Confira aqui o programa da chapa Para ouvir os pássaros para as eleições de Centro Acadêmico da Letras-USP (CAELL), composto pela Faísca Revolucionária e estudantes independentes. Resgatando as lições da recente greve, contra o Tarcísio, as privatizações e ataques na educação: Por um CAELL proporcional, (...)
Faísca Letras USPFaísca USP
Fazemos um chamado para convocação unitária de um espaço conjunto de debate de balanço da greve e das tarefas que o movimento estudantil tem pela frente com o Rebeldia/Balalaica e o conjunto dos estudantes que atuaram no processo com uma perspectiva alternativa e crítica ao DCE, buscando avançar em (...)
No segundo semestre de 2023 os estudantes da USP, após cerca de 7 anos, realizaram uma greve que se alastrou por diversos cursos, tomando conta de todo o campus Butantã e demais da capital, Lorena e Ribeirão Preto, denunciando que a USP é a universidade dos rankings internacionais da falta de (...)
Bianca CoelhoMariana DuarteFaísca USP
Ontem a postura da reitoria da USP deixou bem claro seu caráter reacionário, racista e elitista durante e depois a reunião de negociação da greve estudantil. A reitoria está buscando manobrar nosso movimento, demonstrando a atuação que o reitor teve desde o início: desgastar os estudantes. Diante (...)
Laura Sandoval
Em evento chamado "USP pensa Brasil", que acontece em meio a greve na Universidade e conta com a presença de membros da reitoria e vice-reitoria, estudantes fazem intervenção pela contratação de professores, denunciando a precarização da "melhor universidade da América (...)
Redação
Nota do Departamento de Direito do Trabalho e Seguridade Social em apoio à greve dos estudantes da USP.
Diretora da Escola de Enfermagem e a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) da USP seguem a esteira do reitor e do diretor da FFLCH
Estudantes em luta na USP irão realizar ato nas ruas no dia 26/09
Enquanto USP está em greve por falta de professores, Haddad defende iniciativa privada em visita à universidade
Com a adesão de mais cursos à greve estudantil da USP, manifestação demonstra grande disposição de luta. Todos à assembleia geral hoje às 18h30 na prainha da ECA.
Nesta segunda-feira, todos os cursos da FFLCH repudiaram com piquetes e em ato a ação autoritária da direção da faculdade de fechar todos os prédios, expulsando os estudantes e professores das salas de aula. O objetivo da direção da faculdade, alinhada aos interesses da reitoria, era boicotar a (...)
Mathias Nery
Na noite desta segunda-feira, 18/09, após uma tentativa de manobra reacionária da Reitoria da USP e da Direção da FFLCH - que cancelou as aulas e ordenou o fechamento de todos os prédios, os estudantes desta faculdade se reuniram em assembleias extraordinárias para decidir por greve (...)
Faísca USP
Contratação já de 114 professores! Unificar as lutas contra o desmonte da USP e Novo Ensino Médio!
Faísca USPJulia Cardoso
Enquanto os estudantes da Letras piquetavam o prédio de seu curso, em protesto à falta de professores e o sucateamento geral, o reitor da USP, Carlotti, esteve no Roda Viva.
Mateus Castor
A USP entra na posição 85 do ranking das 100 melhores universidades do mundo. Porém, isso ocorre enquanto os estudantes denunciam falta de professores e de permanência estudantil em diversos cursos e se inicia uma mobilização estudantil contra o sucateamento da educação (...)
Faísca USPLaura Sandoval
A partir de uma reunião com militantes da Faísca Revolucionária e demais estudantes do curso, em sua maioria calouros, chegamos nessas quatro propostas para poder massificar e fortalecer o movimento estudantil da letras, batalhando pela contratação de professores e contra a precarização da (...)
Faísca Letras USP
Pedro Oliveira
Faísca RevolucionáriaMovimento Nossa Classe
Pedro CostaPedro Oliveira
O ranqueamento estimula a competição entre nós, estudantes, e nos coloca em uma lógica produtivista, nos fazendo sentir como incapazes frente ao peso da realidade da universidade nos moldes em que ela funciona hoje
Juliane Santos
Neste sábado ocorrerá mais um ato contra Bolsonaro. É necessário construir um bloco com independência de classe, confiando na força organizada dos trabalhadores, estudantes, indígenas e todos os setores oprimidos e não na unidade com a (...)