Nos últimos dias três movimentações no xadrez militar precisam ser compreendidas na sua conexão. O vazamento da íntegra da fala do atual comandante do exército quando ainda era o comandante do sudeste. A anuência do Supremo Tribunal Militar de que o STF julgue os militares envolvidos no 8 de janeiro. (...)
Thiago Flamé
Juízes com Alexandre de Moraes e Barroso foram contra retirar parte do privilégio dos militares quando cometem crimes civis.
Redação
Lula está no comando do país há um pouco mais de um mês, e durante esse período se mostraram novas configurações da situação política e na correlação de forças no país.
Danilo Paris
Nos inspiremos na linha de frente LGBTQIPA+ e de mulheres no Peru e na França, pela garantia de todos os direitos das trans e travestis, para nos enfrentarmos com todo o reacionarismo dos anos de governo Bolsonaro, desde o golpe institucional de (...)
Pão e Rosas
O objetivo estratégico do general é atacar a demarcação de terras indígenas, defender a exploração de recursos minerais e de biodiversidade e ampliar controle e conhecimento territorial por parte dos militares no território amazônico.
Júlio Dandão
15:53 |
A palavra de ordem “sem anistia” tem sido utilizada para expressar o desejo, mesmo que difuso, de que a extrema direita pague por tudo que fez nos últimos anos. Do assassinato de Marielle às mortes na pandemia, todas as suas medidas e ações reacionárias motorizam esse sentimento por justiça. Esse (...)
Vitória Camargo
Datafolha realizado nos dias 19 e 20 de dezembro indicaram que três quartos da população brasileira é contrária aos atos golpistas que o bolsonarismo vem promovendo desde o fim do segundo turno. Pauta principal da malta verde e amarela é intervenção (...)
No apagar das luzes do governo Bolsonaro, os representantes bolsonaristas da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) aprovaram a extinção do órgão nessa quinta-feira (15). Tentam dar aquele último coice antes de sair do governo, desrespeitando a luta por memória e (...)
Há cerca de duas semanas, falecia na Argentina uma figura emblemática na luta pelos direitos humanos no país, Hebe de Bonafini, fundadora e dirigente das Madres de Plaza de Mayo [Mães da Praça de Maio]. Seu falecimento se dá quando o filme Argentina 1985, dirigido por Santiago Mitre e protagonizado (...)
Gonzalo Adrian Rojas
Ocorre nesse final de semana dos dias 02, 03 e 04 de dezembro a reunião da coordenação nacional da CSP-Conlutas no Sindicato dos Metroviarios de SP. Como parte da central, veja as intervenções da delegação dos trabalhadores do MRT no segundo dia de debates sobre a conjura nacional. Expressando a (...)
11:14 |
O ex comandante do Exército, General Villas Boas, novamente usou o twitter para expressar o seu golpismo. Em texto divulgado na rede social, fez coro com o discurso bolsonarista, exaltando os atos golpistas que vem ocorrendo no país, dizendo demonstrarem "incrível persistência" contra "os atentados (...)
Yuri Capadócia
Os comandantes das Forças Armadas se manifestaram hoje (11) em carta, condenando "eventuais excessos cometidos em manifestações’’. A declaração é assinada pelo almirante Santos (Marinha), pelo general Gomes (Exército) e pelo tenente-brigadeiro do ar de Baptista Junior (...)
O Ministério da Defesa de Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, 10, que não descarta a possibilidade de fraudes nas eleições, o relatório sugere que seja feita investigação. Novamente não há nenhuma afirmação de que houve fraude, no entanto deixa em aberto sobre possíveis (...)
Jojo de Paula
13:09 |
Entrega de relatório das Forças Armadas sobre as urnas eletrônicas foi anunciada para esta quarta-feira (9). Tal ação coroa a tutela militar nas eleições, sustentada em acordo com o TSE de Alexandre de Moraes.
Durante todo o processo eleitoral, de forma ainda mais aguda no domingo da votação e nos dias que se seguiram, assistimos a uma enorme degradação do sistema democrático e um crescimento de todas as forças autoritárias, ou, mais precisamente, bonapartistas. Enquanto Lula, o PT e as centrais sindicais (...)
18:42 |
Total rechaço às operações da PRF e do Exército que querem impedir o povo de votar. Organizar a luta contra Bolsonaro, a extrema-direita e a ingerência dos militares
O general Eduardo Villas Boas, ex-comnadante do Exército, se acostumou a ejetar ameaças golpistas antes de eventos eleitorais. Já em silêncio durante muito tempo, com problemas graves de saúde, resolveu retomar sua sanha golpista.
Virgílio Grasso
A grande mídia pouco veicula, mas corre em alguns jornais que foi um agente licenciado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que mandou por áudio um cinegrafista apagar as imagens do tiroteio em Paraisópolis