×

Golpismos | Mourão chama manifestantes golpistas a “não apagar a chama da direita” e “permanecerem altivos”



Em texto publicado no Estadão, porta-voz do chorume elitista paulistano, o atual vice-presidente da República e eleito senador pelo RS, Hamilton Mourão, conclamou golpistas a manterem mobilizações. Extrema-direita seguirá como corrente política nacional.

quinta-feira 15 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Se quiser doer a vista e sentir uma pontada de gastrite, leia a coluna de Mourão no Estadão de 14 de dezembro. Apesar da literatura não ser o forte do general, ele abusa da tentativa de conceber metáforas nesse texto, o que torna a experiência um pouco mais dolorosa do que já era de se esperar. Mas o fundamental disso tudo é o sentido geral do texto - explícita mensagem de manter a extrema-direita como uma corrente política de peso no cenário nacional e conservar uma espécie de espectro golpista que está sempre às rondas.

  •  Leia também: A mudança no cenário estratégico do país e a nova situação nacional

    Após criticar o governo Lula por gastos com Bolsa Família (que, diga-se de passagem, também foi feito de forma intensa pelo seu próprio governo para financiar o Auxílio Emergencial e depois o Brasil), Mourão investe em moralizar suas tropas e não deixar a “chama da direita apagar”. Ele diz “O clamor das manifestações a que assistimos desde a proclamação do resultado das urnas, que permaneceram sem o voto impresso e auditável, é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificá-lo de ‘antidemocrático’” - as manifestações que ele defende são os bloqueios golpistas de rodovias e atos que queimaram ônibus e tentaram invadir a PF, todos eles com conteúdo golpista e reacionário.

    E ele continua: “a minha mensagem aos manifestantes é para se apropriarem desta força, coragem e resiliência que provaram ter para permanecerem altivos, de cabeça erguida, firmes em suas convicções, unidos e diuturnamente vigilantes da nova condução que o País terá, das promessas e dos atos que virão. Lancem mão dos instrumentos constitucionais que garantem os direitos de uma democracia cidadã, com efetiva participação popular, e jamais se esqueçam de que soberano é o povo.”

    Para finalizar, Mourão ensaia outra tediosa metáfora e diz

    “Usem os seus representantes eleitos no Congresso Nacional, como eu, que estarei no Senado Federal, para não apagar a chama da direita, que no passado recente não conseguia fazer uma oposição popular forte e consistente. Os obstáculos são duros, mas desistir, nunca!”

    Além de eventual dor de barriga, o texto também incita os golpistas a manterem as mobilizações. Tudo com requintes "constitucionais" e "democráticos". As declarações ocorrem na medida em que o silêncio de Bolsonaro segue a pleno vapor, gerando desilusão em parte da base dura que achava que o mito salvaria a pátria após o 30 de outubro. Alguns culpam a erisipela, outros a covardia. Outros ainda culpam a falta de patriotismo do povo. Fato é que Mourão conclama a turba golpista a seguir seus atos não propriamente para desferirem um golpe neste momento, mas para manter o tensionamento na correlação de forças de modo a conservar a extrema-direita (e militares) como atores relevantes. Inclusive para negociar com Lula, Alckmin, Lira, Pacheco e cia.

    O caminho para derrotar essa turba não é o de se aliar aos seus aliados prévios, como Lula está fazendo ao governar com Lira, chamando privatistas e direitistas para os ministérios, compondo governo de transição com banqueiros e afins. O caminho para derrotar a extrama direitia golpista é o da mobilização independente do conjunto da classe trabalhadora, conectando cada reivindicação específica à luta contra o golpismo e esse regime político degradado.




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias