×

Terceirização | Na véspera do natal, empresa soluções com aval da reitoria da Unicamp demite massivamente lutadoras terceirizadas

Na vésperas do Natal e do Ano Novo, empresa Soluções com aval da reitoria de Tom Zé da Unicamp, demite trabalhadoras terceirizadas de Limeira que fizeram greve pelo pagamento de seus direitos e contra as condições precárias do trabalho nos restaurantes universitários da Unicamp, que culminou na morte de Cleide, terceirizada de Limeira, durante o expediente.

Faísca UnicampFaiscaUnicamp

quinta-feira 22 de dezembro de 2022 | Edição do dia

Em reunião com as trabalhadoras grevistas da Unicamp de Limeira, a Empresa Soluções demitiu massivamente as terceirizadas. Esse ataque profundo tem aval da reitoria, que não permite que as trabalhadoras, em sua maioria negras, mães, e chefes de família, façam greves por seus direitos e incentiva a precarização que matou Cleide alguns meses atrás. É um ataque brutal que acontece às vésperas do Natal e do Ano Novo, deixando todas essas famílias à mercê no fim do ano, são todos colocados nas ruas do dia pra noite, com suas famílias. A Soluções, que já tem denúncias em outros estados de comida estragada, veio perseguindo e promovendo assédio moral contra as grevistas, fazendo-as inclusive limpar o sangue de Cleide do chão, após perderem uma companheira que trabalhava há décadas na Unicamp, e agora inclusive demite algumas trabalhadores por telegrama.

Isso só escancara as contradições da reitoria de Tom Zé, que quer aparecer como a cara da democracia na Unicamp, mas permite e dá aval para que as trabalhadoras que mantêm a universidade em pé sejam colocadas na rua dessa forma. A reitoria e a Unicamp viram as costas a essas lutadoras que se levantaram no último período, batalhando por seus direitos. É mais um ataque que só mostra como a terceirização serve para dividir os trabalhadores, para fazer com que os mais pobres e os negros entrem pelas portas dos fundos da universidade. Depois da reitoria de Tom Zé negar decretar luto a Cleide, assegurar a perseguição e a precarização das terceirizadas grevistas, agora assegura a demissão de todas nas férias estudantis.

É urgente que todos os estudantes, as entidades estudantis, a começar pelo DCE da Unicamp, assim como sindicatos, parlamentares, intelectuais e toda a comunidade acadêmica se mobilizem em defesa dessas trabalhadoras terceirizadas, essas que são exemplos de luta e força das mulheres negras. Precisamos lutar para que não haja nenhuma demissão. Chamamos a uma ampla campanha por nenhuma família na rua.

Prestamos toda solidariedade às famílias e exigimos que nenhuma família seja colocada na rua! Pela reintegração de todas as terceirizadas de Limeira, a reitoria e a empresa Soluções são responsáveis! Nenhuma família na rua no Natal!

Veja a denúncia da Faísca Revolucionária:

Envie sua foto ou vídeo para o instagram da Faísca com a consigna de "NENHUMA FAMÍLIA NA RUA NO NATAL! A EMPRESA SOLUÇÕES E A REITORIA DA UNICAMP SÃO RESPONSÁVEIS! REINTEGRAÇÃO JÁ DAS TERCEIRIZADAS DA UNICAMP"




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias