O trabalho informal bateu recorde no Brasil no 3º trimestre, com mais de 39 milhões de trabalhadores sem nenhum direito e sem garantia do salário do mês que vem ou até do dia seguinte, junto com 4,3 milhões de empregadas domésticas que vivem sob as mesmas condições mas são contadas nas estatísticas separadamente. O dado foi apresentado pelo IBGE junto a divulgação dos dados sobre Trabalho da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, a PNAD Contínua, e é referente aos meses de julho até (...)
Caio Silva Melo
Neste artigo, Tatiana Cozzarelli do Left Voice analisa o movimento de solidariedade ao povo palestino nos Estados Unidos, em particular, os elementos de solidariedade que vem se desenvolvendo em setores do movimento operário. Introduz também uma série de debates sobre as perspectivas do movimento. Este artigo foi originalmente publicado em inglês no Left Voice no dia 27 de novembro. Após sua publicação, o sindicato automotriz UAW (United Auto Workers), com mais de 400 mil filiados, manifestou-se a (...)
Tatiana Cozzarelli
Nossa Classe Metroviários
Na altura do km 12,5 a pista ficou fechada cerca de 10 minutos pela manifestação dos trabalhadores
Redação
6 de dezembro | Amanhã, 7/12, às 9 horas, será votado em primeiro turno na ALMG o Regime de Recuperação Fiscal de Zema.
Redação MG
Hoje, dia 5 de dezembro, às 14 horas, ocorrerá um ato na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) contra a privatização da Sabesp
Zema fez um concurso “para inglês ver”, de forma que tivesse mais margem para tentar tramitar seu Regime de Recuperação Fiscal e congelar concursos por 9 anos.
Maré
Ontem, 1 de dezembro, completou-se 04 anos do massacre de Paraisópolis, quando nove jovens morreram asfixiados fruto de uma ação policial criminosa durante uma festa tradicional, o baile da DZ7.
Patricia Galvão
As primeiras notícias falavam em pisoteamento, resistência à prisão, confronto policial com bandidos. Há sempre que se duvidar da forma como noticiam a morte de um trabalhador. Aos olhos da polícia, da grande imprensa, da burguesia, a mera existência de um jovem negro já é uma audácia extrema.
Recentemente a Petrobras anunciou o cancelamento da criminosa privatização da refinaria Lubnor no Ceará. Trata-se de privatização criminosa tocada pelo governo Bolsonaro e que seguia em andamento no governo Lula. Esse cancelamento comemorado pela categoria não esconde como diversas privatizações que seguem em andamento, entenda quais são e como os petroleiros poderiam lutar contra (...)
Leandro Lanfredi
Em uma enquete realizada no UOL, maioria vota a favor da greve unificada do metrô, da Sabesp e da CPTM. Os únicos interessados na privatização dos setores públicos são os bilionários.
O Esquerda Diário conversou com Maíra Machado, Marília Rocha, Marcello Pablito e Camila Begiato, trabalhadores e estudantes que estão participando ativamente da greve unificada em São Paulo neste dia 28 de novembro.
Segundo dados de matéria do UOL, a ViaMobilidade não só detém o controle de 30 trens que foram emprestados pela CPTM e deveriam ter sido devolvidos há meses, como também usa serviços de forma irregular de ferroviários da CPTM.
Mateus Castor
Segundo dados de matéria do UOL, a ViaMobilidade detém o controle de 30 trens que foram emprestados pela CPTM. Favorecendo como sempre os empresários, essa posse ilegal do patrimônio publico é tratada simplesmente como um adiamento contratual pelo governo Tarcísio.
Tarcísio alega que a greve é abusiva e ilegal por ser política, mas especialistas do direito do trabalho demonstram como é uma mentira
Trabalhadores do Metrô, CPTM, Sabesp e professores estão mostrando novamente sua disposição de luta contra as privatizações de Tarcísio e se enfrentando com a intransigência e repressão do governador de São Paulo que quer privatizar e precarizar os serviços para toda a população em nome de garantir os lucros milionários de um punhado de empresários. Chamamos todos a fortalecer esta luta somando-se ao ato unificado às 15h em frente a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), abaixo as privatizações de (...)
As mídias dos patrões faz campanha e defesa das privatizações nefastas de Tarcísio, dizendo que são legítimas, em importante dia de forte greve
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, declarou que Lula está em sintonia administrativa com o governador de extrema direita Tarcísio de Freitas. Essa declaração expressa que mesmo buscando se diferenciar Lula tem cooperado com o reacionário governador de SP.
Para tentar levar a frente seu projeto de privatizações, o governador de São Paulo está declarando uma verdadeira guerra contra o direito de greve da classe trabalhadora.
Frente à greve unificada desta terça-feira (28) contra as privatizações, o governador de SP e a grande imprensa tentam jogar população contra os grevistas e criminalizar a paralisação.
Pedro Costa