×

Jogo bonito | “Hoje não trabalhamos!”: o dia em que o México parou por Pelé

Na Copa do Mundo do México em 1970, a cidade de Guadalajara se tornou a sede da seleção brasileira e as pessoas pararam suas atividades para ver o favorito de todos, Pelé.

sexta-feira 30 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Traduzido do La Izquierda Diario Argentina

O futebol, como bem sabemos neste país, é uma paixão das multidões. Atravessa fronteiras e décadas com a magia sempre intacta de saber que, aconteça o que acontecer, o fervor, a emoção e a beleza que pode gerar o romance entre o jogador ou a jogadora com a bola estará sempre presente. Há apenas uma semana, a Argentina paralisou em um feriado nacional para ver a seleção com a tão esperada Copa do Mundo. E há 52 anos, algo semelhante aconteceu no México, mais precisamente na cidade de Guadalajara, durante a Copa do Mundo que acontecia naquele momento.

Naquela cidade, a seleção brasileira disputou quase todas as partidas durante a Copa do Mundo no México de 1970. A seleção era uma das favoritas no primeiro evento dessas características realizado naquele país e acabaria por ser campeã pela terceira vez em sua história. Mas antes disso, o povo de Guadalajara enlouqueceu sabendo que nada mais nada menos que Pelé estaria ali apenas para a satisfação de todos.

Um cartaz da época era um reflexo de como as jogadas de Pelé eram vivenciadas no México: em uma das ruas localizadas no centro da cidade durante a Copa, pode-se ler “Hoje! Não trabalhamos porque vamos ver Pelé”. Nessas coisas, mais uma vez, também podemos ver pedaços de alegria popular. E Pelé, que faleceu nesta quinta-feira aos 82 anos, também foi reflexo disso.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias