×

Capitalismo | Microsoft anuncia demissão de 10 mil trabalhadores para manter seus lucros bilionários

Nesta quarta-feira (18) a Microsoft informou que 10 mil trabalhadores serão demitidos até o final de junho.

quarta-feira 18 de janeiro de 2023 | Edição do dia

Enquanto os bilionários como Elon Musk, Zuckerberg, Bezos e Bill Gates, continuam a lucrar às custas dos trabalhadores, eles seguem massacrando seus funcionários. Essas mega corporações que faturam cifras astronômicas se justificam como o CEO da Microsoft ao comentar as demissões no demagógico Fórum de Davos: “Ninguém pode desafiar a gravidade e a gravidade aqui é o crescimento econômico ajustado pela inflação". Que falácia nojenta colocada à serviço da manutenção de seus lucros enquanto 10 mil trabalhadores irão amargar nas filas do desemprego.

Vale chamar a atenção aos números apresentados em um relatório recente da Challenger, Gray & Christmas, que mostra um aumento de 649% nas demissões no ramo da tecnologia em 2022 em comparação com 2021.

Em 2022 denunciamos as demissões na Meta (facebook), Twitter e Amazon. A Meta demitiu 1 mil funcionários, o Twitter, após ser comprado pelo bilionário Elon Musk, demitiu metade dos cerca de 7,5 mil funcionários. A gigante do varejo Amazon, também confirmou o desligamento de 18 mil trabalhadores no ano passado.

Esses bilionários são parasitas tidos como heróis da tecnologia, procuram justificativas “lógicas” para não assumir responsabilidade sobre as vítimas de suas ações criminosas. O Sr. CEO da Microsoft afirma que para manter seus lucros frente a inflação são necessárias as demissões, mas esquece de dizer que ele é o culpado por isso visto que o desemprego no capitalismo é estrutural e sistêmico: faz parte desse modus operandi de uma sociedade regida pelo mercado, e quando os capitalistas sentem falta no próprio bolso, quem paga a conta são os trabalhadores, jogados no submundo do desemprego e da informalidade.

Para enfrentá-los, nosso primeiro desafio é construir uma força independente, com um programa operário e socialista. Nossos camaradas que constroem o Left Voice (Jornal da mesma rede internacional do Esquerda Diário), trabalham nesse sentido, fortalecendo as principais batalhas da classe trabalhadora desde uma perspectiva revolucionária, apoiando a Geração U (que significa "Union", em português, "sindicatos") e os novos mecanismos de organização que surgem do aumento da precarização, num contexto de pandemia e BLM, principalmente organizações sindicais do ramo tecnológico.

Essa gigante corporação, que atua em diversas empresas do ramo em centenas de países, apenas reforça a importância da internacionalização da luta dos trabalhadores; só essa união pode golpear esses bilionários sedentos por lucros. Lênin já falava da criação desses monopólios, tão característicos da época imperialista do capitalismo. Devemos combater esses parasitas ao redor do globo, dos EUA e Brasil à China, do Atlântico ao Pacífico. É necessário a expropriação dos monopólios da tecnologia sob controle dos trabalhadores e gestão da sociedade. Só assim será possível colocar todos os avanços tecnológicos desenvolvidos a serviço de todos. A classe trabalhadora é quem pode, em unidade com a juventude e os setores oprimidos, oferecer uma saída para essa crise e impor que a crise paguem os capitalistas.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias