×

Luta da Enfermagem | Milhares de enfermeiros se mobilizam em Pernambuco pelo pagamento do piso salarial

A mobilização saiu em ato do Derby, passando pelo Hospital Português, visitando diversos hospitais da Ilha do Leite. Durante o ato, os pedestres manifestaram apoio e dentro dos hospitais privados os trabalhadores que não puderam participar do ato prestavam solidariedade.

sexta-feira 9 de setembro de 2022 | Edição do dia

A categoria da enfermagem vem ao longo de muitos anos travando uma luta pelo piso salarial que foi recentemente conquistado e aprovado no legislativo. Mas em um desmando autoritário o STF anulou a decisão, após uma ampla campanha dos meios de imprensa burgueses juntos aos hospitais privados que entraram em campanha contra o piso. Os mesmos grupos da saúde privada que lucraram horrores durante a pandemia, agora falam que irão quebrarpor causa do piso. Enquanto no ápice da pandemia esses setores demagogicamente chamavam os trabalhadores da saúde que arriscavam sua vida de heróis - e de fato foram, pois salvaram muitas vidas - agora querem pagar salários de miséria para garantir o lucro dos patrões.

Além de Recife, também ocorreram atos em outras cidades do estado, como Caruaru.

Bolsonaro demagogicamente aproveitou a decisão do STF para atacar o judiciário, mas não nos enganemos Bolsonaro, Mourão, Guedes, nem o legislativo (que só aprovou o piso por conta da organização dos trabalhadores) são aliados de nossa classe. Pelo contrário, estiveram contra o piso durante o tempo todo, inclusive o filho do presidente Flavio Bolsonaro votou contra. Apenas foi sancionar a lei agora devido aos interesses eleitorais.

Isso mostra que apesar do STF e da Globo quererem posar de "democráticos", estão juntos a Bolsonaro e Guedes para atacar os trabalhadores.

Veja declarações da enfermeira Ana Dantas e da agente comunitária Isis direto da mobilização em Recife:

Nós do MRT e Esquerda Diário estivrmos presente na mobilização prestando odo apoio aos trabalhadores da enfermagem que se mobilizam hoje. É necessário assembleias em cada local de trabalho para os próprios trabalhadores possam tomar sua luta em mãos. Pelo pagamento imediato do piso!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias