×

DEMISSÃO EM MASSA | Phillips anuncia demissão em massa, jogando, ao todo, mais de 10 mil trabalhadores na rua

Após anúncio de demissão de 4000 funcionários em outubro, a empresa holandesa Phillips declarou que iria demitir mais 6000 trabalhadores, metade agora e os outros 3000 até 2025. A justificativa para as demissões é que o valor da empresa no mercado sofreu uma baixa no último período. A classe trabalhadora deve se organizar para impor que os capitalistas paguem pela crise!

sexta-feira 3 de fevereiro de 2023 | Edição do dia

1 / 1

A empresa holandesa Phillips, do ramo de tecnologia, anunciou no último dia 30 a demissão em massa de mais de 6000 trabalhadores. A notícia veio após uma redução no valor de mercado da empresa por conta de problemas com o segmento de aparelhos respiratórios. O anúncio de demissão detalha que 3000 funcionários serão demitidos agora e os 3000 restantes irão para a rua em algum momento entre agora e 2025. Essas demissões acontecem em um cenário de demissões em várias empresas de Big Tech, como a Microsoft e da Meta, empresa de Zuckerberg.

No anúncio a empresa justifica as demissões enquanto algo que irá “simplificar o modelo de operações da empresa” e “aumentar sua competitividade”. Os capitalistas não assumem de forma alguma sua responsabilidade com os trabalhadores que criam valor para eles, e descartam trabalhadores como se fossem um recurso qualquer. Agora, somando-se ao anúncio de outubro, onde a empresa já havia dito que iria demitir 4000 trabalhadores, o total de funcionários que serão colocados na rua será de 10000.

A queda no valor da empresa, que segundo o comitê executivo justifica a demissão em massa, ocorreu devido à devolução de um grande lote de respiradores, já que a espuma encontrada no produto tinha chance de ser tóxica e causar agravamentos na saúde dos pacientes. Agora querem colocar a responsabilidade desse erro nas costas de milhares de trabalhadores. Apenas a organização dos trabalhadores pode impedir esse ataque brutal aos funcionários da Phillips ao redor do mundo. É necessário que haja unidade entre os que estão ameaçados de demissão e aqueles que irão seguir trabalhando para barrar esse ataque, além de apoio dos sindicatos e todos aqueles que se solidarizam com essa situação miserável que é uma demissão em massa, com o objetivo de fazer com os capitalistas paguem por sua crise!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias