"Na história moderna, apenas as cenas de transporte e derramamento de sangue durante a revolta negra na Jamaica podem ser comparadas com estas atrocidades. Aqui, como na Jamaica, os capitalistas celebraram orgias sangrentas. Aqui, como na Jamaica, esperavam quebrar o que restava do espírito de (...)
Iuri Tonelo
Nos últimos três dias, o Rio Grande do Norte vem passando por um escancaramento mais agudo do que o capitalismo reserva para os trabalhadores, a juventude, a população negra e indígena e o povo pobre no Brasil
Bruna Rosa
O escândalo das vinícolas no sul trouxe à tona novamente o problema do trabalho escravo no Brasil. Além da profunda herança escravista na formação nacional e do racismo generalizado em nossa sociedade, o trabalho escravo contemporâneo conta com outro importante aliado: a Justiça (...)
Júlio Dandão
Mais uma denúncia de trabalho análogo à escravidão, dessa vez na cidade de Joinville, em Santa Catarina, envolvendo serviços terceirizados prestados à prefeitura gerida pelo NOVO. Os trabalhadores comiam em Canil e são transportados dentro de um baú fechado. Jornalista que denunciou foi demitido 5 (...)
É necessário uma grande luta pela expropriação dessas empresas e colocá-las sob controle dos trabalhadores.
Samuel Rosa
14:18 |
Cristina Santos
Redação
Antes do clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid, marcado para essa quinta-feira na capital espanhola, torcedores do Atlético penduraram uma faixa atacando o rival e um boneco enforcado utilizando a camiseta com o número do jogador brasileiro. Há tempos Vini Jr. sofre inúmeros ataques (...)
No dia 24/01/2022, após dois dias sem receber o seu pagamento em um quiosque, Moïse Kabagambe,um jovem trabalhador, imigrante congolês de 25 anos, foi cobrar seu pagamento, e acabou sendo espancado até a morte com tacos de basebol e pedaços de madeira por 5 homens. Seu corpo foi encontrado um tempo (...)
Há alguns dias um rapaz de 25 anos morreu por negligência, às portas de um hospital. Vitor Augusto percorreu seis hospitais por 32 horas sem que fosse aceita sua internação. Sua mãe, Andreia, desesperada, gravou vídeos com pedido de socorro denunciando a situação. Não havia macas para gordos, não (...)
Patricia Galvão
A posse de governadores bolsonaristas e reacionários, como Claudio Castro, comprova a força institucional que segue tendo a extrema direita e como o único caminho para se livrar dessa corja é o da luta e organização dos trabalhadores, o que exige independência em relação ao governo Lula-Alckmin, além (...)
Abaixo a repressão no CRUSP! Fora PM da USP! Exigimos moradia digna para toda a demanda!
No mesmo estado onde foi assassinado João Alberto no Carrefour, vemos mais um caso de tortura dentro de um supermercado. No país da fome, a acusação de furto de alimentos é punida com 45 minutos de espancamento e ofensas racistas. O Estado e o UniSuper são responsáveis! Justiça contra essa violência (...)
Uma escola municipal em Contagem amanheceu com símbolos nazistas que faziam referência ao game Bully
Diego Nunes
O semanário teórico-político Ideias de Esquerda entrevistou Wagner Miquéias Damasceno, que lançou recentemente o livro: Racismo, escravidão e capitalismo: uma abordagem marxista, pela editora Mireveja. O autor é militante do movimento negro e socialista. É professor no Departamento de Ciências Sociais (...)
O MP de São Paulo enviou pedido à justiça para que Paulo Galo seja condenado a pena de mais de 3 anos de reclusão por ação que incendiou, em São Paulo, a estátua do racista e escravocrata bandeirante Borba Gato. Outras duas pessoas também estão ainda sofrendo processo do judiciário: Biu, motorista de (...)
Cinema negro de terror ou cinema de terror com negros? Eis a questão que o movimento Blaxpoitation buscou responder. Mais de 50 anos depois, fortemente influenciados pela maré negra do Black Lives Matter, a representação do negro em cena nos filmes de terror/horror ganha novos contornos com uma (...)
Luno P.
Letícia ParksOdete Assis
23:21 |
Uma jovem negra foi falsamente acusada de roubo e sofreu abordagem agressiva de funcionária dentro de uma loja da Renner localizada no Shopping Madureira, no Rio de Janeiro. Após indignação de várias pessoas aos gritos de "Renner racista", polícia disse não querer "armar (...)
Um estudante negro da unidade de Valinhos (SP) do Colégio Visconde de Porto Seguro sofreu ataques racistas e nazistas após as eleições. Estudantes protestaram com carta e declarações contra esse reacionarismo inaceitável