×

Racismo | Imigrantes negros são impedidos de deixar a Ucrânia em meio a guerra

As Forças Armadas e Policiais da Ucrânia e Polônia estão sistematicamente impedindo que negros e negras deixem o país.

segunda-feira 28 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

Há relatos que existem hierarquias para adentrar os transportes públicos, como ônibus, onde por exemplo, primeiro entram crianças brancas, depois mulheres brancas, depois homens brancos, e se houver espaço negros, até situações de violência onde os cidadãos ucranianos apoiados pelas Forças Policias impedem os negros de usarem os meios de transporte público, como os trens gratuitos.

A polícia ucraniana entrava nesses trens gratuitos e retirava fisicamente todos os negros, dizendo que eles tinham que ficar, enquanto permitiam cidadãos de todos os outros países”. Há toda uma movimentação pelas redes sociais denunciando fortemente a situação, em um dos vídeos que circula, uma mãe nigeriana com seu bebê, foi filmada sendo forçada fisicamente a ceder seu assento para outra pessoa.

O governo da Ucrânia e Polônia negam completamente os ocorridos, em uma clara mentira demagógica, pois há vídeos que comprovam as agressões sofridas. A Ucrânia abriga milhares de estudantes negros que estudavam no país e que nesse momento se veem obrigados pra além de fugir por suas vidas no meio de uma guerra, a enfrentarem situações onde o racismo descaradamente se expressa, da maneira mais asquerosa possível: a hierarquização do valor das vidas.

É necessária a construção de um poderoso movimento internacional anti-guerra que coloque a classe trabalhadora mundial como protagonista, contra o embate do intervencionismo imperialista da OTAN e as agressões militares russas. Por uma Ucrânia independente, trabalhadora e socialista!

Leia mais: “Não à guerra! Nem Putin nem a OTAN! Grita a juventude em manifestações pelo mundo”.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias