×

Edições Iskra | Mulheres, Revolução e Socialismo: textos de Marx, Luxemburgo, Kollontai, Lênin, Trótski e outros

Este é o mais novo lançamento das Edições Iskra, que reúne artigos de longa tradição na luta pela emancipação da mulher e apresenta debates centrais sobre gênero e classe para todes que queiram se aprofundar nos estudos e na luta contra esse sistema de opressão e exploração. É um lançamento conjunto da Argentina, Estado Espanhol, México, Chile, Bolívia, Uruguai e Brasil. Apoie este projeto!

domingo 5 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

As Edições Iskra acabam de lançar a pré-venda de Mulheres, revolução e socialismo, uma seleção de artigos que abrange uma longa tradição internacionalista e revolucionária pela emancipação da mulher. Os autores e autoras dos escritos compilados fizeram parte de grandes acontecimentos da luta de classes – desde a Primavera dos Povos e a Comuna de Paris até eventos que marcaram a história do século XX, como a Revolução Russa. Participaram ativamente da luta pela emancipação da mulher a partir de uma perspectiva socialista, deixando uma obra que continua com toda força sendo referência nos debates sobre classe e gênero.

Muitas leitoras e leitores ficarão surpresos, talvez, ao descobrir as ricas elaborações do marxismo sobre a libertação das mulheres em mais de um século de história. Os escritos aqui reunidos propõem caminhos para acabar com o capitalismo patriarcal, socializar o trabalho doméstico e acabar com a exploração e todas as opressões. Para revolucionar o mundo e transformar a vida, aflorar as capacidades criativas da educação e da cultura e construir novas relações entre as pessoas. Se o capitalismo só tem a oferecer miséria, precariedade, guerras, crise climática e violência contra as mulheres, este livro pode ser uma fonte de inspiração para quem busca uma alternativa. Esses textos abordam a necessidade de ligar as múltiplas batalhas cotidianas pelos direitos das mulheres e da classe trabalhadora, que inclui milhões de mulheres, com a luta contra o capitalismo e por uma nova sociedade. Eles fornecem reflexões e pistas para pensar os problemas atuais, como parte do desafio de recriar um feminismo socialista para o século XXI.

A compilação que apresentamos foi realizada por uma equipe de trabalho internacional, integrada pela Argentina, Estado Espanhol, México, Chile, Bolívia, Uruguai e Brasil. A seleção dos textos que o compõem, bem como o prefácio, ficaram a cargo de Josefina Martínez e Diana Assunção. As ilustrações e capas foram feitas por Letícia Parks.

Para esta compilação, fizemos um trabalho de recuperação de fontes. Muitos textos estavam dispersos em outras publicações, e todos foram cotejados e aprimorados com edições disponíveis em outros idiomas. A maioria desses textos não estava publicada há décadas; alguns foram traduzidos especialmente para esta compilação e, dessa forma, são novidade para os leitores.

Você pode saber mais sobre o livro acessando catarse.me/mulheresrevolucaoesocialismo, onde encontrará mais informações sobre o livro, ilustrações e a proposta editorial deste lançamento conjunto do grupo internacional de mulheres Pão e Rosas (Pan y Rosas).




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias