Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

"O lulismo operou sem alterar os pilares da formação brasileira e enfrentar a transição inacabada", diz Claudia Gomes

Diana Assunção

"O lulismo operou sem alterar os pilares da formação brasileira e enfrentar a transição inacabada", diz Claudia Gomes

Diana Assunção

Neste último sábado, o entrevistado pelo programa Esquerda em Debate foi Claudia Gomes, professora de Serviço Social da UFPB. O programa, impulsionado pelo Esquerda Diário e pelo suplemento Ideias de Esquerda, com Diana Assunção, promove debates entre intelectuais e militantes de esquerda acerca dos principais temas da atualidade, visando também contribuir na discussão sobre como combater Bolsonaro, o regime político e o bolsonarismo, superando a conciliação de classes petista.

O debate começou com a exposição da entrevistada de conceitos centrais da sua análise, como a definição de “lulo-petismo”, ou “era Lula”, e a sua leitura de “lulismo", na qual destaca a incorporação de frações de classe burguesas à hegemonia lulo-petista, em diálogo com elaborações de Florestan Fernandes e Francisco de Oliveira. Cláudia Gomes e Diana Assunção também conversaram sobre o papel dos sindicatos no enfrentamento a Bolsonaro, o significado do golpe de 2016 e do governo Temer, o papel do programa e da defesa das demandas democrático-radicais, como a Assembleia Constituinte Livre e Soberana e também a crise de "direção revolucionária", vinculada à subjetividade da classe trabalhadora nacional e internacional hoje, diante da crise capitalista mundial.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Regime do golpe]   /   [Bolsonaro]   /   [Revolução Permanente]   /   [Lulismo ]   /   [Revolução]   /   [Revolução Russa]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários