×

Aumento dos preços | Petrobrás anuncia aumento de 7% no preço da gasolina para atender lucro de acionistas

A Petrobrás anunciou um novo aumento no preço da gasolina, valido a partir de hoje (25). O aumento será de 7,47%. A medida é tomada de acordo com a variação do petróleo internacionalmente, além da variação do dólar, continuidade da política implementada por Bolsonaro na estatal.

quarta-feira 25 de janeiro de 2023 | Edição do dia

O novo aumento no preço da gasolina elevara o curso de venda da gasolina para as distribuidoras de R$ 3,08 para R$ 3,31 por litro. Como o governo Bolsonaro adotou a política de fixar o preço dos combustíveis à variação do preço internacional do petróleo e do dólar, dentre outros fatores, temos esse novo aumento determinado pela direção da empresa. Na verdade, o objetivo dessa política é atender à sede de lucro dos acionistas privados da Petrobrás. A maior parte desses empresários parasitas são estrangeiros. Ou seja, em última instância a maior parte do valor arrecadado com esse aumento será enviado para o estrangeiro.

Veja também: Dezenas de privatizações de Bolsonaro na Petrobras seguem acontecendo no governo Lula

Além do impacto imediato na gasolina, também poderá levar a um aumento do preço dos alimentos e demais produtos que dependem desse combustível. Somado a isso, podemos ver novamente a inflação aumentando no país. É um efeito cascata fruto de uma política neoliberal que arranca o dinheiro do bolso das maiorias trabalhadoras para despejar nos cofres privados do exterior.

Lula se elegeu criticando a política de Bolsonaro na Petrobrás, porém, até o momento, mantém a mesma lógica operando na estatal. Ou seja, também tem responsabilidade sobre esse aumento.

Foto: Agência Brasil




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias