No mês de setembro, em meio a paralisações dos estudantes,greves na Unesp, Unicamp, ataques de Tarcísio na Sabesp, Metrô e CPTM e educação se iniciam as negociações sobre o Acordo Coletivo de Trabalho da USP.
No dia 03 de maio cerca de 35 trabalhadores aquaviários do Instituto Oceanográfico (IO) em Santos receberam uma carta-mandado de intimação e cientificação do início do processo de invalidação (declaração de nulidade) do seu contrato de trabalho, estabelecendo o prazo de 15 dias para que os trabalhadores (...)
Os trabalhadores, professores e estudantes da USP, Unesp e Unicamp estão em um momento de preparação das suas lutas nas universidades estaduais paulistas em defesa de melhores condições de estudo e trabalho. Fazem isso em uma situação política nacional marcada pelos primeiros cinco meses do governo (...)
No dia 26 de junho em todas as unidades da USP, inclusive nos hospitais, e dia 27 somente nos hospitais, vão acontecer as eleições do Conselho Diretor de Base do SINTUSP. O CDB é uma instância do sindicato que reúne mensalmente a diretoria e os representantes eleitos em cada unidade da USP para (...)
Trabalhadoras da empresa Sector, que entrou na USP através de um processo licitatório, estavam sofrendo por quase um ano com atrasos de pagamento de salários, benefícios e até mesmo do décimo-terceiro salário. Além disso, faltava EPIs, material de limpeza para trabalhar, uniformes. Relatos contam que (...)
11:35 | Hoje (17) as trabalhadoras terceirizadas da Faculdade de Medicina da USP (FM) decidiram paralisar após mais de uma semana sem receber seu salário pela empresa Sector que recorrentemente vem atrasando os pagamentos de direitos e (...)
Desde dezembro do ano passado, as trabalhadoras terceirizadas de higiene e limpeza da empresa Sector, que trabalham na Faculdade de Medicina da USP, têm se mobilizado para receberem seus salários e benefícios, constantemente atrasados. No final do ano passado, o pagamento do 13º salário, cujas (...)
Com expressiva participação dos trabalhadores associados do Sintusp, nova Diretoria é eleita para gestão 2023-2025.
21:18 | Nos dias 29 e 30 de novembro ocorrerá a eleição para a nova diretoria colegiada do Sintusp, o Sindicato dos Trabalhadores da USP (gestão 2023-2025). Essa nova gestão será marcada pelo enfrentamento ao bolsonarismo que se mantém como uma força social institucionalizada com a eleição de senadores, (...)
Segue firme a política da reitoria de desmonte dos Hospitais Universitários e Centros de Saúde Escola e do atendimento à saúde da comunidade USP que leva à privatização do SUS e, portanto, ao desmonte do atendimento da população. Com esse texto, buscamos apontar que esta política tem como pano de fundo o (...)
Reproduzimos a Carta aberta do Sintusp denunciando a política da reitoria da USP de entregar o HRAC para Fundações Privadas de professores gestores da USP, num escandaloso uso dos recursos públicos para enriquecimento da burocracia acadêmica. Todo apoio à paralisação dos trabalhadores do Centrinho que (...)
Trabalhadores do HRAC votam paralisação contra a falta de transparência da reitoria no processo de entrega do hospital à Faepa.
Depois de mais um mês de enrolação, finalmente a Reitoria e a Comissão Permanente de Relações de Trabalho (Copert) agendaram reunião para discutir a pauta específica dos trabalhadores da USP. A reunião ocorrerá no dia 04/08, quinta-feira.
Publicamos a carta escrita pelo Movimento Nossa Classe da USP direcionada aos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da USP, o Sintusp, com um chamado a conformar uma chapa unificada para as eleições sindicais no final do ano.
Nos dias 29 e 30 de junho, acontecerá o Seminario de Saúde organizado pelo Sintusp. Nós, trabalhadores da USP que construimos o Movimento Nossa Classe, escrevemos uma contribuição ao debate abordando o contexto em que ocorrem os ataques ao SUS, aos Hospitais Universitários e Centros de Saúde Escola e (...)
19:05 | Dia 09/06/22 vai ocorrer a eleição dos três representantes dos trabalhadores da USP para o Conselho Universitário. O Conselho Universitário é um dos espaços mais antidemocráticos da universidade e onde são tomadas decisões importantes que têm impacto na vida de estudantes, trabalhadores e professores da (...)
Essa semana a educação e as universidades públicas foram surpreendidas por mais uma ameaça à sua gratuidade. A PEC 206, de autoria de um militar - General Peternelli - volta ao tema do pagamento de mensalidade para estudantes das universidades públicas. Mas esse ataque não é o único. Desde pelo menos (...)
Nesta terça-feira, dia 24/05, vai acontecer a assembleia do SINTUSP para pautar a campanha salarial e discutir e votar os três (03) nomes que serão indicados pelos trabalhadores com o compromisso de defender as demandas da nossa categoria de maneira independente da Reitoria. Chamamos a Diretoria e (...)
O Sindicato de Trabalhadores da Universidade de São Paulo está realizando uma importante campanha de filiação. Nesse artigo veja 5 motivos para fazer sua filiação em um dos principais sindicatos combativos do país.
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, é um hospital que se tornou reconhecido internacionalmente pela reabilitação de milhares de pacientes com síndromes, anomalias craniofaciais e/ou deficiência auditiva. Esse hospital foi fundado em 1967 no contexto (...)
Claudemir Kauã dos Santos Queiroz tinha apenas 17 anos, trabalhava como entregador de aplicativo, era recém casado e havia acabado de tornar pai de um menino há 20 dias atrás. No dia 10 de fevereiro, enquanto realizava uma entrega de bicicleta, morreu atropelado na Av. Corifeu de Azevedo Marques (...)
A eleição para reitor da USP ocorreu ontem, dia 25 de novembro. A Chapa formada por Carlos Gilberto Carlotti Junior e Maria Arminda do Nascimento Arruda foi vencedora com 1156 votos.
Na manhã desta quarta-feira, André Luis Orlandin, conhecido entre os companheiros de luta como Raposão, faleceu depois de uma parada cardiorrespiratória. Raposão estava internado há um mês com covid-19. Chegou a ser intubado e apresentava melhora. No entanto, ainda internado no hospital, não resistiu (...)
Hoje, em reunião de negociação entre o Fórum das Seis, mais uma vez ficou remarcado o desrespeito dos Reitores com os trabalhadores, professores e estudantes das Universidades.