×

FEMINISMO ANTIPUNITIVISTA | Nem o feminismo da "carcerário" nem os escrachos como estratégia: como combater a violência patriarcal

A denúncia de Thelma Fardín e do coletivo Actrices Argentinas provocou uma onda de depoimentos de mulheres nas redes sociais, muitas delas acompanhadas de escrachos aos agressores. Muitas vozes, de diferentes posições políticas, com diferentes fundamentos teóricos e pertencentes a diferentes feminismos, foram ouvidas contra o punitivismo e os escrachos como estratégias de combate ao machismo. As feministas socialistas, que lutamos contra toda a opressão e exploração, que nos opomos a considerar os homens como inimigos das mulheres. Por que nos opomos ao punitivismo e ao transformamos os escrachos em uma estratégia contra a violência sexista?

Andrea D’Atri@andreadatri

sábado 5 de janeiro de 2019 | Edição do dia

A vida judicializada: quando o Estado nos estigmatiza no lugar das vítimas

Já indicamos, em "O agressor, os homens e o patriarcado", que a estratégia punitiva se mostrou ineficaz na prevenção da ocorrência do que sanciona. "O Estado capitalista-patriarcal, apesar de reconhecer as mulheres como vítimas e aumentar regras punitivas -em um reconhecimento distorcido da existência de violência contra elas diferenciado, não apenas as revitimiza dentro das delegacias de polícia ou junto a promotores e juízes, mas também é incapaz de prevenir ou pelo menos diminuir a taxa de femicídios".

Enquanto nos EUA, o feminismo questionado por seu puritanismo propõe à mulheres de classe média - disse ironicamente- "dormir com um advogado debaixo do travesseiro" e esperar que seja o Poder Judiciário que vá resolver todas as contradições da vida mulheres em uma sociedade capitalista, competitiva, machista e racista, mulheres mais jovens, trabalhadores e pessoas pobres sabem, por experiência própria, que o Poder Judiciário e a Polícia não são instituições que atuarão em sua defesa e proteção às agressões machistas: sua função é defender a ordem social capitalista e patriarcal, onde a propriedade privada vale mais que nossas vidas.

Na Argentina, enquanto cinco femicídios por semana são cometidos, os jovens dos bairros populares são assassinados, quase na mesma proporção, pela violência da polícia; as mobilizações e as lutas dos trabalhadores são reprimidas.

O Estado capitalista, que oferece uma vasta nomenclatura das queixas a serem punidas com prisão, não cai "com toda a força da lei" sobre os cartéis de drogas e as redes de tráfico, que sempre atuam amparados ou com cooparticipação de funcionários políticos e forças policiais. Tampouco contra as vexações brutais perpetrados pela hierarquia da Igreja, cúmplice da ditadura genocida, que oculta o abuso sexual contra meninas, meninos e adolescentes.

As prisões estão cheias de pobres, que por força de confinamento e tortura múltipla, "aprendem" a desumanizar-se e acabam estigmatizados socialmente, enquanto com os poderosos é feito vista grossa, exceto quando as causas são arbitrariamente manipulados para prejudicar um ou outro setor político

E enquanto condenam alguns homens por sua responsabilidade em atos de violência contra as mulheres, o Estado se isenta da culpa e da responsabilidade sobre o assunto. Nós respeitamos e acompanhamos o direito das mulheres de reivindicar, em qualquer caso, que os tribunais façam justiça a cada queixa. Mas a hipocrisia desse sistema nos enoja.

Linchamentos virtuais sem direito à defesa: uma guerra sem fim onde ninguém vence

Mas é justamente nessa visão que não há Justiça, onde alguns feminismos encontram a justificativa para estabelecer a estratégia dos escrachos como forma de "justiça por conta própria" para os mais diversos casos. "Onde não há justiça, há escracho", dizem eles, o que causa uma guerra virtual ou simbólica, mas às vezes pode ter consequências muito reais, tais como o isolamento social e a estigmatização de um adolescente até o suicídio de um agressor que se sinta encurralado pelo escracho público.

Se pensarmos sobre isso apenas do ponto de vista da eficácia, os escrachos não são capazes de acabar com a violência patriarcal que queremos banir. Hoje nós denunciamos publicamente um abusador, amanhã um estuprador, o dia depois de amanhã um perseguidor aparecerá e na próxima semana alguém terá cometido um novo abuso. E isso é porque a violência contra as mulheres, inclusive a mais letal que termina em feminicídio ou abuso sexual e estupro que, muitas vezes, ocorrem na maior intimidade de um vínculo pessoal, são o último elo de uma longa cadeia de violência patriarcal contra as mulheres fundada, legitimada e reproduzida pelo Estado capitalista e pelas instituições do seu regime político.

Impedindo o direito da mulher de decidir sobre suas próprias vidas e seus corpos, relegando-as a serem "cidadãs de segunda classe", condenando-as a ser o setor mais explorado, precarizado e nas piores condições de trabalho com salários mais baixos do que os de seus companheiros, repetindo até a saciedade os estereótipos que a objetificam como objeto, através da indústria cultural e da mídia, etc.; se constitui a condição da possibilidade para que essa violência - que depois é apresentada como um evento singular entre dois indivíduos - seja exercida, desde suas manifestações mais sutis até as mais brutais e aberrantes.

A violência contra as mulheres, incluindo a violência sexual, revela-se não como uma alteração da ordem social, mas como um mecanismo que a constitui. E isso não é abstrato: a responsabilidade recai sobre instituições, leis e um regime social concreto.

Enquanto a Igreja mostrou seu poder político, impedindo que a legalização do aborto fosse aprovada – portanto, garantindo que as mulheres pobres sigam morrendo de abortos clandestinos e inseguros-, atravessa o maior escândalo de sua história com relatos de centenas de milhares de abusos de meninas, meninos e adolescentes que foram cobertos com o manto sagrado da impunidade mais sinistra.

Assim como as “Actrices Argentinas” denunciaram a situação de desigualdade laboral e a precarização como o pano de fundo para os abusos de poder, são milhões de trabalhadoras que não têm sequer a capacidade de comunicar publicamente os atentados que são vítimas de capatazes, chefes e gerentes.

Quantos são os abusos e humilhações a que estão submetidas as trabalhadoras domésticas, que vivem sozinhas no meio de outras famílias, cujos chefes são juízes, políticos, empresários, funcionários públicos?

Se essa opressão patriarcal das mulheres persiste, é porque o capitalismo precisa de sua subordinação para apropriar-se, gratuitamente, de seu trabalho de reproduzir a força de trabalho. E também porque, para as classes dominantes, incutindo, apoiando e legitimando o machismo que divide os homens explorados de mulheres exploradas que lhes permite manter a sua regra, como também são funcionais a xenofobia, racismo, heterossexismo e todas as formas de discriminação .

Para feministas socialistas, os homens não são nossos inimigos. Nosso inimigo é este, o capitalismo patriarcal e seus agentes: o estado da classe empresarial, o regime político e governos que garantem e perpetuam a exploração da grande maioria daqueles que extraem seus milhões em lucros.

É por isso que a violência patriarcal não tem uma solução individual, nem pelo modo punitivo, nem pelo dos escrachos de vingança pessoal. E nós precisamos forjar uma aliança com os nossos parceiros para enfrentar juntos o machismo e lutar, não só contra esse sistema que legitima e reproduz, mas também contra aqueles homens que cometem a violência mais hedionda contra as mulheres.

Uma poderosa aliança de mulheres e homens da classe trabalhadora com todos os setores oprimidos contra este infame regime social

Também não consideramos que é possível "reformar" este regime político e social através da educação "com uma perspectiva de gênero" para as Forças Armadas, a Polícia, o sistema judicial, o sistema prisional, etc. O que é necessário é enfrentar esse sistema capitalista-patriarcal, derrubá-lo e lançar as bases de uma sociedade verdadeiramente igualitária.

Mas isso requer uma força que reúna as vastas maiorias exploradas que têm o poder de explodir as fontes de sua operação, com todos os setores socialmente oprimidos. Como essa aliança é construída?

Em nossa luta contra a violência, precisamos diferenciar atitude repreensível e errada de um adolescente que diz uma obscenidade ou repetidamente assedia uma parceira de escola, da maquinaria institucional que a hierarquia eclesiástica põe em jogo para proteger padres abusadores ou a arrogância de poder de um superior hierárquico contra um operário que, se não calar a boca, é quem acaba colocando sua própria subsistência em risco.

Não é tudo igual. Mas, além disso, não podemos permitir que nossa luta contra a opressão e a violência seja usada para nos afastar dos direitos e liberdades que conquistamos para nossas próprias vidas, nossas sexualidades, desejos e prazeres.

É por isso que, na construção dessa força social e política para enfrentar o machismo, nossa luta feminista não pode se tornar a mesma coisa que questionamos e queremos erradicar das raízes.

Propomos a implementação de protocolos que permitam intervir em casos de violência em instituições de ensino, nas esferas trabalhista e sindical, levando em conta as diferenças existentes quando se trata de pares menores, pares de adultos ou de relações de poder. Esses protocolos, que permitem a resolução de conflitos com o consentimento da vítima, também estabelecem claramente o direito elementar e democrático à defesa do acusado. Mas também promovemos a organização de comissões de mulheres em todos os locais de trabalho, centros estudantis e sindicatos.

A fortaleza que se consegue na organização permite que as mulheres, juntamente com seus companheiros, lutem por todas as suas demandas, de frente para os empregadores, autoridades e até mesmo as burocracias sindicais, como mostrado por companheiras estatais que repudiaram aos dirigentes da CTA (Central de Trabajadores de la Argentina) por se juntar à Igreja enquanto lutavam pelo direito ao aborto; como vimos recentemente com os trabalhadores da SIAM (uma empresa argentina de eletrodomésticos) que buscaram ativamente a solidariedade das jornalistas do coletivo “Ni Una Menos” com sua luta porque elas sabem que o movimento das mulheres é um respaldo que as fortalece para enfrentar a patronal que retiras as máquinas e insumos da fábrica ou a repressão da governadora Vidal

A experiência de comitês de mulheres tem uma história exemplar quando, há alguns anos, uma trabalhadora da Kraft denunciou o assédio de um capataz e, frente a atitude da empresa que decidiu suspender a trabalhadora, seus companheiros e companheiras responderam com uma paralisação total de turno, resultando rapidamente em uma assembleia por iniciativa das delegadas da comissão interna anti-burocrática, que conseguiu separar o assediador e a trabalhadora não foi sancionada.

Como não vamos apostar na aliança com os nossos parceiros, se temos visto como na gráfica multinacional Donnelley, onde trabalhavam apenas homens, foram os delegados combativos e anti-burocráticos aqueles que confrontaram o empregador para permitir que uma mulher transexual a trabalhar na fábrica vestida como ela quisesse e exigiram a construção de um banheiro e um vestiário exclusivamente para ela?

A política e métodos que escolhemos para combater a violência patriarcal, a forma como pretendemos castigar, controlar, punir ou resolver os acontecimentos de que as mulheres são vítimas desta sociedade capitalista-patriarcal, não pode estar em oposição à sociedade futura que ansiamos e pela qual estamos lutando.

O feminismo que se coloque a tarefa derrubar a ordem capitalista-patriarcal e aspira a libertar de todas as formas de opressão e exploração que hoje pervertem as relações humanas não pode ser proposto usando os métodos dos opressores para resolver as consequências deletérias desta sociedade opressão.

A ação coletiva e a construção de uma forte parceria entre as exploradas e os explorados que constituem a classe majoritária socialmente, com as pessoas pobres e todos os oprimidos e lesados por este sistema, é o germe de uma futura sociedade onde os humanos deixam de ser inimigos de outros seres humanos.

Uma sociedade onde o gênero, o sexo, a idade, a cor da pele ou qualquer outro motivo que hoje é usado como base para a discriminação, acabam sendo fatores tão irrelevantes para as relações entre pessoas, que até mesmo as palavras que hoje nomeiam essas diferenças sejam ensinadas às futuras gerações como arcaísmos da linguagem ancestral da pré-história humana.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias