×

MULHERES NEGRAS E MARXISMO | Luta Negra e Luta de Classes é 2º tema do grupo de estudo do Pão e Rosas DF, participe!

Pão e Rosas DF e Centro Oeste convida todes a participarem do 2º encontro do grupo de estudos regional do novo curso do Campus Virtual do Esquerda Diário, Mulheres Negras e Marxismo. O encontro será sobre Luta Negra e Luta de Classes e contará com a presença de Flávia Telles, militante do Pão e Rosas e do Quilombo Vermelho. No próximo sábado dia 17/04 às 16h. Participe!

Marina CangianoEngenheira ambiental, mestranda em Geociências pela UnB

quarta-feira 14 de abril de 2021 | Edição do dia

Imagem por Nicolle Gonçalves; desenho por Isadora Romera e Filipe Souza

O Pão e Rosas DF e Centro Oeste, grupo de mulheres socialistas, formado por trabalhadoras, estudantes e estudantes da UnB, convidam a todas, todos e todes do DF e região para o grupo de estudos do curso Mulheres Negras e Marxismo oferecido gratuitamente pelo Campus Virtual do Esquerda Diário, ministrado por Letícia Parks, co-organizadora do livro lançamento das Edições Iskra.

O grupo de estudos iniciou os ciclos de debates no dia 10/04, sábado, às 16h, com a presença de Letícia Parks com o tema sobre Opressão e Exploração. Confira aqui como foi. Caso você tenha perdido o encontro não tem problema, a discussão será por temas, só vem participar com a gente! Os encontros são virtuais pelo GoogleMeet, o próximo encontro será sobre Luta Negra e Luta de Classes com a presença da Flávia Telles, no próximo sábado dia 17/04 às 16h.

O objetivo do grupo de estudos é aprofundar os debates, reflexões e percepções do curso, dos textos lidos, salientar dúvidas e trocar com as diferentes trabalhadoras e estudantes presentes Abordando conceitos chaves do Marxismo, permitindo que reflitamos a teoria vinculada à prática política cotidiana na nossa sociedade. Em meio a pandemia vemos que a classe trabalhadora é a que mais sofre as consequências da crise, principalmente as mulheres negras, muitas linha de frente, que durante a pandemia não puderam parar, ao mesmo tempo que demissões em massa tem ocorrido. Aqui você vai encontrar as bases teóricas para não somente pensar dentro dos limites impostos pela política da democracia burguesa, que não questionam o sistema de conjunto, mas sim, criticar qualquer situação de opressão e exploração, além de sentir um leve cutucão para lutar pelos nossos direitos, agora, e também para se organizar junto da classe trabalhadora para derrubar o sistema capitalista de vez!

Vem participar com a gente no próximo encontro esse sábado, 17/04 às 16h, que terá a presença da Flávia Telles, professora da rede estadual, militante do Pão e Rosas e do Quilombo Vermelho, autora do artigo “As armadilhas do liberalismo na luta das mulheres negras".

As referências bibliográficas para a discussão estarão no Campus do Esquerda Diário, porém as mesmas serão compartilhadas no grupo em formato digital (pdf). Estas serão:

Parks, Letícia. Quem é Negro no Brasil?. Letícia Parks, Odete Assis, Carolina Cacau (orgs.). Mulheres Negras e Marxismo. São Paulo, Ed. ISKRA, 2021, p.181-192.

Marx, K. & Friedrich, E. Burgueses e proletários. Manifesto do Partido Comunista. Ed. Penguin e Companhia Clássicos, 2012.

Se perdeu a primeira aula com a Letícia Parks, confere nesse link !
E a segunda também está aqui !

Venha participar e debater os temas com a gente!!

Confira o cronograma das aulas e dos debates do grupo de estudos (as primeiras datas são referentes às aulas e as segundas datas ao grupo de estudos):

13/04: Luta negra e luta de classes | 17/04 às 16h
20/04: Negras no topo? | 02/05 às 16h
27/04: Mulheres negras e estratégia socialista | 08/05 às 16h

Se você é do Distrito Federal ou região e quer participar, mande uma mensagem para (61)99903-2711 - Luiza




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias