinaria da multinacional Exxon na França, nesta quarta-feira, a refinaria Total na cidade de Donges se junta à greve que se espalha pelo setor petroquímico há várias semanas.

quinta-feira 13 de outubro de 2022 | Edição do dia

Desde a manhã desta quarta-feira (12), a refinaria Total em Donges (Loire-Atlantique) aderiu à greve de petroleiros que já dura mais de 20 dias em alguns setores. Esta não é uma refinaria qualquer, mas a segunda mais importante do país em volume de produção.

Na tarde desta terça-feira, a CGT anunciou a extensão da greve do setor petroquímico a esta planta da Total Energies, que era uma das poucas que não havia aderido ao movimento grevista nacional iniciado em 27 de setembro.

Nesta quarta-feira, às cinco da manhã, um piquete de greve recebeu os trabalhadores presentes nas instalações. Segundo fontes sindicais, 80% da equipe de hoje (quinta-feira, 13) aderiu à greve. Os percentuais foram semelhantes na assembleia geral às 13h30, que votou pelo bloqueio da saída de combustível até a troca de equipamentos à noite, que teria que decidir em terceira assembleia geral se vai aderir ou não à greve.

Os grevistas se reúnem hoje em uma assembleia geral para decidir se a refinaria de Donges como um todo entra em greve para interromper a produção.

[tradução do tweet: [AO VIVO] Após o anúncio de imposição do quadro mínimo dos grevistas da Exxon, a refinaria Total em Donges anunciou ontem que está se juntando ao movimento. Desde as 5h a refinaria está bloqueada e serão realizadas Assembleias Gerais para decidir sobre a continuidade da mobilização. Estamos no local.]

Como explica David da CGT Total Energies em Donges: “estamos retomando o movimento após uma primeira greve de 72 horas nos dias 27, 28 e 29 de setembro, e nem uma gota de combustível sairá da refinaria”. Enquanto a luta entre a Total e os trabalhadores continua, David confirma que os trabalhadores comentam com ele como "a Total não levou em consideração nenhuma de [suas] reivindicações sobre salários, condições de trabalho ou melhorias, então [entraram] na luta".

Nesse contexto, o anúncio do governo de impor quadro mínimo obrigatório aos trabalhadores da ExxonMobil ontem à tarde, sob pena de prisão dos grevistas que rejeitarem a imposição, foi a faísca que acendeu a greve em Donges: "Atualmente, estamos em greve para apoiar a luta dos companheiros de outras refinarias da Total, mas também da Exxon que estão em greve há 3 semanas. Mas também por causa do anúncio de ontem do governo de impor um quadro mínimo de funcionamento em locais em greve. É uma decisão monstruosa que visa destruir o direito de greve”, explica David.

Em Donges, o mal-estar dos salários aumenta ainda mais os problemas locais. Como Marin, sindicalista da Force Ouvrière e trabalhador da refinaria, nos explicou: “Há alguns meses houve uma greve de 20 dias na refinaria para denunciar os contratos precários, ou seja, trabalhadores temporários ou trabalhadores com contratos indefinidos. Exigimos a efetivação com contratos indefinidos para todos os trabalhadores. Se geramos 30.000 milhões de lucro em 2022, isso não deveria ser tanto. A gestão nos ignorou e não nos ouviu. Tudo é ’trabalhe e morra’, e nada mais. Falam de diálogo social, mas não tem nada disso”.

Diante dos ataques do governo à greve de nacional de petroleiros, a resposta da segunda maior refinaria do país em volume de produção é uma importante demonstração de solidariedade e união. Além disso, a entrada da refinaria de Donges em greve de prorrogável, juntamente com as outras instalações da Total e da Exxon em greve, poderia tornar favoravelmente a correlação de forças a favor dos grevistas. Para decidir o próximo passo, haverá uma próxima assembleia geral ao meio-dia de toda a equipe para decidir o próximo passo da mobilização e a possibilidade de manter a greve no dia seguinte, uma possibilidade que os grevistas defenderam nos piquetes e nos debates posteriores, levando muito a sério a questão da paralisação da produção na refinaria de Donges.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias